Instituto Nacional do Câncer prevê 49 mil novos casos só neste ano
A ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde estima que , por ano , ocorram mais de 1 milhão de novos casos de câncer de mama em todo o mundo , o que o torna o tipo mais comum entre as mulheres No Brasil , não tem sido diferente , eu Inca ( Instituto Nacional do Câncer ) prevê que , em 2009 , cerca de 49 mil casos serão detectados . E países desenvolvidos , têm se observado um aumento da incidência da doença , acom-panhado de uma redução da mortalidade , o que está diretamente associado à detecção precoce do cân-cer.
Vsiando ao diagnóstico antecipado , uma parceria entre duas instituições ligadas à Secretaria do Estado de Saúde , Hospital das Clínicas e Instituto do Câncer acompanha mulheres com a maior probabilidade de desenvolver a doença . São consideradas de alto risco mulheres com dois ou mais parentes jovens de pri- meiro grau com a doença : histórico de câncer de ovário ; histórico de câncer de mesmos em homens na família : e pacientes com biópsia de mama que apresente alterações atípicas nas células obtidas .
De acordo com José Roberto Filassi , chefe do setor de Mastologia do Hospital das Clínicas e do Instituto do Câncer , a parceria assegura um atendimento diferenciado a essas mulheres. “ A triagem é feita no HC , em que o especialista avalia o risco de acordo com as informações fornecidas pelas próprias pacientes .Quan- do detectado o alto risco , elas são encaminhadas ao Instituto do Câncer , no qual passam pelo Ambulatório de Condutas Especiais para Alto Risco em Câncer de Mama “ , explica .
Segundo Filassi , as mulheres que possuem uma das características de alto risco vem buscar encaminha- mento médico do SUS no Instituto do Hospital Clínicas .
Como examinar os seios
Fique em pé em frente a um espelho e procure qualquer mudança nos seios
1. Eles têm o formato de sempre ? A pele tem a cor de sempre ? A pele parece macia ?
2. Levante os braços . Observe se os mamilos levantam também . Procure por mudanças nos mamilos e nas axilas .
3. Ponha sua mão direita atrás de sua cabeça . Com mão esquerda , examine seio direito e a axila com os dedos esticados e aplicando uma leve pressão . Procure por mudanças na espessura ou protuberâncias . De- pois examine o seio esquerdo da mesma maneira .
4. Procure novamente por protuberâncias , desta vez com pequenos movimentos circulares . Exa- mine toda a área do seio - até a axila , passando pelo colo e em volta do seu peito . Faça o mesmo no outro lado .
Identificação cedo
Para a detecção precoce do câncer de mama recomenda-se :
. Rastreamento por meio do exame clínico da mama para as todas as mulheres a partir de 40 anos de idade , realizado anualmente . Este procedimento é ainda compreendido como parte do atendimento integral à saúde da mulher , devendo ser realizado em todas as consultas clinicas independente da faixa etária .
. Rastreamento por mamografia , para as mulheres com idade entre 50 a 69 anos , com o máximo de dois anos entre os exames .
. Exame clínico da mama e mamografia anual , a partir dos 35 anos , para as mulheres perten-centes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama .
.Garantia de acesso ao diagnóstico , tratamento e seguimento para as todas mulheres com alterações nos exames realizados .
Fonte - Jornal METRO Sexta-feira , 16 de outubro de 2009
Atenção à todas mulheres - Preserve sua saúde fazendo exame anual da mama .
NOVEMBRO AZUL
Para que o tabu dê lugar ao cuidado na prevenção ao câncer de próstata
Por ano , 16 mil pessoas no Brasil morrem em decorrência do câncer da próstata , um óbito a cada 33 minutos . Em 2022 , a projeção é de 66 mil novos casos . En-tretanto , se for descoberto precocemente , em 90 % dos casos há cura para este que é o tumor maligno mais comum entre os brasileiros , ultrapas-sando a somatória dos casos de câncer de pulmão , colorretal e de estômago em homens .Os dados são do Instituto Nacional de Câncer .
