Entrevista
Crescimento deveria ser meta do Banco Central
“ Tomara ou ter o Federal Reserve ( Fed) dos Estados Unidos como Banco Central . Eles tratam direitinho das duas metas que eles têm , que são crescimento e inflação . Eles não acham que só têm que atacar a inflação .Eles acham que também não podem mergulhar a economia depressão “ , diz a professora Maria da Conceição Tavares em entrevista da revista Desafios do Desenvolvimento .Quanto à possibilidade de o Brasil se tornar exportador de petróleo ,diz esperar “ que não seja tão cedo ,porque seria um disparate entrar nessa agora “ .
Perfil
Uma voz aguerrida e independente
Nascida em Portugal e naturalizada brasileira desde 1957 , a economista Maria da Conceição Tavares vem exercendo grande influência sobre o pensamento econômico nas últimas quatro décadas ,como profes-sora , como autora de livros que marcaram essa época e como militante política .
Formada em Matemática em Lisboa e em Ciências Econômicas no Rio de Janeiro , com mestrado e doutorado nessa área , foi professora titular aposentada da Universidade estadual de Campinas ( Uni-camp) e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Foi deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Estado do Rio de Janeiro de 1995 a 1999 . Também militou no PMDB de 1978 a 1998 .
No início da carreira , pertenceu ao corpo técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES) . Nos últimos anos ,participou do grupo que fundou o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o desenvolvimento instituição independente , voltada para a investigação e pesquisas sobre temas do desenvolvimento ,onde ministrou cursos especiais . Foi também presidente do Instituto dos Econo-mistas do Rio de Janeiro .
É autora entre outros livros, de da substituição de importações ao capitalismo financeiro : ensaios sobre economia brasileira ( 1973 ) . A Economia política ( 1982 ) . Acumulação de capital a industrialização no Brasil ( 1984 ) .O grande salto para o caos : a economia política e a política econômica do Brasil ( 1985 ), Aquarela do Brasil : ensaios políticos e econômicos sobre o governo Collor ( 1990) . ( Des)ajuste global e modernização conservadora ( 1993 ) , Lições contemporâneas de uma economista popular (1994) , o Poder e Dinheiro : uma economia política de globalização ( 1997) , Seca e Poder : Entrevista com Celso Furtado (1998- 09 , e Celso Furtado e o Brasil ( 2000 ) .
Em sua obra,com frequência trata do desenvolvimento de países periféricos com especial ênfase no caso brasileiro ) e da sorte dos excluídos economicamente e socialmente . Alinhada com o pensamento dos econo-mistas originários da Comissão Econô-mica para a América Latina e o Caribe ( Cepa ) e do Instituto de Pla-nificação Econômica e Social da América Latina e do Caribe ( Ilpes ) , mostra especial atenção com temas como as variáveis internas a cada país , as necessidades de financiamento do desenvolvimento e o setor pro-dutor de bens da capital .
Desafios - Essa perda de valor do dólar significa que os Estados Unidos entraram numa crise sem prece-dentes
Conceição - Eu não gosto dessa hipótese porque já se falou dela há mais de 30 anos , quando todo mundo começou a dizer que os Estados Unidos tinham capotado , a indústria deles tinha acabado , o made in América tinha ido para o diabo . A indústria deles , realmente , a não ser a indústria top , não concorre hoje com as indústrias do mundo . Só que eles têm os setores muito pesados , não só os financeiros como os de tecnologia . Então , não vão quebrar . Ah , mas tem um déficit de transações correntes , dizem Isso aí é ignorância , porque o déficit de transações correntes é a causa do mundo , que manda sua poupança para eles . É o que acontece , inclusive , com os chineses , japoneses e nós , a América Latina inteira , todos que têm saldo de balanço de pagamentos que está em dólar estão mandando para eles .
Desafios - E a China é um problema para o Brasil ?
Conceição - Eles puxam o preço das matérias primas e nós nos beneficiamos disso, porque somos grandes produtores , tanto de minerais como de commodities tipo aço ou grãos . Nós só não somos grandes pro- dutores é do petróleo , quer dizer , grandes nós até já somos , por causa do nosso tamanho , mas nós não somos exportadores . E espero que não sejamos tão cedo , porque seria um disparate entrar nessa agora .
Desafios - O Brasil não vai ficar ficar tentado a se tornar com essas novas descobertas ?
Conceição - Acho que a Petrobras não é uma empresa que se deixa levar por levar por besteira . Ela tem muita capacidade administrativa . E ninguém que eu conheça do governo , que seja do ramo , acha que tem que exportar petróleo , a não ser para trocar - exportar o pesado para importar o leve . Mas , como a ma- triz energética do Brasil está indefinida , isto também não ajuda nada a definir . Como é que se define uma matriz energética quando está um caos energético no mundo ? Mas , no futuro , um dos problemas que não se apresentam é a energia , a não ser a curto prazo por causa das sandices feitas na década de 1990 , por- que não se construíram as hidrelétricas .
Então , agora tem que construir .
Trecho da entrevista para demonstrar todo comprometimento com o país e inteligência da Economista que amava o Brasil
Fonte - Revista Desenvolvimento - PUBLICADA - Ipea
n ° 38 - 12 / 2007 Dezembro de 2009 / Janeiro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.