OPRESSÃO , maus tratos , falta de respeito
Atualidade
A violência contra a mulher começa nas pequenas coisas
DEDICADO a mulher , 0 mês de março é recheado de promoções , campanhas publicitários ecomemorações . Porém, nem tudo são flores é poucas têm a graça de viver e celebrar o Dia Internacional da Mulher de maneira integral.
Segundo análises do período entre 2003 e 2013 , apresentadas no Mapa de Violência 2015 o número de vítimas do sexo feminino cresceu 21% , passou de 3.937 para 4762 casos . Isso representa 13 mulheres assassinadas por dia . Ou seja , 4.8 homicídios a cada 100 mil brasileiras e o país em 5°lugar no ranking global de assassinatos de mulheres .
Apesar dos números altos o tema parece ser aquele tipo de coisa que nunca vai acontecer com alguém próximo . Mas , a violência doméstica está mais perto do que se imagina . De acordo com a Organização Mundial de Saúde ,uma em cada três mulheres do mundo será vítima de algum tipo de violência . No Brasil , 27% dos casos de feminicídio ocorre dentro de casa e mais da metade dos crimes é cometido por alguém muito próximo à vítima,como o namorado ,esposo ou ex-companheiro.O motivo ? Ciúmes ou, simplesmente, raiva .A maioria das mulheres é vítima de facas , objetos cortantes ou estrangulamento,isso quer dizer que não são ações premeditadas , mas sim crimes de ódio ou passionais .
A violência contra a mulher também é de ordem moral e psicológica :como humilhar , xingar , tirar a liberdade de crença , insinuar que ela está louca , controlar e oprimir , expor a vida íntima,controlar o dinheiro , reter documentos , impedir a prevenção da gravidez ou obrigá-la a abortar.
São muitos os casos de violência , obstétrica por meio de abuso físico ou sexual , preconceito e discriminação, não cumprimento dos padrões profissionais de cuidado
e mau relacionamento entre as mulheres e os prestadores de serviços de saúde .
Fonte – Revista O MÍLITE - pág 31
FRANCIELLY MELO -Jornalista do RIC 1490 AM - São Bernardo do Campo - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.