Comportamento




Colecionadores  de  problemas 

Ai , ai...Problemas …Quem  não  os  tem  ? Pequenos , sérios , pesados , aos montes , bobos, paralisantes … Há para todos os gostos ! Quais são ops seus problemas hoje ? 


Há duas categorias básicas de problemas .A primeira é dos problemas reais ,que são aqueles indiscutíveis e que fogem completamente do nosso controle – uma doença , morte, alguém ama-do se afogando nas drogas , uma falência , traição …

Esses problemas que nos fazem parar e perceber todas as outras coisas como bem menores    e menos importantes . Muitas vezes  nos levam a  reconfigurar  nosso olhar sobre nós mesmos e nossa existência . Estes devem ser vividos com todo respeito e intensidade que pedem . 

Agora , há  outra categoria  de problemas , daqueles que são  fruto  da nossa  percepção , da interpretação que damos  os fatos . A eles que quero  me dedicar neste texto  com você !  Até porque esses podem ser transformados e ousaria dizer que provavelmente sofremos mais tempo das nossas vidas por eles … 

Como toda percepção atravessa aquilo que somos e é contaminada por nossos sentimentos , convicções , anseios e receios , não seria extravagante pensarmos que outras pessoas vivendo a  mesma  situação que a gente poderiam  interpretá-la de um  modo completamente diferente . Hum … Será , então , que  tudo aquilo que carregamos como  problemas precisam ser neces-sariamente problemas ? Será que confeccionamos sofrimentos ? 

Parece louco , não ? Mas muitas vezes , sem percebemos , criamos nosso próprio sofrimento . Se pararmos para pensar , o grande embaraço não são os fatos em si , mas a forma os perce-bemos .

Qual a função dos seus problemas na sua vida ? Para que você precisa dos problemas que tem hoje ? Qual o lugar que eles ocupam na sua vida ? Muitas vezes os problemas nos dão um certo status ...Fazem com que nos  sintamos “ santos “ e  vítimas das circunstâncias  e das pessoas , nos ajudam a  terceirizar a  responsabilidade pelos  nossos fracassos , a nos sentirmos no con-trole ou “superiores “ a alguém “ ingrato” … Será  que  o mundo é tão ruim e interesseiro assim ou nós é que criamos  expectativas secretas e  rígidas sobre como  as pessoas deveriam agir ? Será que projetamos no outro  os sentimentos e frustrações  que não aprovamos em nós mes-mos ? 

Um  modo  maravilhoso de nos conhecermos é  percebermos  os julgamentos que fazemos re-petidamente do outro e tentarmos descobrir o que diz sobre nós . Os nossos problemas geral-mente contam muito mais sobre os fatos …São frutos da nossa percepção , da nossa forma de enxergar a nós mesmos e ao mundo .

E então , o que os seus problemas podem te ensinar você ? 

Fonte  JORNAL  SAL  TERRA  -  TEMPERANDO  VIDAS 
Outubro -  Novembro   2014     -   CÁ  ENTRE  NÓS  
Dra  Gabriela  Maldonado  Cavalcante Ribeiro   - Psicóloga  - CRP 05/37735







Indignação    para  que  serve ?

A indignação é um sentimento . Surge de repente como uma espécie de revolta interior diante de algo que nos parece inaceitável . A  palavra indignação  tem a ver com dignidade que é ne-gada ou violentada . Ao percebermos isso , nós revoltamos . 

Compreendo  a  indignação 

O sentimento de indignação não vem por si mesmo . Ele depende de outros fatores para surgir . Na verdade , é preciso ter capacidade para se indignar , ou seja , indispensável ter o senso ou a percepção do que é digno para si e para as outras pessoas .Quem não tem  essa percepção, não é capaz de  se indignar . Por isso , muitas vezes acontecem  coisas graves e existe gente que  não “  está  nem  aí  “ . Elas  não  têm o senso  da  dignidade . Assim , a indignação é uma capacidade que  precisa ser  alimentada : firmar na  consciência a dignidade que temos como seres humanos .

