terça-feira, 30 de agosto de 2016

TURISMO ECOLÓGICO na lha Grande / RJ



O  Paraíso  Tropical 

A  Ilha  Grande é um lugar mágico, repleto de belezas naturais, situado no Município de Angra dos Reis. Esta é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis.  É uma ilha de 193 quilômetros quadrados  com relevo acidentado e montanhoso, suas maiores elevações são o Pico da Pedra  D Água ( 1031 m ) e o Pico do Papagaio ( 982 m ), este último o mais famoso pela sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas  ( sacos )  , formando várias praias. A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga

No passado, esta bela ilha, foi invadida e atacada por piratas, serviu de rota para o tráfico de escravos, se tornou abrigo da Colônia Penal Cândido Mendes e foi palco de muitas outras histórias interessantes.

Em 2007, a Ilha Grande foi eleita uma das Maravilhas do Rio de Janeiro  e ficou em 2º lugar, perdendo apenas para o Pão de Açúcar  .

A Ilha Grande possui 192 km2 e mais de 100 praias de águas verdes -azuladas, vegetação exuberante formada pela mata atlântica , trilhas cheias de aventuras, animais silvestres  , clima tropical o ano inteiro e povo acolhedor. Um lugar com passeios de barco inesquecíveis, mergulhos  em grutas e lugares repletos de vida marinha, praias semi-desertas, banho em cachoeiras de águas cristalinas. Recanto perfeito para a família.

O local de maior estrutura turística é a Vila de Abraão  , a “capital da ilha“. As atividades econômicas giram em torno da pesca e, principalmente, do turismo. A ilha oferece atualmente muitas alternativas turísticas: passeios de barco  , praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de esportes como o surfe, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, além de algumas atrações históricas.

Dentre as muitas surpresas que você poderá ter na Ilha Grande, também está a possibilidade de encontrar animais  , como golfinhos  e tartarugas. A ilha é dividida em dois parques  : Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Marinho do Aventureiro, e uma Reserva Biológica : Reserva Biológica das Praias do Sul, cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo IBAMA. As áreas de proteção ambiental visam garantir a proteção da grande reserva de mata atlântica ainda existente lá e da vida marinha existente no entorno da ilha.

Para os amantes do esporte  , a Ilha Grande oferece o canyoning  ( rapel na cachoeira da Feiticeira ); o trekking ( caminhada  ); esportes aquáticos como o remo, o esqui–aquático
O surf ( praias de Lopes Mendes e Aventureiro ) e o mergulho ( profundidade e snorkeling  ).

Principais praias: Abraão  , Palmas  , Lopes Mendes  , Aventureiro  , Dois Rios  , Praia do Sul  , Praia do Leste  , Praia Vermelha  , Araçatiba   , Bananal  , Sítio Forte  , Lagoa Verde  , Lagoa Azul  . Saco do Céu  , Caxadaço  , Provetá.

Então, está esperando o que para conhecer este paraíso ecológico  ? 

Fonte   -     JORNAL     -   OPÇÃO  NATURAL 
EDITORIAL      - pág   02     Editor    Maio/2011



Passeios  gratuitos  para sair da rotina 
Parque  da  Catacumba 

É inverno no Rio, os termômetros estão longe dos 40 graus, mas o calor e os belos dias estão aí ! Para aproveitar o dia, o carioca tem como opção os morros da cidade .

A trilha para a Pedra Bonita  , em São Conrado, é uma das mais procuradas  , assim como a dos Dois Irmãos  , no Leblon.

Para quem quer curtir o visual em uma ilha fácil, com cerca de 20 minutos de caminhada fechada e vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas , o Parque Carlos Lacerda, conhecido como Parque da Catacumba é a melhor opção.

O passeio é gratuito e uma ótima ideia para quem quer apreciar as belezas da Cidade Maravilhosa e o visual para quem alcança o pico do morro está a 134 metros acima do nível do mar.

O visitante pode desfrutar da bela paisagem da Lagoa  , Ipanema  , Leblon , Jardim Botânico  , ilhas oceânicas,  Morro Dois Irmãos  , Pedra da Gávea e Corcovado.

O parque foi criado na década de 70, após a remoção da favela da Catacumba, o que deu início ao reflorestamento da área e implantação de um parque voltado à difusão cultural e exposição de obras de arte  - destaque para O Guardião de Celeida Tostes, Ampulheta de Franz Krajcberg, Oxossi de Caribé, Iansã de Tati Moreno, Estrutura de Sérgio Camargo, Flora de Mário Cravo e Construção de Bruno Giorgi.

O parque integra a Área de Proteção Ambiental do Morro dos Cabritos desde 1992 e as visitas podem ser feitas de 8:00 às 17:00 , todos os dias. Nos finais de semana e feriados há monitores especializados. O endereço é Av. Epitácio Pessoa, nº 3000, na Lagoa.

Fonte  -      Jornal  Copacabana    pág  7 
Luis  Pimentel                             ano 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.