terça-feira, 19 de julho de 2016

O jeito carioca de ser


Povo carioca tem um jeito todo próprio de viver. Não que isto tenha de causar inveja a cidadãos brasileiros de outros estados, mas na verdade, no mínimo desperta certa curiosidade e admiração. O Porque podemos atribuir a isto fatos aos quais farei algumas referências. Na verdade, é muito comum cada vez mais pessoas desejarem conhecer a cidade do Rio de Janeiro.
O primeiro ponto, é a beleza da cidade  ( ou ao menos ) boa parte dela. A geografia dela é única, cercada pelo mar e montanhas. Possui a maior floresta tropical urbana do mundo, lagoas, lagos, parques, enfim, muitos atrativos naturais dos quais o carioca sempre procura de alguma forma desfrutar. 
O Segundo são algumas tradições: o Carioca é conhecido como “ fera “ no samba, e lógico que sendo assim no samba, ser referência na organização do carnaval, festa popular que atrai gente de toda parte querendo conhecer e participar. Bom, não se pode esquecer do futebol, pois temos o Maracanã como símbolo e clubes de grande tradição no futebol brasileiro. 
Em terceiro lugar, vem o bom humor do carioca. No Rio sempre rola uma certa irreverência, o povo faz piada com tudo, dos políticos , das celebridades  , das mazelas que acontecem no país  ( não que nada seja levado a sério ) mas apenas como forma de não ficar amargo diante da dureza da vida e de coisas que se observam difíceis de mudar.
Em último lugar vem o clima, no Rio não há inverno rigoroso, daqueles que não deixam as pessoas saírem de casa, não tem geada, nem granizo, nem nada. No Máximo o que há, é um friozinho que dura umas duas semanas, nada demais. O normal mesmo é ver o sol, dias e dias de praia, mar e montanha.
No final das contas somos todos brasileiros, todos sob a mesma bandeira. Mas não se pode negar os regionalismos  , a diferença de hábitos e costumes que no caso deste texto em questão faz uma certa reverência ao jeito carioca de ser.

Forte  abraço  a  todos.

Fonte  -            Jornal  Zona  Sul        pág  5  FALA  RICARDINHO 
Ricardo Miranda  - consultor  e trader  pós –graduado em Turismo 
E Hotelaria pela  FGV e Marketing  pelo  CEFET   - DE 15/02/ a 15/03 de 2011

O  JEITO  CARIOCA  DE   SER 

Que  o Rio de Janeiro faz jus ao título de “ Cidade Maravilhosa“ por sua arquitetura natural, todo mundo já sabe. Mas, porque será que o povo daqui é extremamente conhecido pelo famoso “ jeito carioca de ser “ ? Afinal, que jeito é este que encanta gente dos quatro cantos do mundo, inspira escritores, jornalistas, compositores e até foi motivo de pesquisas e tese de doutorado  , além de ganhar um personagem nas histórias em quadrinhos  da Disney: o eterno Zé Carioca  ? 
O sambista e compositor Nelson Sargento alega que o carioca gosta de samba, futebol, praia, das garotas  que enfeitam a cidade com sua beleza e charme, as mulheres balzaquianas com sua vivência e sabedoria e o papo no bar com os amigos. “O carioca é tranqüilo, está sempre bem humorado, protegido pelo Nosso Cristo Redentor, que divinamente emoldura a cidade, com todas as dádivas que a natureza deu ao Rio de Janeiro. Isso é que nos faz ser “ diferentes“ afirma Sargento. Na crônica de Millôr Fernandes  O Carioca É. Antes de Tudo, do livro Que País é este? O escritor pede desculpas aos paulistas e se derrete em elogios ao povo da cidade...  No texto, o carioca é descrito como “ um cara dois terços nascido no Rio e outro terço em Minas, no Ceará, Bahia  e São Paulo  , sem falar de todos os outros Estados  , um deles o estado de espírito“. E é a mais pura verdade. As diversas naturalidades e nacionalidades imperam por aqui  , não importando onde as pessoas tenham nascido. “Desde que se passe a viver no Rio é impossível não incorporar o estilo de vida do carioca, descontrair- se de alguma forma e quando damos conta somos um pouco cariocas também“, conta a professora paulista Marlene Pedrosa, que se mudou dos Jardins para Ipanema há 5 meses e pede para colocarmos na matéria que ela anda de canga, biquíni e chinelos para fazer supermercado e ir ao cinema.
A gaúcha Adriana Calcanhoto, define este estilo muito bem em sua composição Cariocas  . “Cariocas são bonitos  , cariocas são bacanas  , cariocas são sacanas  ..., cariocas não gostam de dias nublados", o que vem a calhar com todos os depoimentos colhidos em nossa reportagem. O carioca quebra barreiras, derruba formalidades, rompe protocolos  ,a ama o sol  , é animado  , original e tem jogo de cintura. Estudiosos do comportamento humano dizem que a simpatia existente aqui pode ser chamada de cordialidade a palavra que deriva de coração. Logo, ser carioca é agir de acordo com os impulsos do coração. Viver no Rio é aderir a este espírito de cordialidade e, mesmo sendo de outras partes o Brasil e do mundo, tornar-se carioca. 
A professora do Instituto de Psicologia da UFRJ, Phrygia Arruda, se baseou em suas lembranças do Rio de Janeiro, da Copacabana dos anos 50 para ter inspiração na elaboração na tese de doutorado O Jeito Carioca de Ser  : entre a Tradição e Modernidade. “Há bastante tempo venho estudando os imaginários da cidade através de relatos de vida e testemunhos e decidi pesquisar sobre o jeito de carioca de ser“, explica . Na tese  , ela faz uma análise da sociologia urbana do Rio, observando a mistura de tradições com modernidade e a irradiação presente nas novas modas e comportamentos, nos sistemas de valores, na sensibilidade e no estado de  espírito, que  , segundo ela, são traços responsáveis pelo jeito carioca de ser.  O bairro de Copacabana dos anos 50, pré-figurado no período da “ Belle Époque  “ , foi o local de explosão de novos movimentos culturais no Brasil e de um novo estilo de viver. Isso firmou uma imagem particular de uma identidade carioca que sempre fascinou à todos  “  , esclarece .  O assunto rendeu tanto  , que Phrygia continua em 2007 no projeto de pesquisa para pós-doutorado O Jeito Carioca de Ser  / Um patrimônio Intangível  ? Apesar de não estar concluído o trabalho, a professora adianta. “É possível se preservar um modo único de vida como uma fonte de identidade. Mas  , todo cuidado é pouco para não tornar uma cultura local, numa atração turística ou um espetáculo midiático “ , finaliza.

