Meio Ambiente




AMAZÔNIA  - MISSÃO  -SÍNODO – VIDA

QUANDO CONTEMPLAMOS AS ESTRELAS ASTROS E  PLANETAS OS  COSMOS INTEIROS . AS  MATAS E FLORESTAS , OS RIOS COM SUA SINUOSIDADE A  ESCORRER SEM CESSAR ATÉ CHEGAR  AO MAR . QUANDO O CORTEJO DOS PÁSSAROS E DAS AVES NOS ELEVA E NOS ENLEVA . TEMOS DE PENSAR COMO O SALMISTA  “ O QUE É A CRIA -TURA HUMANA DIANTE DA IMENSIDÃO DO UNIVERSO PARA DELA 
VOS LEMBRARDES “ ?


E o Criador ,na imensidão de seu amor ,tomou as mãos o  dom da vida e , como o  barro nas mãos do oleiro , foi criando o homem e a mulher , à  sua imagem e seme-semelhança ,infundindo-lhes uma dignidade humana e divina : temos também de nos perguntar : “ Como podemos ser  amados assim por  Deus de amor sem fim “  ?  O céu ,terra,o mar,as estrelas e galáxias ,e cada ser humano estão no coração de Deus .

Deus passeia pelo universo por Ele criado,dançando suave e alegremente,passando pelos planetas, astros e estrelas,e contemplando sua  própria criação, pois tudo é muito bom , obra de suas mãos.

Se entre nós o  homem também fez suas obras , mas neglicenciando  o  que  foi  feito  por  Deus ,é preciso retomar com o coração exuberante a beleza da  Amazônia e a ela fazer um tributo pela sua resistência aos  gananciosos e ávidos de  lucro , que em nada se preocupam , senão com  suas con - tas  bancárias .

Vem o mês  Missionário para nos ancorar no compromisso de nosso batismo ,que é olhar com todo o  amor e carinho cada  ser humano , imagem e semelhança divina , e toda a natureza e que nos  faz viver e admirar o que foi  por  Deus  concebido .


Vem o  Sínodo nos  fazer  compreender que é preciso   amar o  que  é  de  Deus ,e nos faz  en - tender que  amar ao  Senhor é  respeitar o ser humano e a obra da  criação divina. Há uma mul-
tidão :  indígenas , ribeirinhos , quilombolas , barqueiros e pescadores que sustentam a vida , sem ferir  a natureza e sua  grandeza . Há  egoístas,pensando em aumentar o muito que  já possuem, oprimindo a quem apenas  quer  viver. Triste realidade , tão  cheia de  falsidade , e de  falta de consciência da  dignidade do ser  humano.Falta  hombridade aos  ganaciosos e  corruptos , e aquem não  respeita  o  direito  de quem  ali está  por  primeiro.

É outubro , é mês de  Nossa Senhora, que nos fa  olhar  com  profundidade para o mês  missionário , com o  coração voltado para aqueles que estão sofrendo a  opressão,dos que  em  nada  consideram  a  vida ,a nutreza ,o amor e o  irmão . É  hora  de  missão , de  unir  as mãos e  reconstruir  em  nosso  chão , desde os prados  até  a  Amazônia ,um  chão  de  irmãos , uma  terra  sem  males , 
sem  egoísmo , ganância ou  opressão . 

Eu faço minha parte e, contando com  você ,seremos  mais  fortes ,mais sinodais, mais
comprometidos e  fraternais .

Fonte  - Revista  de  APARECIDA   -  pág 5 -  REFLEXÃO 









A  Floresta  Amazônica 

Desde que as florestas tropicais da África, da Índia e do Brasil começaram a ser devastadas de forma indiscriminada, iniciaram-se também as denúncias contra os desmatamentos. Mas, invariavelmente, é a Amazônia, por ser a maior extensão contínua de mata tropical ainda intacta, que tem motivado os debates mais sérios a respeito dos métodos se exploração.

A Amazônia abrange considerável área de nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa), totalizando 6,5 milhões de quilômetros quadrados. Destes, 3,5 milhões encontram-se em território brasileiro. A floresta equatorial - hiléia - deve sua presença às condições climáticas locais: temperaturas permanentemente elevadas, sem grandes variações, aliadas as chuvas fortes e constantes.

A mata é rica em árvores de grande porte, que atingem em média 20 a 30 metros de altura. Há um número muito grande de extratos, assim como uma enorme variedade de espécies. De forma simplificada podemos identificar na floresta três grandes domínios vegetais. Segundo um perfil perpendicular dos rios, eles formam a seguinte sequência: as matas de igapós, localizadas ao longo dos rios e constantemente inundadas; as matas de várzea, periodicamente inundadas, e as matas de terra firme (os caatês  dos  indígenas), fora do alcance das águas.

Entre as espécies vegetais encontradas em cada um destes domínios podemos destacar as seguintes : no igapó , o taxizeiro , a mamorana e o arapari . Na mata de várzea distinguem-se as seringueiras , que chegam a atingir até 40 metros de altura , e o pau-mulato , também de grande altura .

Nas matas de terra firme três espécies têm grande valor econômico para a região : a castanheira , o caucho e as enormes sapopembas. Tanto na mata de igapós como nas várzeas são comuns as palmeiras .


Razões  para  preservar  a Amazônia  

Uma forte e incontestável razão para a preservação está fundamentada na diversidade genética que a floresta abriga - biodiversidade . Estima-se que pelo menos 2  milhões  de  espécies tenham na  Amazônia seu hábitat natural . Destas , apenas cerca de 30 % são conhecidas . Isso , em última análise , transforma a região num intenso laboratório vivo, com recursos ainda não explorados. Esse "patrimônio " de extraordinária importância justifica toda a preocupação em preservá-lo . Afinal, sua perda seria irreparável - imaginemos , por exemplo , que neste ambiente estivesse a cura do câncer

Também é fato que a floresta regula o clima de toda a imensa região amazônica e que um desmatamento generalizado de área de tão grande porte poderia gerar alterações no clima de todo o planeta . Fatalmente , influenciaria também no aumento da temperatura local e talvez da temperatura global , pela eliminação de evapotranspiração. Se considerarmos ainda que as queimadas emitam grandes quantidades de dióxido de carbono , também acentuaria o agravamento do propalado efeito estufa .

O ciclo vital das espécies que compõem os ecossistemas guardam uma inter-relação de dependência nas suas funções mais elementares . Esse ciclo também é afetado pela "saúde" dos componentes abióticos do ambiente. Tal equilíbrio natural não é estático ou inerte , mas sim dinâmico - vivo . Não se adaptam por mera coincidência que diferentes espécies crescem e se adaptam às condições específicas do seu meio . Existe uma estreita interação biótica entre as várias espécies habitantes de um mesmo ambiente, que atua direta e indiretamente . 

Quando este equilíbrio dinâmico é perturbado , o conjunto das espécies reage na medida de suas possibilidades , buscando adaptar-se a uma nova posição de equilíbrio, a uma nova realidade . Esta reação está circunscrita aos limites das capacidades biofísicas das espécies . Assim , um impacto muito grande pode gerar um desastre ecológico , cujas consequências , diretas e /ou indiretas são difíceis de dimensionar .  É importante lembrar mais uma vez o fato de que os os povos da floresta têm nesse ecossistema a base de sua sobrevivência e que qualquer fator que possa ameaçá-lo estará comprometendo a sobrevivência desses povos .  

