Chegada do inverno , com dias mais frios , deve ser usada para acabar com criadouros do Aedes aegypti , mosquito transmissor da doença
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti , por causa das chuvas , e consequentemente é a época de maior risco da infecção por essas doenças .No entanto, no início do inverno , os cuidados contra dengue diminuem . Isso ocorre porque o mosquito Aedes aegypti ,transmissor da doença , circula menos durante períodos mais frios , mas se os criadouros não forem eliminados , os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e , quando a estação quente recomeçar , eles vão eclodir , dando origem a um novo ciclo do mosquito .
É o que explica a coordenadora da Vigilância Ambiental do Secretaria da saúde do Paraná , Ivana Belmonte . Para ela ,a prevenção é a forma mais eficaz de se combater o mosquito e essa é umatarefa que depende muito uma tarefa que depende muito da contribuição da população . “ Mais de 60% dos criadouros , estão nos quintais e dentro das residências , em recipientes que acumulam água parada “ , diz .
Segundo o primeiro Levantamento Rápido de índices de Infestação pelo Aedes aegypti ( Liraa ) de 2019 , divulgado em abril pelo Ministério da Saúde , 994 municípios apresentaram alto índice de infestação para as doenças provocadas pelo mosquito ,com risco de surto as doenças provocadas pelo mosquito , com risco de surto para dengue , zika e chikungunya .
O aumento da incidência de casos de dengue em todo país foi de 339,9 % em relação ao mesmo período do ano passado .
Sintomas
A infecção pode ser sem sintomas , leve ou grave . Se fôr grave , a doença pode provocar perda de peso , náuseas e vômitos e levar até mesmo a morte .
Normalmente , a primeira manifestação da dengue é a febre alta até 39º a 40 º) , de início abrupto , que geralmente dura de dois a sete dias , acompanhada de dor de cabeça , dores no corpo e articulações , além de prostração ,fraqueza , dor atrás dos olhos , erupção e coceira na pele .Perda de peso , náuseas e vômitos são comuns . Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele .
Na fase febril inicial da dengue , pode ser difícil diferenciá-la . A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua , vômitos persistentes e sangramento de mucosas .
Como prevenir
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros .
Vasos de plantas , pneus , garrafas plásticas e até recipientes pequenos , como tampas de garrafas , podem conter larvas do mosquito.
Para quem vai viajar nas férias de julho , a orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia , deixar a caixa d’água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água , como as piscinas .
Ainda assim , repelentes de uso tópico aplicado na pele , podem fazer parte dos cuidados contra a dengue , chikungunya e zika .
Fonte – DESTAK - BEM ESTAR QUARTA – FEIRA , 17. 07. 2019 – PREVENÇÃO – Observação - Gostaríamos que voltasse o Jornal DESTAK , assim a população com boa informação , lendo na ida ao trabalho - Ana Regina Gouvêa blogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.