A indignação tem a as qualidade , isto é , pode ser boa ou ruim . Há gente que só fica indignada quando os seus próprios interesses são lesados . É o tipo de indignação egoísta e geralmente hipócrita . Nesse caso , o importante , na verdade , não é a dignidade que está em jogo , masos interesses próprios . Uma indignação bem formada sabe ter em conta a dignidade de todas as pessoas na vida social.

As  informações  sobre  a  indignidade 

Nossa indignação depende ainda de ser bem informada . Nós sabemos como a dignidade está sendo tratada , através das informações . Podemos estar  mal informados e assim também nos enganamos na indignação .

Talvez o problema maior que hoje enfrentamos está no número tão grande de informações que recebemos sobre fatos que desrespeitam radicalmente a dignidade humana . Por serem tantas informações , a tendência acaba sendo a de a gente se “ acostumar  com  a  indignidade “ . A não ser que os fatos nos atinam mais de perto , a  indignação  já  era !

O  que  fazer  com  a  indignação ? 

A indignação é uma riqueza humana que precisa ser educada . É preciso saber lidar com ela . Já sabemos que agir sem pensar , sob o impulso da indignação , pode levar-nos ao erro . Um exemplo claro são os casos de assalto . A primeira coisa então é pensar antes de agir .

Mas " esfriar a cabeça " não quer dizer esquecer a indignidade que acontece . Caso contrário , a indignação se reduz a um sentimento passageiro. É importante que  ela provoque uma ação ética que leve à pergunta : o que podemos fazer para que essa indignidade não aconteça ( de novo ) .

Hoje , com tantas notícias sobre desmandos e inustiças cometidas , ficaríamos perturbados se não filtrássemos  nossas  emoções  diante delas . Mas aqui também é  preciso tomar cuidado para não perder o senso da dignidade e passar a aceitar tudo como fosse normal. Diante das informações ,é fundamental manter viva a consciência sobre a dignidade das pessoas que está em  jogo  nos fatos  e  notícias . 

Fonte  Revista  de Aparecida   -  pág 6   -  Moral  Cristã 
Pe. Dr. Márcio  Fabri  dos Anjos  - Teólogo  e  Missionário  Redentorista 




 

O MARCENEIRO E AS FERRAMENTAS

Contam que , em uma marcenaria , houve uma estranha assembleia .

Foi uma reunião onde as ferramentas se juntaram para acertar suas diferença. Um martelo estava exercendo a presidência , mas os participantes exigiram que ela renunciasse. A causa ? Fazia demasiado barulho e, além do mais,passava todo tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa , mas pediu que também fosse o expulso o parafuso , alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo.Diante do ataque, o parafuso concordou ,mas, por sua vez ,pediu a expulsão da lixa . Observou que ela era muito áspera no tratamento com os demais , entrando sempre em atritos .

A lixa acatou , com a condição de se expulsasse também o metro , que sempre media os outros segundo a sua medida , como se fosse o único perfeito.

Nesse momento,entrou o marceneiro , juntou todas as ferramentas e iniciou o seu trabalho . Utilizou o martelo , a lixa ,o metro ,o parafuso … E a rústica madeira se converteu em belos móveis , úteis e funcionais …

Quando marceneiro foi embora para casa , as ferramentas voltaram à discussão . Mas o serrote adiantou-se e disse :

- Senhores , hoje ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades , ressaltando nossos pontos valiosos... Portanto, em vez de pensar em nossas fraquezas , devemos nos concentrar em nossos positivos …

Então,a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força , a lixa era especial para limpar e afinar asperezas , o metro era preciso e exato .

Todos se sentiram como uma equipe, capaz de produzir com qualidade… E uma grade alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalharem juntos .

. . . .

O mesmo ocorre com os seres humanos . Quando uma pessoa busca defeitos em outra , a situação torna-se tensa e negativa . Ao contrário , quando se buscam com sinceridade os pontos fortes dos outros , florescem as melhores conquistas humanas .