Uma questão  ética 

Entre os diferentes problemas filosóficos expostos por Aristóteles , colocou-se o o do exame da relação entre a vida teórica e a vida prática . A relação do homem com a natureza passa inegavelmente por essa relação . Qualquer justificativa que coloque o homem por essa relação como centro da natureza e justifique quaisquer ações destinadas a satisfazer suas necessidades , mesmo que elas signifiquem mutilação da natureza da qual faz parte , será , por princípio , antiética . Segundo a visão epicurista, tal atitude estaria comprometendo o equilíbrio entre as paixões humanas e a sua satisfação.

Hoje , mais do que nunca , devemos buscar na filosofia os fundamentos para uma ética nas relações entre o homem e a natureza . Mesmo sabendo que a história tem nos revelado um quadro de destruição em relação ao meio ambiente , acreditamos que o homem tem de descobrir esta ética .

A destruição da Amazônia pode ser considerada uma agressão ao homem natural . Isso nos faz lembrar as palavras de um homem que soube pensar eticamente essa relação, quando afirmou : " ...tudo  que  acontecer  à  terra  aconteceria  aos  filhos da  terra  " - chefe  indígena  Seattle.

Fonte  - Livro  MEIO  AMBIENTE  - Do Nicho  ao  LIxo  ambiente , sociedade 
e  educação  págs  - 67 , 68 e 69, 79 , 80 , 81
Francisco  Capuano  Scarlato ; Joel  Arnaldo  Pontin  - Editora Saraiva ( 15ª edição)



CONSTRUÇÃO  DE  UMA  NOVA  CIVILIZAÇÃO 


Como  nossos  hábitos  podem  salvar  ou  condenar  o  planeta  Terra 

A exigência de  uma  nova  consciência 

Nas últimas duas edições da  Fonte de  Luz  tratamos a respeito do tema  Água Manifestação  da  Vida  de  Deus  . Nesta e nas próximas edições desejamos continuar discutindo sobre o tema  ÁGUA  , que é o líquido  precioso  da  vida  , uma dádiva  de Deus, porém,  por outras perspectivas .

Quando se fala em crise de abastecimento de água, logo vem à mente as formas tradicionais de economia de água : " Fechar  a  torneira  enquanto  se  escova  os  dentes  ou  enquanto  se  lava louça" , "diminuir  o  tempo  do  banho  de  chuveiro" ,  "não  lavar  calçadas  com a mangueira " , não lavar carros " etc.

Nada de errado nessas formas de economizar , ao contrário , elas são muito importantes e necessárias . Porém , infelizmente , o que não se comenta , nem se ensina  nas escolas , ou mesmo na maioria dos meios de comunicação , é que ,se essas ações preventivas não estivessem alinhadas com uma mudança de hábito mais profunda no que diz respeito ao nosso cotidiano , não terão o efeito esperado ou desejado .

Não adianta apenas " fecharmos a torneira enquanto escovamos os dentes " se continuarmos a consumir na mesma proporção que fazemos atualmente. Simplesmente porque, o planeta não suporta mais esse ritmo frenético de consumo e por consequência a exploração predatória de seus recursos que servem de matéria-prima  para a base da indústria .

Aprendemos na Seicho-No-Ie sobre a existência das leis mentais , como " e dando que se recebe "  , " quem  planta  colhe " , " aqui  se  faz , aqui  se  paga " , que são variações da grande  lei de  causa  e  efeito . Durante os últimos séculos , desde  a Revolução  Industrial a humanidade veio gozando todo tipo de benefícios que o progresso e o desenvolvimento da ciência  e das tecnologias foram capazes de produzir .

Entretanto , ofuscado pelo prazer de tais conquistas e benefícios alcançados , o ser humano foi gradativamente se afastando do seu centro de equilíbrio e harmonia com a natureza . Com a promessa dos que detêm o poder econômico e o domínio sobre a grande mídia de que só com o progresso e o desenvolvimento de novas tecnologias a humanidade seria feliz, nossos sentidos mais sutis foram envolvidos por um torpor sem precedentes na História .

Mas  será  que  a  humanidade  se  tornou  mais  feliz  com  tudo  isso ?

A  natureza  envia  a  fatura  do  desenvolvimento  para  ser  paga  

Gostaríamos que a resposta acima fosse dada por nada leitor à medida que continua a leitura deste artigo . Seria ingenuidade pensar que poderíamos continuar extraindo os recursos da natureza , destruindo o  habitat natural de incontáveis espécies  de  seres  vivos  e por consequência levando a sua extinção, alterando o delicado equilíbrio na relação entre os reinos: mineral, vegetal, animal  e  dos  seres  humanos, sem que houvesse consequências .

Tendo a lei de  causa  e  efeito  como base , a  humanidade começa a receber individualmente e coletivamente a fatura enviada pela natureza , e ela tem de ser paga. Não é de hoje que  a  natureza  vem  enviando  sinais, muitas vezes sutis, e o homem precisa rever seus conceitos e sua relação com o meio que o cerca.

Como não houve resposta ,ela  agora  envia  a sua  fatura  de todas  as  ações humanas  
inconsequentes , sobretudo as das últimas décadas .Essas ações provocaram profundas alterações no equilíbrio do ecossistema , tanto terrestre , quanto  aquático . A consequência ? Alterações  climáticas com mudanças no fluxo da distribuição de chuvas , eventos meteorológicos  extremos que afetam a produção de alimentos  etc.

E quem mais sofre com tudo isso ? Ora os mais pobres , que representam a maioria da humanidade . A crise humanitária que o planeta vive hoje é uma das consequências desse modo de viver que veio sendo cultivado com base no consumismo . Países ricos e em desenvolvimento como os da Europa , Estados Unido , Austrália , Brasil etc . vivem uma situação  sem precedentes . Em 2014  a ONU  contou mais de 60 milhões de refugiados em todo mundo e previsões para este ano são ainda mais alarmantes. 

Mas  esses  refugiados  fogem  do  quê ? Fogem das guerras civis , das perseguições de grupos religiosos ultra-radicais e extremistas , mas, sobretudo , fogem da  pobreza , da miséria , da seca , da fome , do abandono pelo mundo civilizado . Têm suas esperanças de um futuro melhor para si e para seus familiares depositados no novo país que pretendem morar .

Mas não precisamos ir longe para sentir essa dura realidade. O Brasil vem recebendo uma quantidade cada vez maior de pedido de asilos políticos  e de imigrantes vindos de de países de todos os continentes , mas com destaque os países da América do Sul e América Central , sobressaindo o Haiti.

Não há mais como   ficarmos  indiferentes  a  toda  essa transformação  social  e mudança  climática . Não será mais possível continuar  fingindo  não  ver  o  que  está acontecendo  ao  nosso redor ,tampouco pensar que tudo isso não seja nossa responsabilidade .

Salvar  nosso  planeta  é  responsabilidade  de  cada  ser  humano , espiritualista ou materialista . Mas acreditamos , em especial , que os ss que se consideram religiosos ou que os que se consideram religiosos ou que pelo menos possuam alguma inclinação  a  espiritualidade  devam se comprometer primeiro a rever seu estilo de vida e repensar  seus  hábitos  de  consumo .

Revista  SEICHO-NO-IE     -    págs  29, 30 e 31  Novembro  de  2015    
Comissão da  Seção :  Carlos Alberto da Silva, Marcos Roberto Silvestri Vaz Pinto, Milton Kazuo Norimatsu , Henrique Tsutomu Kubo , Flávio Gottardo de Oliveira 







Água    -  Conscientizar para preservar 

Não raro, o consumo em excesso esbarra na educação ambiental. Ou melhor, na falta dela. Há países em que a conscientização ambiental consta da grade curricular das primeiras séries do ensino básico. No Brasil, detentor de tantas riquezas naturais, essa prática é tímida

No estopo de medidas que conduzem as pessoas à consciência de combate ao desperdício, figura a individualização da água. “O simples faro de implantar o sistema de medição individual já resulta economia, pois, como as pessoas passam a pagar por seu real consumo, acabam mudando de comportamento“, diz Hubert Gebara. 

