“ Meu filho, cuide de seu pai na velhice , e não o abandone enquanto ele viver . Mesmo que ele fique caduco , seja compreensivo e não o despreze . ( … ) pois a caridade feita ao pai será esquecida ,e va - lerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido .Quem despreza seu pai é um blafesmador, e quem irrita sua mãe será amaldiçoado pelo Senhor “ ( Eclo 3 , 12 – 13 .16 )
Milhares de objetos , móveis , eletrodomésticos e , até mesmo alimentos , são jo gados diariamente no lixo . Por isso , nosso lixo é chamado de “ lixo de luxo “ .
Diante de uma parte na TV , nós dizemos : “ Também , com tantos anos de uso “ e , sem maiores preocupações , mandamos essa coisa velha para a sucata . Assim também fazemos com o liquidificador , com o fogão com o celular , e com uma infinidade de coisas que jogamos no lixo porque são velhas e ultrapassadas .
Por tudo isso , é muito comum encontrar objetos , em bom estado de uso , jogados no ferro velho. Até nos perguntamos : “ Porque alguém jogaria fora algo tão bom ? Será que não percebeu o quanto esse produto ainda poderia ser útil ? “ No entanto, os depósitos de ferro velho estão lotados de coisas boas à espera de que alguém as encontre para reutilizá-las .
Estamos celebrando a Campanha da Fraternidade de 2024 , isso me fez lembrar da CF de 2003 , que teve como tema : “ Fraternidade e pessoas idosas “ , e o lema : “ vida , dignidade e esperança “.20 anos se pas-saram , muito se falou sobre isso , mas infelizmente , quase nada mudou . Além dos tradicionais depósitos de ferros velhos. Existe também um outro tipo de depósito abarrotado de muita coisa boa e útil, apesar de parecer sucata velha e obsoleta . Estou falando do “ depósito de idosos “ ,também chamado de asilo ,onde sem o menor critério de seleção , milhares de pessoas são ali depositadas , só pelo fato de já viverem muitos anos .
Quando se fala em asilo , logo lembramos de um local sujo , sem higiene e sem re-cursos médicos . No entanto existem os asilos de luxo .São como hotéis cinco estrelas , onde o nosso idoso tem todo o conforto que merece .
Esquecemos , entretanto , de perguntar se é esse tipo de conforto que o idoso deseja . Conforto quer dizer , sentir-se bem , ser aceito pela comunidade . Comunidade é fa-mília , e família é sinônimo de amor .Nós somos a sua família , portanto é em nosso meio que o idoso encontra e vive o amor .
Precisamos repensar se não estamos jogando fora algo que ainda poderia ser muito útil para nós como aquele liquidificador ou aquele fogão que tanto quitutes saborosos já nos proporcionaram .Quantos mo-mentos agradáveis , quantos sacrifícios esse idoso já fez para que tivéssemos o melhor , para nós , para nos dar o amor . E nós vamos , simplesmente sucateá-lo .
O tempo é implacável e passa rapidamente .Se não mudarmos nosso modo de pensar e agir em relação ao idoso , logo ,logo ,chegará a nossa vez de recebermos de presente dos nossos filhos um título de “ sócio – patrimonial “ em um confortável asilo de lu- xo . E aí , é só ficar aguardando , sonhando e pedindo a Deus para que alguém , nu-ma daquela s raras visitas , nos encontre , perceba em nós alguma utilidade e nos re-tire ... daquele lixo de luxo .
Fonte - Revista O MÍLITE - pág 22 - DEUS CONOSCO Data - Março de 2024 - JORGE LORENTE - Radialista e escritor