É fácil encontrar defeitos ? Qualquer um pode fazê-los…

Mas encontrar qualidades ? Isso é para os sábios;


Folheto - CONFEITARIA BY LOPES - ( autor desconhecido )










Excesso  de  mensagens ( 2) 

Todo o som excessivo faz mal para o ouvido . Música com os microfones estourados é com o bolo estragado e  por isso, intragável .Torna-se inaudível .Música alta demais fica insuportável . Cantores que gritam ao  microfone mais irritam do que encantam . Pregadores que gritam para sua assembleia mais ferem do ferem que ajudam . 

Excesso de repetição da mesma piada , dos mesmo provocam mais mal do que bem . Algumas pessoas gostam de repetição , mais a maioria não . . O povo quer algo novo , diferente e talvez seja por isso que o  cantor nos salmos dizia : “  Cantai  ao  Senhor  um  canto  novo  e  diferente “ ( SL 33 ) .

A moça que para não sair do palco e fazer valer a sua música cantou-a nove vezes saiu vaiada e acabou  excluída do festival porque cantou demais . Aqueles que se sentem chamados a comunicar a fé , atentem para isso : excesso de cartazes e placas deixam a rua mais feia .  Excesso de pregação e de insistência no mesmo tema pode descambar para fanatismo ou farisaísmo .

                        Religião  na  dose  certa  e  com  equilíbrio  pode  significar 
                         alto  índice  de  cidadania  .  Excesso  de  religião  , o oposto  !

Aquele  piedoso padre que na sua  capela do interior todos os dias põe para fora da Igreja , pelos alto falantes , a  reza do rosário talvez não tenha pensado que ,enquanto agrada aos católicos , prejudica os outros religiosos que não são obrigados a ouvir aquelas preces .

Aquele pastor que faz  pregação lá em cima no  morro talvez não esteja lembrado de que a Constituição garante aos que não são da  Igreja o direito de não ouvi-lo . Está indo contra a lei . Religião na  dose certa e com  equilíbrio pode significar alto índice de cidadania . Excesso de  religião , o oposto ! .

Alguns para serem ouvidos dizem coisas profundas e interessantes que prendem a atenção das pessoas . Elas os procuram para ouvi-los . Outras, gritam Excesso de mensagens quase sempre acaba em desrespeito .

Já viu aquelas discussões onde todo mundo quer falar,todos gritam e ninguém escuta ? Pois esse o quadro do mundo atual  . Descubra como enfrentar esse problema sem tornar-se mais um  gritalhão de plantão . Ao que tudo indica , Jesus procurou  pre -gadores,e não gritalhões e tagarelas . Falar  mais  alto  uma  ou  outra  vez  faz  sen-tido  . Gritar o  tempo  todo  é  ruído  . Palavra  de  Deus  é  o que  não é .  

Fonte   -  Jornal  O  SÃO  PAULO    pág  A 2   
23  de  abril  de  2008     -     FÉ  E  VIDA    -  PADRE  ZEZINHO , SCJ






'  Fuge  tace  quiesce  '

Nestes dias , lendo os apoftegmas dos " Padres do Deserto " , me encontrei com um fato do abade Arsênio no qual um jovem monge pedia o que fazer para viver a vida eterna e possuir a paz interior . Arsênio responde com estas palavras : " Fuge  tace  et  quiesce " . São palavras que trazem em si mesmas uma mensagem para todos os tempos , são úteis para as pessoas que querem viver em sintonia com Deus . O ser humano perece claramente quando as coisas ou as pessoas se tornam tropeços para sua realização . Hoje pode ser que não pensamos mais como os " Padres do Deserto " , mas na verdade são atitudes úteis para a nossa vida cotidiana . 

" Fuge " : essa palavra significa fugir . Mas fugir de quem ? Fugir de tudo o que pre-judica . Deveriam traduzir " tomar distância " para se conhecer melhor a si mesmo  , para ter uma visão mais autêntica de nós mesmos .Sem uma distância , não seremos nunca pessoas capacitadas para decidir seriamente sobre a nossa vida .A Psicologia convida a esse distanciamento para ter uma  ideia melhor da nossa liberdade e das nosas escravidões . Diante dos perigos , há quem diga que é necessário enfrentá-lo e não fugir dele .