“É preciso ter em mente que a sustentabilidade é questão primordial e que a água é um ativo importante. Só para se ter ideia hoje, na capital paulista , a demanda do produto é igual à oferta “ , alerta Eduardo Lacerda , gerente-geral da Techem do Brasil. Para ele, quem mora em condomínio tem motivos mais que suficientes para contribuir para o consumo consciente . E , no que se refere à individualização , destaca tratar-se de medida tanto de justiça social quanto de economia, uma vez que 70% dos condôminos pagam mais que consomem . 

“O acompanhamento que fazemos demonstra que a individualização permite economia de 50% , independente do padrão do condomínio “ , garante . Uma vez que se torna responsável pelo pagamento daquilo consome , a pessoa acaba ficando mais consciente , relata Lacerda. 

A gestão de consumo também ajuda a detectar possíveis vazamentos , que chegam a 20 % nas unidades , de acordo com o gerente . “ Não podemos influenciar a vida no condomínio , mas oferecemos informações importantes.

É  BOM  SABER  E  AGIR ! 

. Ao utilizar um copo de água , são necessários pelo menos outros 2 copos de água para lavá-lo.

. No tanque , com a torneira aberta por 15 minutos , o gasto de água pode chegar a 279 litros .

. A lavadoura de roupas com capacidade de 5 quilos , o gasta 135 litros  .

. Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros

. Uso de mangueira com esguicho-revólver pode permitir uma economia de 96 litros de água por dia ! 

. Uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento resulta na perda de aproximadamente 3.785 litros de água por mês, por evaporação . A quantidade é suficiente para suprir as necessidades de água potável ( para beber ) de uma família de quatro pessoas , por cerca de um ano e meio , considerando o consumo médio de 2 litros /habitante por dia . Com uma cobertura ( encerado , material plástico ) , a perda é reduzida em 90 % . 

. Banho de ducha por 15 minutos com registro meio aberto consome 243 litros de água. Fechando o registro ao se ensaboar e reduzir o banho a 5 minutos, o consumo cai para 81 litros.

. Em banho com chuveiro elétrico também em 15 minutos com o registro meio aberto são gastos 144 litros. Com os mesmos cuidados em relação à ducha, o consumo cai para 48 litros. 

. Uma torneira pingando chega a gastar 46 litros por dia , ou 1.380 litros de água por mês .

. Fluindo em forma de filete, pode gastar de 180 a 3.200 litros de água por dia . Se a água estiver correndo normalmente , são jogados no ralo de 8,500 a 12 mil litros de água por dia. 

Fonte  - Manual  do Uso  racional  da Água    e  Sabesp
SECOVI  -  SP  CONDOMÍNIO     -   pág  19 



O  meio  ambiente  é seu  ambiente 

Veja  como  um  gesto  simples,  como   não  jogar  papel  de  bala  na  rua, pode  contribuir  para  salvar  a  natureza.

Desde criança, ouvimos que meio ambiente são os animais e as plantas , a natureza. Esquecemos que a origem da palavra meio ambiente significa o meio onde estamos, o local onde vivemos , trabalhamos , estudamos , enfim , todo e qualquer ambiente onde estejamos inseridos , envolvidos . Isto quer dizer então que todos os locais fazem parte do ambiente e , automaticamente , tudo o que está neste local também deve ser considerado como elemento integrante do meio .

Isso quer dizer que eu , minha família e amigos , e tudo o que fazemos está diretamente ligado ao meio ambiente ? É isso mesmo . Tudo,sem deixar nada de fora .

E nossas ações no dia-a-dia interferem nesse meio , de forma positiva ou negativa. Somos nós quem escolhe o que e como fazer. Sou eu, é você, quem decide se vamos economizar ou desperdiçar água ou energia, por exemplo. Se vamos produzir mais ou menos lixo . Se vamos reciclar , ou jogar na rua . A decisão e a resposta estão sempre nas nossas mãos.

É uma pena só lembrar do assunto ambiental quando ocorre uma catástrofe , um acidente . Já corremos o risco daqui a pouco não termos água boa para beber . Muitas espécies de animais e plantas já entraram em extinção .  Mas cada um pode colaborar , e de forma muito simples .

Se em casa , no trabalho , na rua , onde quer que estejamos , evitarmos coisas comuns , mas que prejudicam muito a natureza , podemos reverter parte desses problemas. Por exemplo , quantas vezes , até sem perceber , jogamos um papelzinho de balas na rua ? Pois é , esse papelzinho é plástico , demora cem anos para se decompor , se desfazer. E ainda por cima vai parar num rio . Isso mesmo , num rio , pois a chuva vai acabar levando-o para lá , e assim prejudica a vida aquática .  

Todos  podemos  colaborar  ,  sem  ter  que  virar  ambientalista  ou  se  dedicar  só  ao meio  ambiente  basta querer  e  mudar  pequenos  costumes  e  hábitos  .

Fonte   -    Revista  VIRAÇÃO    -  pág 25    -    Coluna  Verde 
Ano  3   n°  22   -  EDUARDO  ROMERO  - Tudo o que você deve saber sobre ecologia






Atitudes  corretas  e  responsáveis  em  favor  da  natureza

A  Educação  Fazendo  a  Diferença 

Aquecimento global, desertificação, desmatamento, pesca predatória, poluição, perda de biodiversidade e escassez de água. Quem já não ouviu falar destes problemas ? 

Não é de hoje que vemos estes temas tratados diariamente na mídia. E isso geralmente nos trás um sentimento de impotência diante da sensação de que  nada podemos fazer de forma individual. Mas é um engano.

Excetuando quesitos globais, muitas questões podem sofrer interferências locais. Ou seja, nossas ações individuais, que não requerem grande esforço para serem colocadas em prática , podem fazer  a diferença. Que tal começarmos com três atitudes simples de educação e consciência que podem facilmente ser assumidas por todos ? 

1 – Evite  o  desperdício  de  água  em  sua casa 

Ações simples e diárias, que dependem apenas da sua conscientização, podem racionalizar o desperdício e proporcionar grande economia de água. Veja os exemplos abaixo.

Escovar os dentes – Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, usando a água de um copo para enxaguá-los, pode proporcionar uma economia de até 11 litros.

Barbear – Fechar a torneira enquanto a água não estiver sendo utilizada para lavar as lâminas pode proporcionar uma economia de até 10 litros

Tomar banho  - Fechar o chuveiro enquanto se ensaboa corpo e cabelos, diminuindo o tempo de banho a 10 minutos no máximo, pode proporcionar uma economia de até 90 litros. Ou seja, com ações simples como essas você economizar mais de 100 litros de água por dia em sua casa. Pense nisso ? 

2 – Não jogue lixo na praia 

Todos nós gostamos de frequentar uma praia limpa com areia branquinha, mas pouco sabem que mantê-la limpa vai além do aspecto puramente visual. 

Canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas e sacos plásticos descartados de forma incorreta poluem os oceanos e podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos. Na próxima vez que for à praia, seja educado e consciente. Não custa nada levar um saco plástico para jogar seu próprio lixo e quando for embora levá-lo com você para ser descartado corretamente na lixeira.

