Atualidades - Pais e avós :
Como evitar conflitos
O papel dos avós varia de acordo com a situação de cada família e com
A maneira de ser , do ponto de vista psíquico , de cada um deles .
Não é raro que o avô ou a avó sejam lembrados como uma presença importante na vida de uma pessoas . Às vezes, eles representam a tábua de salvação para aquelas crianças que não encontram nos pais um apoio afetivo suficientemente bom .Em outros casos , mesmo os pais sendo bons ,os avós são chamados a substituí-los por causa do trabalho de outras situações em que avô ou avó vivem na casa dos filhos ,junto com os netos .
A presença de dois pólos afetivos na vida da criança ( os pais e os avós ) pode levá-la a fazer algum tipo de chantagem emocional para realizar seus desejos de forma onipotente .Mesmo querendo , é difícil para os avós assumirem o papel dos pais . Seu papel , no entanto , é importante , pois eles garantem à criança uma experiência importantíssima do ponto de vista psíquico : o contato com suas raízes . Ao contar seus causos , suas histórias ,ao compartilharem com elas suas ” formas de ser “ , suas experiências e seu mundo , eles estabelecem um elo entre o passado e o presente ,que lança a criança para ser seu próprio futuro . Sabendo de onde ela vem , ela pode escolher para onde ir .
No que diz respeito à educação dos netos , é importante que os avós evitem toda forma de desau-torização dos pais .Quando estes tentam educar os filhos , impondo os limites , os avós não devem interferir ; pelo contrário , devem apoiá-los . Se eles acharem que os filhos não agiram de forma certa , podem conversar com eles e , se for o caso , não agiram de forma certa , podem conversar com eles e ,eventualmente , questioná-los ,mas nunca na presença dos netos .Se a autoridade dos pais for questionada e atacada , as crianças poderão tender a desenvolver formas de manipulação onipotentes da realidade , que caracterizam certo desvio psíquico na forma como elas passarão a se relacionar com o mundo . A tendência de burlar a lei ; a dificuldade de lidar com a autoridade e com os limites que a vida impõe ; a tendência de fazer dívidas e de não saber lidar com o dinheiro podem ter suas origens nesse tipo de atitudes erradas na educação das crianças .Algo que parece muito ino- cente e sem conseqüências na hora de agir pode de fato ter conseqüências inesperadas mais tarde .
Fonte - Revista de Aparecida - pág 12 - julho de 2015
Roberto Giroia , Psicanalista e Terapeuta familiar
Os Avós de Jesus
Em cada fase da vida familiar , há relações que circulam entre nós carregam sentidos pro- fundos para o viver
Os avós , em geral , são gente simpática . Duas vezes pai , eles somam o carinho com a experiência de vida .E se antes foram rigorosos ,agora têm a chance de serem mais mansos e tranquilos .Talvez , por isso ,as crianças têm um fascínio particular pelos avós . Ao mesmo tmpo ,eles veem nas crianças o prolongamento de susa própria vida , um misto de saudade e esperança .
Jesus teve avós ? A Bíblia não fala sobre isso , mas não é difícil imaginar que relamente teve . Os pais de Maria , mãe de Jesus ,recebem o nome de Joaquim e Ana em um Evangelho apócrifo ( não autêntico ) do século II , chamado Protoevangelho de São Tiago . A veneração por eles se consolida muito tempo depois , na Idade Média . Embora a gente apenas imagine os detalhes da relação de Joaquim e Ana com sua filha Maria e com seu neto Jesus , podemos apostar que Maria aprendeu deles a fé e a confiança profunda em Deus , e que Jesus menino também recebeu o carinho e a fé dos seus avós . Muitas imagens e pinturas antigas sugerem isso .
A devoção a São Joaquim e Santa Ana foi trazida ao Brasil nos tempos coloniais . Muitas igrejas foram dedicadas a eles , e sua devoção se espalhou até hoje . São padroeiros dos avós e também símbolo da proteção carinhosa de Deus que nos dá a missão de transmitir sabedoria de vida .
Eles veem crescer a autonomia dos filhos , que se casam e já não aceitam interferências . Às vezes , também alguas tensões familiares geram distanciamentos . Mas é mais frequente ver os avós com uma nova função na família moderna : enquanto os pais e mães vão trabalhar fora ,os avós estão lá dando cobertura e apoio . E mesmo que , às vezes , sejam um pouco explorados pelos pais das cri- anças , os avós manifestam um carinho muito benéfico para a educação dos pequenos .
Estudiosos , entre os quais Winnicott , mostram como as figuras dos pais e também dos avôs são diferentes , e como essas diferenças são complementárias e benéficas para as crianças .A mulher de- senvolve relações envolventes , cujo símbolo maior é sua gravidez .E mesmo que nunca engravide a mulher carrega em si a tarefa de cuidar dos mistérios da vida . O homem tende a desenvolver e expe- riência de ser uma unidade exclusiva , que atua nos mistérios da vida como a partir da exterioridade . Mas ambas as figuras são importantes para a educação das crianças .De fato , nossa vida sempre in- terioridade e exterioridade .
Existem , portanto , senti bonitos nas diferentes fases de nossa vida . A fé nos ajuda a perceber que temos sempre a possibilidade de comuicar e receber forças construtivas de vida .Por isso , a memória de São Joaquim e Santa Ana traz uma mensagem direta sobre nossa relação com os mistérios de Deus , em nossas relações familiares . Eles são padroeiros dos avós. A devoção cristã vê a grandeza do seu neto , Jesus . Assim também nossos avós podem curtir uma alegria íntima , na esperança de seus ne- tos serem importantes para um futuro feliz da humanidade .
Fonte - Revista de Aparecida - pág 28 - Moral
Julho de 2014 - Pe. Márcio Fabri dos Anjos . C.Ss.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.