A  MAIS  CARIOCA   DAS   LISTAS  

Para o artista plástico Luiz Paulo Rocha  , escrever sobre a cidade Metroblog Rio, site da Internet que integra mais de 50 cidades do mundo, é uma forma interessante de fazer parte do processo de ser carioca.  “O Rio de Janeiro tem sofrido com o seu esvaziamento político e econômico desde a construção de Brasília. Para mim  , a cidade não precisa piorar para que o resto do país melhore. O que é bom deve ser conservado e abraço essa corrente  . Eu já morei em outras cidades do Brasil e fora dele e digo que o Rio, apesar de tudo  , é uma cidade espetacular  “ enfatiza.
No blog  , Luiz Paulo fez a lista de tudo que encontrou no mundo cibernético sobre o povo daqui e construiu  “ A mais carioca das listas “  . “O post foi no sentido de tentar apresentar essa ideia difusa  , porém bem coerente  , do que seria este “ ser carioca “ através das diversas citações encontradas na rede  “ , analisa.

O   mais  carioca  dos  sentimentos: Esperança  
O   mais  carioca   dos  compositores: Tom  Jobim
O  mais  carioca  dos  biscoitos: Biscoito  Globo
O  mais  carioca  dos  jornalistas: Stanislaw Ponte Preta  ( Sérgio  Porto  ) 
A  mais   carioca  das  festas: O  Carnaval 
O  baiano  mais  carioca do mundo: Dorival  Caymmi 
O  mais carioca  de  todos os esportes: frescobol  
A  mais  carioca  das  estações: o  verão  
O  mais  carioca  dos  bairros: Ipanema  
O  mais carioca dos malandros Pernambucanos: Bezerra  da  Silva 
O  mais  carioca  dos  jogos: o  jogo  do  bicho 
A  mais  carioca  das bandas: o Cordão  do  Bola  Preta   
A  mais  carioca  das  sandálias: Havaianas  
A  mais   carioca  das  Instituições: o  boteco  
O  mais  carioca  dos  ritmos: o  samba  
O  mais  carioca  do Rio: Sérgio  Cabral ( o  pai  )
A  cidadã  mais  carioca: Beth   Carvalho 
O  mais  carioca  dos gaúchos: Renato  Portaluppi ( o jogador  ) 
A  bebida  mais  carioca: a   cerveja   

Fonte   -    Jornal            CARIOCAS       -  COMPORTAMENTO  
Ano 2006             -                     Mirian  Barbosa  e  Núcia  Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.