3 – Seja  um  consumidor  responsável  

Se você soubesse que as maçãs estão acabando, não trocaria seu consumo por outras frutas? Pois é existem diversas espécies de peixes e cações que estão acabando e sua extinção depende de ações simples e imediatas de consumo responsável. A conscientização dos consumidores pode contribuir para a queda na demanda e no comércio. Basta parar de consumir essas espécies e substituí-las por outros peixes marinhos, por peixes de água-doce provenientes de criações sustentáveis, como salmão, truta, tambaqui e tilápia, ou por outros tipos de carne. 

Fonte –       Jornal    - POSTO  SEIS       pág  38  
Por  Marcelo Szpilman





POLUIÇÃO DO AR 

A poluição do ar sempre existiu de forma simbólica, mas teve um crescimento significativo com o início da Revolução Industrial, que usava o carvão mineral para gerar energia para as máquinas, cujo resultado da queima era de toneladas de poluentes lançados ao ar atmosférico. Desde então, passamos a conviver diretamente com a poluição como se fosse algo comum, consequência do "progresso" tecnológico.

CAUSAS

A poluição atualmente está presente em quase todas as grandes cidades do mundo, e algumas do Brasil , como São Paulo , Belo Horizonte e Rio de Janeiro, estão entre as mais poluídas do mundo. Essa poluição é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como carvão mineral e derivados do petróleo , como a gasolina e o diesel, cuja queima lança ao ambiente um alto nível de monóxido e dióxido de carbono. Responsáveis pela geração de energia dos setores industrial, elétrico e de transporte de todo o mundo, esses dois combustíveis são praticamente indispensáveis e realmente difíceis de serem deixados de lado.

PROBLEMAS  GERADOS 

A poluição ocasiona problemas de saúde, principalmente doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma, que acabam fazendo com que muitos adultos e crianças tenham que fazer tratamentos médicos anualmente. Além disso, a poluição também gera danos diretos aos ecossistemas: a chuva ácida é responsável pela morte de plantas, e animais, além de causar danos aos patrimônios históricos e culturais, pois corrói com o passar do tempo até mesmo prédios e monumentos. 

Outro problema gerado pelo aumento da poluição, é a alteração no clima. O efeito estufa, causado pelo acúmulo de gases poluentes que formam uma camada na atmosfera impedindo a dissipação do calor, aumenta a temperatura dos ambientes, mantendo o calor concentrado em camadas baixas da atmosfera. Alguns especialistas afirmam ainda, que já está acontecendo também a elevação do nível de água em oceanos, causando alagamento de cidades litorâneas e ilhas. Isso pode ocasionar ainda tufões e maremotos mais frequentes e intensos, além da extinção de diversas espécies de animais.

O  QUE  FAZER  

Com as notícias frequentes dos impactos negativos da poluição e do “avanço“ tecnológico, cientistas tem tentado encontrar medidas que possam solucionar ou amenizar esses problemas ambientais. O desenvolvimento de automóveis que emitem menores quantidades de gás carbônico, por exemplo, tem sido eficaz na redução. Milhares de carros atualmente são movidos à álcool, combustível que polui pouco. Além disso,  a tecnologia tem gerado equipamentos para as indústrias , também , que são menos poluentes e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Fonte  -  Revista  Bairro  Peixoto   -  Rio  de  Janeiro   -  Em  Foco







A  NATUREZA  PEDE  AJUDA


Nesta  reportagem procuraremos apontar as causas principais da destruição do Planeta Terra. Todos nós sabemos que o principal autor  das agressões à natureza é o homem, cuja ganância não tem limites. Ele gasta sem método os recursos naturais e usa as reservas de combustíveis fósseis  ( carvão , petróleo e gás natural ) sem pensar que elas um dia vão acabar. Usa também a energia nuclear, que é perigosa e deixa como resíduo produtos radioativos. Ele sabe tudo isso mas  não medem as consequências. Os homens que mandam hoje não pensam no mundo de amanhã, que é dos jovens. O direito a um século XXI ecologicamente sadio é nosso, não deles, que já estarão mortos.


Nossos pais e nossos professores estão com a gente, com a moçada que pinta a cara mas na verdade quer a cara limpa, no sentido da nobreza dos atos. O adulto que hoje tem na mão o poder de decidir tem uma cabeça oca e não está vendo que um dia a natureza vai mostrar que eles estavam errados quando judiavam do meio ambiente sem pensar no futuro. Dia virá em que o homem procurará um rio para beber água e ele estará podre, uma árvore para descansar na sua sombra e todas foram cortadas. Falo desses homens que hoje mandam nas coisas e nada fazem para preservar o patrimônio que não é deles. Os donos somos nós que criaremos nossos filhos no século XXI. Por favor, vamos preservar a natureza pois eu amo e não quero perdê-la.


Fonte  -    Jornal    SUPLEMENTO  JOVEM

Capa     TEMPO   JOVEM       número  21

Alessandra  Chichaveke  - Repórter  do Jornal Verde  (14 anos )

Escola Leonor  Cerdeira  - Itapeva    São Paulo



ESCOTISMO 

Ação  em  favor  do  jovem e do País 


Olhando o quadro conturbado das sociedades modernas e observando a presença crescente do jovem no noticiário policial, somos levados a pensar: haveria uma maneira de mudar essa preocupante situação  ?


A resposta é sim. Seria preciso que as nossas autoridades, incluindo entre elas os chefes das nossas Forças Armadas, voltassem os olhos para o escotismo, infelizmente tão esquecido pelos responsáveis pelos nossos destinos. Vamos tirar a meninada das ruas  , das casas de vídeo game  , dos bares  , das danceterias  , e levá-la para a montanha e para beira-mar , para os acampamentos próximos da natureza  , onde se aprende não a violência esbanjada pela televisão mas os princípios sadios da boa convivência e do trabalho pelo próximo  .

O escotismo é um movimento educacional para jovens, com a participação de adultos, voluntários, sem qualquer vínculo político–partidário. Ele procura valorizar pessoas de todos os níveis sociais e de todas as origens raciais  , seja qual for a crença religiosa, sempre com base nos princípios preconizados por Baden Powel.


É oportuno assinalar o respeito pelo semelhante abrange o resguardo do meio ambiente, que é bem comum. Por isso o movimento escoteiro está tão identificado com a ecologia. O jovem que dele participa vai aprender fazendo, e não mandando fazer, vai receber educação pela ação, vai desenvolver os hábitos de observação  , indução , dedução.


No movimento escoteiro se atribui importância fundamental à vida em equipe, alcançada plenamente nas tropas escoteiras. O jovem a elas integrado vai aceitando progressivamente as responsabilidades que lhe são atribuídas, nas tarefas ou em jogos e outras disputas.


O exemplo pessoal do adulto tem grande importância para a formação do jovem escoteiro, que vai aos poucos desenvolvendo a autoconfiança. Ele assume o compromisso de proceder eficientemente e com correção, de acordo com a lei escoteira, buscando aplicar técnicas úteis nos acampamentos e a agir sempre pensando que seu dever é praticar uma boa ação. O Movimento Escoteiro  é, antes de tudo, uma escola de cidadania, que tem como objetivo maior a formação do caráter do jovem  , esteio do nosso futuro
.

