A paz essencial não é a paz merament e privativa ou negativa : a mera ausência de lutas , perturbações , conflitos .Não é a comodidade do auto asseguramento humano nem se reduz à mera segurança legal ( como a paz romana ) . Não é ainda o frágil acordo de interesses particulares , nem o mero equilíbrio de forças hostis . Se a con-convivência humana não fundar seus acordos e tratados de paz na ordem da justiça , estes oferecerão apenas uma paz aparente . “ Justiça é o coração da paz , sua gua-rdiã e sua nutriz “ , dizia , no século XV , o teólogo João Gerson .
A paz é essencialmente a tranquilidade da ordem . A ordem é uma unidade relacional, em que a disposição das coisas segundo suas diferenças e segundo suas igual-dades é constituída . A ordem universalíssima e pri- meira é a do ser . A paz essencial , ontológica ,se dá na vida do homem quando ele está em harmonia com o todo , quando ele segue o curso da terra e do céu ,das coisas humanas e das coisas divinas , segundo suas dinâmicas próprias , segundo suas identidades , diferenças e igualdades. A paz se dá com e como a plenitude de sentido do viver , quando o ser humano satisfeito com a gratuidade da vida , numa atitude de finitude agraciada , flui na liberdade do ser . Há paz , ali onde há liberdade do ser . Há paz , ali onde há liberdade . Há paz , ali onde vige a quietude , a tranquilidade , a calma , em que o ser , a vida , é abrigada , em sua es- sência , isto é , em seu pleno vigor , em sua saúde . Por isso , este voto de paz é uma saudação : algo que comunica saúde . Paz há ali onde há unidade . A paz é o estar recolhido num abrigo essencial , em que o ser , a vida ,em seu pleno vigor , e a unidade são resguardados . Paz e salvação andam juntas . Fran- cisco perpassado pelo espírito dos profetas , anunciava a paz , pregava a salvação . Salvação não quer di- zer apenas escapar do perigo . Salvação quer dizer libertação para a liberdade . Quer dizer ser abrigado , protegido , no vigor pleno essencial , da vida .
Onde cresce a paz , cresce , floresce e frutifica o bem . O bem é o que é íntegro , isto é , o que é segundo o todo . O bem aparece na consumação de uma obra que avança , que se potencializa e se torna bem - aven-turada . Paz e bem acontecem numa unidade, quando a obra da vida do homem deslancha na libertação para a liberdade da ver -dade , quando ela se torna uma uma boa ventura , e , assim , se faz feliz .
Essa mensagem de Paz e bem , porém , não é apenas individual . Ela é também comunitária e social . Assim como os indivíduos ,também as comunidades e os povos carecem de trilhar um caminho que seja a realização de um projeto de paz de bem . Ali onde a convivência humana é continuamente fraturada e ex- posta a ameaças de destruição , de aniquilação e de devastação , ali se faz necessário ouvir sempre de novo a saudação e o anúncio da paz e do bem . É preciso tecer de novo as relações de modo que os te- cidos das comunidades , das sociedades , dos povos sejam reintegrados na força da paz e do bem .São Francisco , nas comunas e nas cidades aonde ia sempre de novo , era um portador da paz , um artífice da paz , um homem que impedia seus próprios a se unirem na busca comum da paz e do bem .Que assim seja também conosco .
A Legenda dos três Companheiros , num dos documentos biográficos mais importantes sobre São Fran- cisco , um cidadão anônimo , que andava por Assis saudando toda a gente deste modo : “ Paz e bem ! “ . Esta se tornou , há muito , a saudação franciscana por excelência . O princípio , o meio e o fim da pre-gação de São Francisco se resumia nisso : paz . A saudação de Francisco soava : “ O Senhor te dê a paz ! “ .O mensageiro de Jesus Cristo é alguém que proclama alegre mensagem da paz . Nas suas palavras , no seu fazer e no seu sofrer , a paz é posta em obra .
Fonte - Jornal O SÃO PAULO – Fé e Cultura - pág 4
28 de junho de 2023 - MARCOS AURÉLIO FERNANDES
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