Instituída no Brasil em 2011 , a campanha “ Novembro Azul “ tem o objetivo de conscientizar a socie-dade , especialmente os homens , sobre os cuidados com a saúde em geral e , sobretudo , a respeito dos riscos e formas de prevenção ao câncer de próstata .
Exame de sangue ( PSA) , toque real e biópsia possibilitam descobrir a doença em fase inicial , aumen-tando as chances de eficácia no tratamento e na cura , mas a pouca de atenção da maioria dos homens com a própria saúde ajuda a explicar a alta in- cidência do câncer de próstata no Brasil .
DOENÇA SILENCIOSA
Segundo um levantamento da plataforma Global Cancer Statistics ( Glocan ) , o cân-cer de próstata resulta em 1,4 milhão de novos casos anuais e 375 mil novos mortes por ano no planeta . A doença levando em conta conta variáveis como o tipo de cân-cer , seu estágio , o estado clínico e emocional do paciente e ,tam-bém , os possíveis efeitos colaterais associados ao tratamento . " A abordagem é personalizada , baseada em evidências científicas , buscando o tratamento asertivo ao paciente . Após o diagnóstico , o tratamento pode englobar intervenção cirúrgica , com destaque à robótica , ultrassom , radioterapia , quimioterapia , entre outros " pontuou .
DIAGNÓSTICO A TEMPO
Falar sobre câncer de próstata , exames e tratamento acaba sendo um tema difícil entre os homens , que ainda têm muitas dúvidas e , na maioria das vezes , dificuldade de expor a falta de conhecimento sobre a doença e como agir para , se for o caso , diagnosticá-la precocemente .
Armindo Frank , 64 , descobiu o câncer da próstata em fase inicial , em 20121 , em um exame de próstata , mas vi a campanha Novembro Azul e decidi fazê-lo . A surpresa do diagnóstico me assustou no início . Pre-cisei retirar a próstata e , anualmente , volto para fazer os exames necessários " , afirmou .
Frank salientou que divulga a campanha e incentiva seus amigos a deixarem o medo e o preconceito de lado para cuidar da saúde . " Nós homens , temos vergonha de falar sobre o assunto e deixamos de cuidar do bem mais precioso que Deus nos deu , a saúde " , concluiu .
EM AÇÃO
O Instituto Lado a Lado existe desde 2008 com intuito de contribuir para a conscientização sobre o câncer de próstata , assim como evidenciar a importância da prevenção e cuidado com a saúde integral do homem em suas várias etapas da vida .
Denise Blaques , diretora de projetos e desenvolvimento do Instituto Lado a Lado , enfatizou que o tema do Novembro Azul deste ano é " Azultitude " , com o intuito de conscientizar os homens de todas as idades a terem atitude e serem protagonistas no cuidado com a própria saúde .
" Nossa missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde , contribuindo para ampliar o cenário da saúde no Brasil . Trabalhamos pra que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saùde digna e de qualidade , em todas fases da vida " , afirmou . Blaques lembrou que por meio da campanha Novembro Azul foram impactadas mais de 85 milhões de pessoas desde 2011 . " esses e outros dados expressam o enorme impacto e alcance de nossa atuação .Contudo , temos a consciência de que há muito por fazer para transformar o atual cenário da saúde no Brasil " , disse .
Conheça as ações realizadas , no site https // ladoaladopelavida.org.br
UNIDOS PELA CAUSA
O Movimento Latino - Americano Contra o Câncer de Próstata ( Molocap ) foi fun-dado em 2013 , com o câncer de próstata seja prioridade na agenda pública e para que os homens tenham acesso à educação , apoio , diagnósticos e tratamento adequado para a doença em seus vários estágios . O Instituto Oncoguia é um membro apoiador do projeto . O Molocap atua em seis países da América Latina .
Fonte - Jornal O SÃO PAULO - pág 18 - Reportagem 17 a 2 de novembro de 2022 - ROSEANE WELTER ESPECIAL PARA O SÃO PAULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.