Vida  jovem  , agradável  e  útil    - União  dos Escoteiros  do  Brasil





CUIDAR  DE  NOSSA  CASA  -  O  MUNDO

 MORAL  - CAMPANHA DA FRATERNIDADE   - 2016


Deus  criou à sua imagem e semelhança e lhe deu toda planta  , animais,

Rios e recursos de vida para usar e cuidar  ( Gr .1.26 -31 )


Nossa casa é o ninho do nosso aconchego. Tanto melhor quanto mais tranquilidade e segurança ele oferecer. Cuidar de nossa casa é cuidar de nós mesmos. Nossa casa é semelhante às camadas que formam a cebola.  Começam com o miolo inferior de cada um onde a paz é fundamental. E então vêm as pessoas, o quarto, o ambiente  e a moradia, a vizinhança  , a cidade  , o país, o Continente e o planeta Terra que nos abriga. Descobrimos outros planetas vizinhos, e , mais longe, o Sol, as estrelas, formando as galáxias. Desta forma  , nossa casa é o mundo.
 

Na visão dos astronautas, o pequeno planeta que moramos é de um azul lindo, enquanto Marte é vermelho e Saturno rodeado de anéis. Este olhar de longe sobre a nossa casa faz perceber o quanto estamos juntos e dependemos uns dos outros para ter a tranquilidade e a segurança que desejamos. Deus cuida do cosmos inteiro e nos deu a Terra como nosso cantinho para morar e cuidar dele  . Aqui temos um presente e uma responsabilidade. Esta forma de ver e dizer parece romântica, mas é essencial para manter o bom senso sobre como assumir esta responsabilidade comum. A paz depende do nosso conjunto.


Neste ano, a Campanha da Fraternidade assumiu de modo ecumênico o tema “ nossa casa comum . É um tema preocupante com muitos sinais de alarme.   Há tempo o aquecimento global e outras ameaças tiram nossa tranquilidade na terra. Examinando a nossa responsabilidade nesse assunto, descobrimos um monte de causas como o desmatamento das florestas, gazes poluentes emitidos por carros, por sistemas de mineração e produção industrial, contaminação da água, lixo  sólido, lixo orgânico exposto, desperdício de recursos e energias; e tantas outras coisas. Nossa casa comum se arrisca ou a virar um deserto ou ser exterminada por doenças fatais. A ironia é que esse é só um lado dos problemas. Do outro lado estão formas agressivas e descontroladas de viver, que provocam tudo isto. O lado social tem um impacto determinante no ambiente de nossa casa comum.


Parece que a solução dos governos e políticos  ;  e nem damos tanta importância às discussões e aos tratados mundiais sobre o assunto. Mas há muito para nós também fazermos, a começar pela consciência dos problemas e por atitudes que podemos aprender. Aqui acontece  a nossa missão divina de cuidar da nossa casa  , o mundo.


Fonte    -  Revista  de Aparecida    -           pág 26    fevereiro , 2016

Pe .  Márcio Fabri  dos  Santos   , C.Ss .R






A  ÁGUA  POTÁVEL  PODE  ACABAR  
Nós   e   a  POLUIÇÃO  DA  ÁGUA 

A água nunca é pura na Natureza, pois  nela estão dissolvidos  gases, sais sólidos e íons. Dentro dessa complexa mistura, há uma coleção variada de vida vegetal e animal, desde o fitoplâncton, ao zooplâncton até a baleia azul. Dentro dessa gama de variadas formas de vida, há organismos que dependem dela inclusive para completar seu ciclo de vida  ( como ocorre com os insetos  ). Enfim, a água  é componente vital no sistema de sustentação da vida na Terra  e por isso deve ser preservada, mas nem sempre isso acontece. A sua poluição impede a sobrevivência daqueles seres, causando também graves conseqüências aos seres humanos.
A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios  e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos.
Todos nós estamos contribuindo para a poluição da água. Temos que rever os nossos comportamentos e criar bons hábitos de sua utilização. Poluímos a água nas diversas atividades  : 

               Na  indústria  , na agricultura e através  de nossas casas  , por exemplo  : 
                                    - águas de saneamento  ( esgotos residenciais  )  ;
                 Águas  de  lavagens  , sempre lavamos a roupa ou o automóvel  ;
                                    - descartes  de óleos  alimentícios e lubrificantes 
                                    - efluentes  industriais 
               Acidentes  na geração  ou transporte de óleos  e combustíveis 
                                   - utilização desordenada de defensivos  na  agricultura 

Fonte  -  JORNAL  OPÇÃO  NATURAL 
Capa  - Ano  I    Edição  04  Maio  / 2011 Distribuição  - GRATUITA 
   


Qualquer  quantidade
De  lixo  faz  mal 
Uma  rua  parece  uma  lata  de  
Lixo  quando  há  detritos  nela.

As embalagens de doce, latas de refrigerantes, jornais velhos e outros lixos dão a impressão de que ninguém se preocupa com a Terra. Além disso, o lixo pode ser prejudicial aos animais e pode até matá-los.
Todas as vezes que você estiver prestes a jogar fora um detrito, lembre-se que jogando o lixo no lixo estará protegendo algumas criaturas especiais.
Muitas vezes os animais adoecem quando comem pontas de cigarro, embalagens de plástico e isopor.
É bom saber que até mesmo um resto de fruta, uma maçã, por exemplo, atirada de um carro em movimento pode ser perigoso. Um animal que esteja farejando comida pode ser atraído para a estrada e ser atropelado.

Você sabia que os detritos levam muito tempo para desaparecer  ? 

Um pedaço de papel, por exemplo, leva um mês para voltar a fazer parte da Terra.
Uma meia de lã demora cerca de um ano, e uma lata de refrigerante caída no chão só desaparecerá daqui a 200 anos  !

O  que  você  pode  fazer:
-  Jogue os detritos  em latas de lixo, e  não  chão.
-  Se você encontrar lixo jogado no chão, apresse-se em colocá-lo numa lata de lixo  .
- Quando for passear no campo  , leve alguns sacos de lixo, para recolher tanto seus detritos, quanto os que encontrar pelo caminho.
- Organize uma “ caça ao lixo “ em sua escola. Reúna todo mundo para recolher os detritos em um parque  ou praça de sua cidade.

Fonte  -  Jornal    - DIÁRIO  POPULAR página 5 
DOMINGO  ,  06   de  junho  de  1999  

                 




VIVA  O  VERDE  - SERVIÇO 

Símbolo de  pureza

Perfumadas,  as angélicas encantam pelas formas
Delicadas e singelas,  veneradas no mundo todo,
Principalmente entre os meses de verão e outono,
Época de floração da espécie bulbosa

Originária do México, a angélica (Polianthes tuberosa) é uma espécie bastante ornamental encontrada, em duas versões: com flores simples ou dobradas. Sua haste longa e estreita dá origem a um aglomerado de flores brancas ou levemente rosadas. Segundo a engenheira agrônoma e paisagista Marina Tomioka, no país de origem é encontrada também na cor vermelha. A espécie bulbosa, ou seja, com raiz subterrânea em formato de lâmpada, tem sua floração entre os meses de verão e outono. Após esse período, as folhas começam a secar e o bulbo entra em estado de dormência, para voltar a florir em uma próxima temporada. Sem empecilhos para seu cultivo, a angélica requer apenas manutenção, como qualquer espécie vegetal. Atenção com as regas e quanto ao aparecimento de pragas e ervas daninhas, que devem ser eliminadas, são alguns dos cuidados básicos. “A ausência desse zelo pode causar crescimento desordenado ou perda de mudas“, explica Marina.

