Uma mulher, Nobel de Economia
Uma mulher, pela primeira vez , ganhou o Nobel de Economia . E não é uma economista assim uma especialista em Ciências Políticas
Corrigir deficiências ,temos a visão de uma terceira via em que outros agentes e opções se apresentam , ajudando a entender mecanismos e instituições fora do mercado que não são parte do governo , e que se juntam em ações cooperativas para solver e equalizar problemas eonômicos e sociais de sobrevivência de grupos nos recursos ambientais .
A teoria de Elinor Ostrom derruba a tese de que , quando comunidades administram recursos finitos , acabarão por destruí-los e que seria melhor a regulamentação que seria melhor a regulamentação centra-lizada ou a privatização . A gestão comunitária pode ter resultados melhores do que o previsto usando exemplos de estudos sobre gestão de florestas , suprimentos de água e pastos .
Demonstrou que , em muitos casos , grupos de pessoas se organizam e conseguem explorar de forma sustentável ,os recursos naturais mesmo sem intervenção do governo . Isso ocorre porque , com o tempo , as pessoas formam redes e instituições que desenvolvem maneiras para lidar com os problemas .Essa é uma teoria sobre o cooperativismo e sua forma de administrar a exploração organizada de recursos co -muns e finitos .
A importância é o desenvolvimento do estudo sobre o regime de propriedades e serviços em cooperativas, envolvendo pesquisas em vários Países , mudando a visão convencional que envolve a privatização ou a regulação centralizada do governo , apresentando uma alternativa para o uso dos bens comuns : a coope-rativa governada pelos seus próprios usuários .
A cooperação está na raiz do desenvolvimento da sociedade tal qual a conhecemos . Só a cri- ação de re-gras , princípios e acordos permitiram , via a cooperação entre pessoas ,criar mecanismos que trouxeram o desenvolvimento econômico e social dos grupos humanos .
Elinor Ostrom : seu trabalho em defesa da administração comunitária foi , enfim , valorizada .
Fonte - Coopera Trabalho - Da Frebracoop
Dezembro de 2009 - José Rodrigues Ribeiro
Mulher brasileira EM 1º LUGAR
Nadadora a primeira atleta do país a ser campeã mundial de natação ao conquistar a medalha de ouro na prova dos 50 m costas no Mundial de Natação em Budapeste
A pernambucana Etiene Medeiros escreveu o seu principal capítulo dentro da história do esporte bra-sileiro ao vencer os 50m de Natação em Budapeste e se tornar a primeira mulher brasileira a ser cam-peã mundial .
A nadadora do Brasil fez o tempo de 27s 14 , apenas um centésimo à frente da chinesa Fu Yuanhu , sua principal adversária e que ficou com a prata . Etiene cravou a terceira melhor da história atrás apenas dos 27 s 11 da própria chinesa e do recorde mundial ( 27s09 ) , da também chinesa Jing Zhao .
" Fiquei um pouco nervosa na hora , mas foi engraçado , mas foi engraçado , todas as nadadoras me desejavam boa sorte . Todas estavam nadando para bater a chi nesa " ,contou Etiene após faturar o ouro . " Foi pouco , ela ( chinesa ) é uma ótima adversária " , completou a campeã .
Esperança de medalha na Olimpíada do Rio em 2016 , Etiene não conseguiu o pódio e ficou apenas em 8º nos 50 m livres . " Depois da Olimpíada , resolvemos dar uma refrescada porque foi um ciclo intenso " , explicou o técnico Fernando Vanzela , que está com a nadadora há mais de cinco anos .
Etiene faz história na natação desde 2008 quando foi a primeira brasileira no pódio em um Mundial Júnior , com prata nos 50 m costas aos 17 anos .
Depois foi a primeira a ganhar o ouro Mundial de piscina curta ,a primeira a quebrar a recorde mundial ( piscina curta ) , a primeira a subir no póodio em Mundial de piscina longa e o primeiro ouro feminino da natação em Pan .
ETIENE PIRES MEDEIROS
26 anos , Natural de Recife ( Pernambuco )
PRINCIPAIS CONQUISTAS
50 m costas - Mundial BUDAPESTE ( 2017 )
50 m costas - Mundial de KAZAN ( 2015 )
50 m costas - Mundial de Piscina Curta
DE WINDSOR ( 2016 )
4 X 50 MEDLEY MISTO
Mundial de Piscina Curta - de Doha ( 2014 )
50 m costas
Mundial de Piscina Curta - de Doha ( 2014 )
MELHORES MARCAS
27 s 14
50 m costas - 25 s 67
50 m costas - Em piscina curta - RECORDE MUNDIAL
Fonte - Jornal DESTAK ESPORTES - pág 14
Sexta-feira , 28 . 07. 2017 - Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.