Paróquia Sant 'Ana
O primeiro Santuário de Adoração Perpétua do Brasil , a Paróquia de Sant’Ana , no Centro do Rio ,no 15 de dezembro seu jubileu de 200 anos . Ela abriga , desde 1926 , há 88 anos , a Obra de Adoração Perpétua , fundada por Dom Sebastião Leme Silveira Cintra . As relíquias e símbolos que a paróquia guarda ajudam a contar a história da cidade do Rio de Janeiro , que começou a ser construída a partir do Centro . A missa em ação de graças pelo jubileu foi celebrada pelo bispo auxiliar Dom Edson de Castro Homem , no dia 14 de dezembro , às 10 h .
O INÍCIO DE TUDO
A primeira igreja dedicada a Senhora Sant’ Ana , na cidade foi construída , em 1735 , devido à devoção do povo ,que inicialmente venerava a imagem da padroeira na Igreja de São Domingos de Gusmão ,que em 1943 , foi derrubada para a construção da Avenida Presidente Vargas . A igreja primitiva ,que ficava onde hoje é o prédio da estação Central do Brasil ,foi edificada num grande terreno conhecido como Campo de Santana .
Quando foi estabelecida a Paróquia de Sant’Ana ,em 1814 , por decreto de Dom João VI , foi construída a matriz que funcionou até 1870 , quando foi reconstruída e permanece até hoje , apesar das reformas de 2003 .
“ A Paróquia de Sant’ Ana está instalada onde era a cidade da época . Não existia outros bairros , como conhecemos hoje.Foi aqui no Centro que nasceram todas as festas e manifestações culturais do Rio de Janeiro .Por isso , Sant’Ana é a segunda padroeira do Rio de Janeiro , depois de São Sebastião “ , esclareceu o pároco, padre José Laudares de Ávila , pároco desde julho de 2003 .
MATRIZ DO PIONEIRISMO
Além de ter tido o primeiro Santuário de Adoração Perpétua do Brasil ,foi também a primeira sede de comunidade dos Alcoólicos Anônimos ( AA ) e a primeira casa de Congregação do Santíssimo Sacramento dos padres sacramentinos no Brasil , que vieram por ocasião da fundação da Obra de Adoração Perpétua . A matriz possui ainda uma das maiores custódias do mundo , com cerca de 2 metros e meio de altura , para abrigar o Santíssimo Sacramento .
SANTA PRISCILIANA
A matriz guarda a relíquia da Virgem Mártir Santa Prisciliana , um presente do papa Gregório XIII ao imperador Dom Pedro II . Vinda do Vaticano de navio ,a relíquia foi recebida na Praça Mauá por muitos fiéis ,que a transladaram onde hoje é a Avenida Marechal Floriano até a primitiva Igreja de Sant’Ana .
ADORAÇÃO PERPÉTUA
A prática da adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento em sistema de escalas é feitapor dois grupos : o dos adoradores diurnos , homens e mulheres que se revezam entre 21 h , e dos homens adoradores noturnos ,oriundos das comunidades vizinhas e até mesmo de cidades próximas , que pernoitam , revezando na adoração , entre 22h e 5 h . Os adoradores fazem parte da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento . No prédio anexo à matriz se encontra a Casa Pio XII , que conta com 132 leitos para que os grupos possam se revezar à noite entre as horas de sono e as de adoração .
“ O santuário é um centro onde as pessoas vão encontrar o Senhor , para adorá -Lo no Santíssimo Sacramento . A própria palavra santuário significa local de peregrinação , onde as pessoas vêm encontrar-se com Deus e também para celebrar os sacramentos “ , destacou o pároco .
Fonte - Jornal TESTEMUNHO DE Fé - págs 12 e 13
7 a 13 de Dezembro de 2014 - ESPECIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.