Fonte  -  Revista  -  Decorar mais por menos - ano 2014 
                                  





3  de  maio  - DIA  DO  PAU  BRASIL

No dia 7 de dezembro de 1978, o Pau Brasil foi declarada árvore nacional, portanto a única protegida por Lei. Com o nome científico de “Caesal-pinia echinata“, a árvore tem seu dia oficial comemorado em 3 de Maio. O Pau–Brasil é uma árvore de sol, presente na Mata Atlântica, com flor amarela e perfumada. Uma das mais características mais importantes é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, sua madeira é muito usada na fabricação de instrumentos musicais, especialmente, violinos, harpas e violas.
Até o século XVI, existia grande quantidade de Pau–Brasil na Mata Atlântica brasileira  - no trecho entre Cabo Frio ( Rio de Janeiro ) e Nísia Floresta  ( Rio Grande do Norte ), encontrando–se raros remanescentes ao sul da Bahia e no Engenho São Bento, no município de São Lourenço da Mata, em Pernambuco – que foi se extinguindo graças a história da exploração econômica do Brasil por Portugal. Quase não há edifício nobre em Portugal que não tenha um pedaço de mata virgem do Brasil resistindo à decadência que roeu a velha civilização portuguesa de conventos e palácios de reis. A madeira do cerne do Pau–Brasil foi usada para extração de corante para tingir tecido, para construção naval e civil e, atualmente, para a confecção de arcos de violino, viola , violoncelo e contrabaixo, graças ao seu peso e ao seu poder de curvatura, sendo hoje utilizado pelas melhores orquestras do mundo
Os indígenas chamavam o Pau–Brasil de ibirapitanga, sendo ibyri = pau / madeira e pytã = Vermelho, portanto pau vermelho, alusão à cor vermelha apresentada pelo seu miolo. Pernambuco foi o primeiro e talvez o único Estado que resgatou a dívida que tínhamos com o Pau–Brasil quando em 1967, a Universidade Federal Rural de Pernambuco enviou mudas para todas as capitais brasileiras, plantando, em 1973, cerca de 50 mil mudas no contorno da bacia hidráulica do Sistema de Barragens do Rio Tapacurá e , em 1988 , criando a Fundação Nacional do Pau–Brasil.

Fonte   -  JORNAL OPÇÃO  NATURAL   pág  8     Abril de 2014
Por Márcia  Renault 





COLUNA VERDE  
Tudo o que você deve saber sobre ecologia 

Veja como um gesto simples, como não jogar papel de bala na rua, pode contribuir para salvar a natureza 

Desde criança, ouvimos que meio ambiente são os animais e as plantas, a natureza. Esquecemos que a origem da palavra meio ambiente significa o meio onde estamos, o local onde vivemos, trabalhamos, estudamos, o que quer dizer então que todos os locais fazem parte do ambiente e, automaticamente, tudo o que está neste local também deve ser considerado como elemento integrante do meio.

Isso quer dizer que eu, minha família e amigos, e tudo o que fazemos está diretamente ligado ao meio ambiente? É isso mesmo. Tudo, sem deixar nada de fora. E nossas ações no dia-a-dia interferem nesse meio, de forma positiva ou negativa. Somos nós quem escolhe o que e como fazer. Sou eu, é você, quem decide se vamos economizar ou desperdiçar água ou energia, por exemplo. Se vamos produzir mais ou menos lixo. Se vamos reciclar, ou jogar na rua. A decisão e a resposta estão sempre em nossas mãos.

É uma pena só lembrar do assunto ambiental quando ocorre uma catástrofe, um acidente. Já corremos o risco de daqui a pouco não termos água boa para beber. Muitas espécies de animais e plantas já entraram em extinção. Mas cada um pode colaborar, e de forma muito simples. 

Se em casa, no trabalho, na rua, onde quer que estejamos, evitarmos coisas comuns, mas que prejudicam muito a natureza, podemos reverter parte desses problemas. Por exemplo, quantas vezes, até sem perceber, jogamos um papelzinho de bala na rua? Pois é, esse papelzinho demora cem anos para se decompor, se desfazer. E ainda por cima vai parar num rio. Isso mesmo, num rio, pois a chuva vai acabar levando–o para lá, e assim prejudicar a vida aquática.

Todos podemos colaborar, sem ter que virar ambientalista ou se dedicar só ao meio ambiente basta querer e mudar pequenos costumes e hábitos.

Fonte - Revista VIRAÇÃO n° 22 - Ano 3  
Eduardo Romero é jornalista e arte-educador     - em Campo Grande (MS) 



A Terra está doente 

Senhor, neste ano que se aproxima ao seu final, o Brasil, como  resto do mundo, vive preocupado com a pandemia da gripe suína ou influenza A, causada pelo vírus HINI. Mas há ainda outra pandemia mais global e permanente: a doença da Terra.
Senhor, o nosso planeta – “nossa casa” – está doente. Os sintomas são graves: as florestas estão sendo destruídas; o ar que respiramos nas grandes cidades, poluído pelo dióxido de carbono; as geleiras das altas montanhas e das calotas dos pólos estão se derretendo; os oceanos, contaminados. Como um organismo doente aumenta a sua temperatura, assim a “nossa mãe”, a Terra, está com febre. O aquecimento global do planeta, segundo os especialistas, é a maior ameaça à sobrevivência da espécie humana.
A destruição do meio ambiente é conseqüência indesejável de um desenvolvimento desumano. Na encíclica Caritas in veritate, Bento XVI advoga por um desenvolvimento mais humano, que seja sustentável, isto é, que possibilite a qualidade de vida, não apenas da geração presente, como também das gerações futuras.
Neste mês de novembro, a intenção geral do Apostolado da Oração pede que todas as pessoas do mundo, e de modo especial os responsáveis pela política e economia, se empenhem no cuidado da criação. Neste ponto, todos estamos necessitando de uma verdadeira conversão. Deixar morrer um doente, por falta de cuidado, é crime. Deixar de cuidar da Terra que tu nos deste, é um verdadeiro pecado. Converte-nos, Senhor, abre nossos olhos para que enxerguemos a nossa responsabilidade na situação de pecado em que vivemos.
A nossa vida é breve, Senhor. Eu sei que, um dia todos deveremos deixar a Terra, para encontrarmos contigo. Mas nós temos o dever de deixar esta morada limpa, em condições de alimentar e tornar felizes aqueles que nos sucederão. 
Segundo a Bíblia, quando tu nos criaste, nos colocaste em um jardim e nos deste todos os animais da Terra e todas as espécies vegetais, para garantir o nosso alimento. E viste tudo quanto havias feito, “e era muito bom” (cf. Gn 1,31). Tu nos confiaste o cuidado da criação. Agora que, a Terra está doente, faze com que saibamos cuidar dela, para que os que nos sucedam possam respirar com alegria, neste mundo que tu criaste. Que assim seja!

Revista Mílite - Novembro de 2009 - PADRE LUÍS GONZALEZ QUEVEDO
Rio de Janeiro 





CRISE  HÍDRICA

Brasil desperdiça  cerca de
37 % da água tratada

Segundo  o Ministério das Cidades, perdas são
Maiores no Amapá e em Roraima

São Paulo - O Brasil perde cerca de 37% da água tratada, segundo o relatório feito com base em dados de 2013  do Sistema Nacional de Informações do Ministério das Cidades. O desperdício é causado por vazamentos nos canos de distribuição, defeitos na rede, fraudes e ligações clandestinas. O relatório também mostrou que o brasileiro gasta em média, 166,3 litros de água  por dia, acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde:  110 litros.

Os estados que mais desperdiçam água potável ficam na região Norte: Amapá, com 76,5% e Roraima, 59,7%. Estados do Nordeste, que são afetados pela seca, também aparecem na lista: Sergipe perde 59,3% e Rio Grande do Norte, 55,3%. As menores perdas em 2013 foram registradas em Goiás  (28,8% ) e no Distrito Federal ( 27,3 %).

