terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A vida é de quem aprende


Ele recebeu um belo cartão de Natal  , com palavras simples e contundentes : Caro amigo  , sabia que há 10 anos a gente não se vê  ? Mas  , mesmo à distância  , continuo sendo seu fã número um sonhando com a possibilidade de um dia desses  , quem sabe  , a gente  , enfim  , conseguir encontrar-se. Para você e sua família, um Natal de alegria imensa  e um Ano Novo dos mais gratificantes  “ .  Esse cartão mexeu com ele. Primeiro, porque se espantou ao ler "há dez anos a gente não se vê". Como pode?! Um amigo de quem ele gosta tanto! Segundo, porque se lembrou de que na verdade o amigo o procurou várias vezes, anos atrás, para marcarem um encontro, mas ele sempre esteve ocupado  , nunca conseguiu abrir um espaço em sua agenda para vê-lo. 
Veio a emoção  , pelo cartão recebido e pela proximidade do Natal. Resolveu então, ele próprio, buscar em sua lista aqueles amigos a quem gostaria de enviar cartões. Cada nome, uma história: Nelson  , o colega de trabalho que ele admira e com quem combinou um almoço que acabou nunca acontecendo; Júlio, o amigo que gosta de pescar, com quem prometeu ir um dia ao Pantanal  , mas nunca foi  ; Nelma, a amiga de infância que inúmeras vezes pensou em convidar para um jantar em sua casa; Alberto, o ex-chefe que se aposentou e que ele sempre quis visitar, mas nunca foi. 
A sucessão de lembranças trouxe uma amarga constatação: ele tem vivido menos do que deveria  ou queria. Então entendeu aquela observação do filósofo Heráclito: às vezes vivemos como se estivéssemos ausentes, como se estivéssemos em um grande sono. Veio-lhe à mente uma frase:  a vida é mestre de quem aprende  !  O cartão recebido e a lista de amigos à distância tem algo a ensinar para ele agora: que precisa rever suas prioridades , repensar o uso que tem dado ao tempo, fazer menos algumas coisas, fazer mais o que traz gratificação. Vem dedicando um tempo excessivamente limitado à vida, concentrado apenas no trabalho. Precisa buscar o equilíbrio, pois a ausência de harmonia entre as várias faces da vida mais cedo ou mais tarde trará questionamentos e contestações amargas.

EQUILÍBRIO 

O trabalho produtivo e realizador certamente é uma das dimensões mais importantes da vida de uma pessoa saudável.  Ter uma ligação efetiva com o trabalho  , encontrar motivação, sentir–se útil e reconhecido, ter prazer em fazer o que se faz – tudo isso é fundamental para uma vida plena. Mas há outras dimensões  : a convivência familiar  , as trocas com os amigos  , o lazer  , a espiritualidade  , o desenvolvimento pessoal. 
Uma das principais razões pelas quais as pessoas reduzem seu espaço vital é a perda da sensibilidade, da capacidade de sentir emoções. A vida do trabalho impõe regras de eficácia  e entre elas está a aquela que orienta para o controle das emoções. Porém o exagero  no controle emocional acaba nos tornando excessivamente “ racionais “ e  “objetivos “, afastando-se de coisas que são importantes para nós, como um maior convívio com os filhos, com os amigos, a busca de uma atividade de lazer.  Sim, devemos ser objetivos  e racionais, mas sem perder a emoção que nos aproxima dos outros e da vida, que traz a verdadeira gratificação, que motiva para maiores e melhores realizações.
O Natal tem uma forte simbologia para os cristãos. Tem a capacidade de despertar as emoções e a esperança  de que a vida pode trazer grandes presentes. Remete à infância  , a bons momentos  , traz lembranças dos que se foram  , relembra de dimensões muitas vezes muitas vezes esquecidas – pureza  , alegria genuína  , espiritualidade. É um bom momento para rever as prioridades  , pensar sobre o que se tem deixado de fazer mais  , o que se deve fazer menos. Uma boa oportunidade para a pessoa perguntar: que dimensão da minha vida tem sido negligenciada  ? Nessa ocasião  , vale a pena  “ crer para entender “ , usando a expressão de Santo Agostinho. Primeiro  , creia que a emoção é uma dimensão das mais importantes da verdadeira compreensão  - e deixe-se emocionar. Depois, olhe sua vida  com os olhos da emoção e veja que dimensões importantes estão sendo relegadas  .Por fim  , ainda com os olhos da emoção , tome uma resolução de mudança  . O Natal é uma oportunidade que a vida traz. E a vida é mestre de quem aprende ! 

Fonte  Jornal  
-Ricardo  Xavier  de  Almeida  Prado  , administrador de empresas  , é presidente de 
Manager  Assessoria  em  Recursos  Humanos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.