Em São Paulo, a Sabesp informou que esse índice de perda foi de 31,2% em 2013, menos que os 34 % que aparecem no relatório do Ministério das Cidades. Segundo a companhia de saneamento paulista, a perda com vazamentos em 2014 foi de 19,5% do volume produzido. Outros 10,5% foram perdidos por fraudes. A Sabesp afirma investir de R$ 1,45 bilhão no programa de redução de perdas desde 2009, o que fez o índice recuar 10 pontos. Outros 3 bilhões ainda devem ser investidos.
O índice de perda no Brasil é considerado alto por especialistas em gestão de recursos hídricos. Na Inglaterra, a média é de 20 % de perda nos canos. No Japão, a taxa é de 3 %.

Fonte  -Jornal   O  GLOBO    pág 5  -  25/01/2015  -





Qualquer quantidade de
Lixo  faz  mal

As embalagens de doce, latas de refrigerantes, jornais velhos e outros lixos dão a impressão de que ninguém se preocupa com a Terra. Além disso, o lixo pode ser prejudicial aos animais e pode matá-los.

Todas as vezes que você estiver prestes a jogar fora um detrito, lembre-se que jogando o lixo no lixo estará protegendo algumas criaturas especiais.
Muitas vezes os animais adoecem quando comem pontas de cigarro, embalagens de plástico e isopor.
É bom saber que até mesmo um resto de fruta, uma maçã, por exemplo, atirada de um carro em movimento pode ser perigoso. Um animal que esteja farejando comida pode ser atraído para a estrada e ser atropelado.
Você sabia que os detritos levam muito tempo para desaparecer?
Um pedaço de papel, por exemplo, leva um mês para voltar a fazer parte da Terra.
Uma meia de lã demora cerca de um ano, e uma lata de refrigerante caída no chão só desaparecerá daqui a 200 anos!

O que você pode fazer:

- Jogue os detritos em latas de lixo, e não no chão.
- Se você encontrar lixo jogado no chão, apresse–se em colocá-lo numa lata de lixo.
- Quando for passear no campo, leve alguns sacos de lixo, para recolher seus detritos, quando os que encontrar pelo caminho.
- Organize uma “ caça ao lixo  “ em sua escola. Reúna todo  mundo para recolher os detritos em um parque ou praça de sua cidade.

Fonte  - Diário Popular     Domingo , 06/06/1999





A água  do planeta 

A vida na Terra depende da água.  O consumo abusivo da água  está provocando grandes dificuldades no fornecimento deste valiosíssimo recurso natural para as pessoas e animais de muitas partes do mundo.
Um dos principais problemas surgidos neste século  em relação a água é a sua poluição crescente. Considera-se que a água está poluída quando não está em condições de cumprir as suas funções que desempenharia no seu estado normal ou natural. As utilizam a água não só para beber, mas também como vazadouro para todo o tipo de materiais e lixo de que querem se desfazer. Estas águas poluídas por numerosas  substâncias recebem o nome de águas residuais. Os mananciais vão-se acumulando de poluentes e gerando grandes riscos para a sobrevivência dos organismos que aí vivem.

A água que consumimos

Um cidadão europeu consome cerca de cento e cinqüenta litros de água por dia  , embora para sobreviver bastassem quatro ou cinco litros. No Brasil gasta-se em media mais de 200 litros diários por habitante  . Na maioria dos países  , a agricultura é a maior consumidora de água: ela consome mais de quinhentos litros por pessoa / dia . De 1900 até os dias de hoje, a superfície irrigada triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam  ; o resto evapora-se ou perde-se.

Água potável  e água tratada 

Considera-se que a água é potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente  , a maior parte da água dos continentes está poluída e não pode ser ingerida diretamente  . A potabilização é um processo caro e complicado, destinado a eliminar da água os poluentes que possam constituir risco para a saúde. Em alguns países  , as águas residuais são tratadas antes de serem lançadas nos rios ou nos mares  . Estas águas são consideradas depuradas  , mas não são  , normalmente  , potáveis.

Os mares e rios podem morrer  ?

Os mares e rios são considerados grandes vazadouros  , onde  são lançadas grandes quantidades de resíduos  . Os poluentes que maior risco representam para a sobrevivência dos ecossistemas são: o petróleo  , derramado em conseqüência de acidentes, por descuido ou voluntariamente; os produtos químicos provenientes do continente, que chegam aos mares e rios arrastados pela chuva ou descartes das cidades, e as águas residuais domésticas ou industriais. O Mediterrâneo  , o Mar do Norte , o Canal da Mancha e os mares do Japão são alguns dos mais poluídos do mundo.

Fonte  - JORNAL  OPÇÃO  NATURAL - pág 6    maio /2011  



ESPAÇO  ECO – ORLA
O  LIXO  FLUTUANTE e os  MARES 

Mais uma vez vou falar sobre o lixo flutuante que está nos mares  por causa da grave agressão que ele causa à saúde da fauna marinha. Os plásticos e outras embalagens  , provenientes de produtos industrializados  , estão cada vez mais presentes nas nossas praias e baías  . Quantidades enormes chegam às praias e são recolhidas diariamente pela limpeza urbana, porém, a maior parte permanece no mar, a deriva e não sofre decomposição. 
O plástico flutuante sofre fragmentação tornando-se mais perigoso ainda pelo fato de tornar-se acessível aos animais como falso alimento.  Oceanógrafos da Universidade do Rio Grande, FURG  , recolheram recentemente diversas tartarugas marinhas com problemas de obstrução intestinal  , em estado terminal. Os animais  , que ingerem o plástico encontrado na superfície  e no fundo marinho, não conseguem mais se alimentar e iniciam um processo de luta pela sobrevivência.
A cadeia alimentar fica contaminada e o plástico é transferido para outros animais maiores quando estes alimentam-se  de espécies menores que já contém plástico no estomago ou intestino  . As nossas ações diárias são importantes para que possamos parar este processo que já dura décadas.
Na semana passada, após as chuvas , naveguei na Baía de Guanabara com a minha câmera em mãos e registrei imagens muito tristes. Havia  toneladas de lixo flutuando próximo a orla e no centro da Baía. Qual é a origem desse lixo? Perguntei a mim mesmo  ! Os rios deságuam  na Baía são a principal fonte , junto com o que é jogado nas praias e não é coletado a tempo pelos garis. 
Já presenciei muitas embarcações lançando lixo no mar  , dentro da  Baía e fora da barra. 
Aqui  segue uma tabela resumida sobre o tempo que determinados materiais sintéticos levam para sofrerem decomposição quando em contato com a natureza : 
1) Jornais de 2 a 6 semanas   
2) Embalagens de papel de 1 a 4 meses 
3) Guardanapos de papel  13 meses 
4) Pontas de cigarro e palitos de fósforos 2 anos
5) Chicletes  5 anos 
6) Cascas de frutas  3 meses 
7) Nylon de  30 a 40 anos 
8) Copinhos de plástico de 200 a 450 anos 
9) Latas de alumínio  de 100 a 500 anos 
10) Tampinhas de garrafa, pilhas e baterias de 100 a 500 anos 
11) Garrafas de plástico  mais de 500 anos 
12) Pano  de 6 a 12 meses 
13) Vidro indeterminado 
14)  Madeira pintada 13 anos 
15) Fralda descartável  600 anos  
16) Pneus  indeterminado 
O vidro  , apesar de ter tempo indeterminado  , ao quebrar-se  , sofre desgaste por  atrito  com o solo e  não é tóxico. Todos nós temos responsabilidades para com o Meio Ambiente  em que vivemos , pois a nossa saúde está diretamente ligada a saúde dos sistemas naturais e suas populações e dependemos mais da Saúde dos Oceanos do que ela de nós.
                  Fonte  - Zona Sul  12
           de 20/06 a 20/07/2011   Trajano Paiva 
(fonte  Grippi  2001 , Lixo)




Água  : preserve  o que é de todos

A água é o elemento mais essencial para a vida de todo ser vivo. Sem ela não conseguimos conceber a atmosfera, o clima  , a vegetação  e a agricultura  como são hoje. Seiva do nosso planeta  , o equilíbrio da Terra  e o nosso futuro dependem do respeito e da preservação deste precioso líquido e dos seus ciclos. Sua  utilização deve ser feita de forma consciente para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis, Mas , infelizmente, parece que os homens  não estão sabendo protegê-la e planejar a sua gestão.
Paralelamente  andam juntos a sua carência quanto o desperdício e o descaso com o meio ambiente. Ano a ano se reclama de falta de água e continua a se descuidar das matas juntos às nascentes e no percurso dos mananciais. Reservatórios quase vazios e busca pela água.
Já se vai o tempo em que o ser humano vivia em equilíbrio com a natureza  . Era o tempo em que o homem só dispunha de recursos artesanais e só conhecia energias inocentes, a tração animal, a força dos ventos e cursos de água. A humanidade ainda ocupava pequena porção da terra e consegue viver no planeta sem destruí-lo  , prejudicá-lo. Hoje o homem inverteu essa situação num processo de degradação da criação  . O ser humano continua a perigosa escalada de exploração da Terra, mesmo sabendo que os seus recursos não são inesgotáveis. O domínio se transforma em risco de destruição.
O homem tem hoje o poder de destruir o lar que Deus preparara para seus filhos e cuja preservação lhes confiara. É preciso criar uma nova mentalidade  . Trata-se de superar o egoísmo, a ganância  de possuir a qualquer preço. Trata-se de ser escrupulosamente  preocupado  em preservar e conservar o ar  , a água , a flora e a fauna , que são elementos necessários ao próximo.
Na semana passada comemoramos o Dia Mundial da Água instituído em 1992  . Como bem diz a Declaração  Universal dos Direitos  da Água  , o elemento faz parte do patrimônio do planeta. Assim a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia . O equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos  , por onde os ciclos começam  . Sua proteção constitui uma necessidade vital  , assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. Portanto, preserve a água e cuide bem do nosso planeta.
É mais uma oportunidade para que os grupos gerados  a partir da CF 2011 retomem a discussão e o fortalecimento de uma Pastoral do Meio Ambiente  possa continuar ajudando na criação de uma nova mentalidade  , como nos dizia  Beato João Paulo  II.

Mãos  à obra  !

Fonte – Testemunho da fé  - Côn Manuel Manangão –
Vigário episcopal para a Caridade Social 



OLHA  SÓ
Fique de olho na torneira

Muito se fala sobre economizar água  - que devemos usá-la  com cuidado e que este tão precioso líquido está acabando. Vamos tentar esclarecer algumas dúvidas básicas e dar umas das dicas.
O nosso planeta é composto, na sua maior parte  , por água  , mais precisamente 66% dele é feito de H2O. Vista de cima , a Terra parece até uma imensa piscina. Daí vem o nome  “ Planeta Azul “.
Porém , mesmo em grande quantidade, apenas 0,5% dessa água é de fácil alcance: 97,5% se encontra nos oceanos e 2 % , nas geleiras e subsolo ( aqüíferos ). Para dessalinizar  - tirar  o sal – a água do mar, gasta-se muito dinheiro.
Onze países da África e nove do Oriente Médio já não possuem água. Mas outros países mais próximos daqui como México e Estados Unidos, estão começando a sofrer com esse problema. É , mesmo que o Brasil tenda a ser o país menos afetado com isso, é bom não vacilar na torneira nem no chuveiro. O Aqüífero Guarani, na Região Norte, é a nossa maior reserva  ,com 70%  de toda nossa água. Para piorar a situação , cientistas preveem  que, ao contrário da antiga ideia de que a água seria uma “fonte eterna “ , em 40 anos as reservas estarão esgotadas. Mas o que fazer para adiarmos tal situação, ou até mesmo fazer com que ela ocorra?
Um cano pingando desperdiça 80 litros por dia. Já uma torneira mal fechada vale 180/dia, o equivalente a 90 daquelas garrafas de refrigerante grande! Viu como economizando aos poucos, a situação pode ficar muito melhor  ?

Fonte – Estadão – O Estadinho    29/07/2006





AMAZÔNIA  

Um patrimônio vivo de  Arte  , Beleza e Luz

Não sei se o leitor já teve a oportunidade de conhecer a floresta Amazônica, de tomar um banho de igarapé. Se já foi “tocadopela majestade das árvores ou pela exuberância das cores. Se já se banhou com o frescor da noite ou, se embriagou com os perfumados aromas da floresta? Não sei se o leitor já passou por um “ instante mágico “ – a surpresa da alma ante uma inteligência misteriosamente indissolúvel de tudo que existe. Tudo isso pode ter pouco valor para as empresas ou para o Governo. Alguns não vêem a floresta nada mais além de um reservatório de matéria prima passíveis de se transformar em dinheiro, mas a floresta é de valor incomensurável para quem a ama, e tem nela uma fonte de prazer e realização.
A floresta interage com todos os seus elementos. Cada um deles é importante como um elo de um equilíbrio  maior do qual todos dependem. Assim como a floresta, quanto maior a variedade de raças, culturas e religiões: maior o equilíbrio, harmonia e a riqueza do Criador, que em tudo se apresenta com arte, beleza e luz. O Brasil, embora jovem entre as nações, já esbanje numerosos elementos em sua “ sopa cultural “. Para cá convergiram gente de todos os lugares: cada qual com sua  “ cor “ , contribuindo para o maior esplendor de nossa cultura. O índio entretanto, aqui sempre esteve, constituindo por isso a matriz mais original de nossa cultura. Os índios convivem com a floresta a milênios sem destruir nada, nós chegamos a pouco tempo e já estamos destruindo tudo. E ainda somos nós o “ civilizado “ , e eles , o “ selvagem “.
Apesar da imposição da cultura ocidental, a cultura indígena está profundamente inserida na identidade nacional. O índio, a Floresta Amazônica, e a onça pintada, tal qual o samba, o futebol e o carnaval são ícones da nossa cultura e de nossa terra, os quais nos orgulhamos. Entretanto a amplitude do conhecimento indígena permanece desconhecida da maioria da população. Conhecemos um pouco de sua arte, exposta em lojas e museus, mas quase nada de sua medicina, religião e tradições. Precisamos resgatar essa cultura, que também é nossa. Podemos talvez, misturar as tradições, acrescentar alguns “ingredientes“ , mas sem perder as origens.
O desafio que se apresenta é recuperar elementos perdidos ou desconhecidos da cultura indígena, principalmente agora quando grande parte da floresta Amazônica se encontra em processo de se transformar em cerrado, pasto ou algo pior, é que precisamos nos conscientizar que não será possível perder a Amazônia, sem que se perca também a nossa cultura. O Brasil é um país que tem a maior floresta do mundo  - um patrimônio vivo de Arte , Beleza e Luz, o qual todos amam, mas somente  nós, brasileiros, nos identificamos.

Fonte  - Jornal  Prana  Universo Holístico  setembro /2013   
Por  Ricardo é prof de Física  e editor do Jornal Oxigênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.