Na verdade , eu não concordo muito com essa ideia . Por que enfrentar quando é possível fugir ?  Nós não pedimos a  Deus no Pai nosso que ele nos " livre das tentações " ? Deveríamos pedir ,sendo alguns que Deus não nos livre das tentações , mas que não nos jogue nas dificuldades . Dificuldades são boas , úteis para se avaliar . 

" Tace " : silencia . O silêncio é também caminho de santidade . Se não podemos de forma alguma no barulho desnorteador auscultar a si mesmo e aos outros,muito mais para saber distinuir a voz de  Deus só é possível através do silêncio .O silêncio é um exercício duro,fatioso .Ficar hora em silêncio ,criar ao nosso redor  espaços de si -lêncio,oásis de silêncio onde podemos reunir em nós mesmos os  elementos  de dis- cernimento . Há momentos para falar , mas momentos para silenciar e para escutar . 

O silêncio agride os que não têm dentro de si harmonia.Escutar a Deus nos leva sem dúvida a um silêncio mais profundo no qual as palavras perdem sua força .

" Quiesce " : a palavra sinifica " encontrar a paz".É a distância que tomamos das coi-sas e das pessoas . É do silêncio que fazemos que era em nós verdadeiro silêncio.A paz não nasce em qualquer luar,ela deve ser semeada ,cultivada.A doença do mundo de hoje é a angústia . Uma angústia terrível porque vivemos apressadamente e não temos tempo de ter momentos de profunda paz interior . Podemos corer o dia todo , mas sempre durante um dia é necessário encontrar  " oásis de paz , de silêncio " , onde estamos só nós e Deus , e só .

São três pequenos conselhos do antigo e ... novo ser humano . Necessários para poder penetrar mais a fundo o poço do coração , onde no seu  mais profundo centro está  o Deus da vida e do amor . Experimenta um pouco e verás . 

Fonte   -  Jornal  O  SÃO  PAULO    - pág  A2  - ESPIRITUALIDADE
23  de  abril  de  2008   -     FREI  PATRÍCIO  SCIADINI , OCD 











Formação  da  identidade  pessoal 

A  PSICOLOGIA  NOS  ENSINA 

A formação da  identidade pessoal ocorre durante um longo processo que se inicia nos primeiros anos de vida, quando a criança começa a distinguir-se dos outros objetos e  pessoas. Começa a se perceber diferente dos demais. Lá pelos 2 - 3 anos , quando domina a  fala e a locomoção, já é capaz de referir-se a si própria apontando com o dedo para si quando alguém lhe pede para mostrar quem é a  pessoa que tem seu nome . É uma  identidade ainda rudimentar principiante, mas que lança as primeiras bases para a construção de uma identidade mais definida que vai ocorrer no período da adolescência e início da  juventude. Ela estará consolidada e bem definida quando o  jovem é capaz de governar-se a se orientar-se pelas próprias convicções, e tenha formado um quadro referencial de reconhecimento e de aceitação dos próprios limites a mesmo tempo que respeita as diferenças que percebe nos outros.

Dois elementos inseparáveis na  formação e consolidação da própria  identidade vêm com a conquista da subjetividade e individualidade . Por subjetividade aqui entendemos todos os processos interiores de  pensamentos e  sentimentos ( razão e emoção ), mormente os  emotivos que dão uma  tonalidade á maneira de  ser do sujeito , que o distinguirá dos demais .Sua subjetividade se manifestará na maneira como lida consigo mesmo, como este se reflete em seu interior e como maneja suas  emoções na forma de expressá-las ou reprimi-las . A subjetividade diz respeito , portanto, ao seu modo  pessoal de interpretar o que acontece dentro dele e como perceber o  mundo que entra nele e com o qual se põe em relação .Ao mesmo tempo em que vai tomando,consciência de sua subjetividade, também vai se apoderando de sua  individualidade vendo-se como  sujeito de sua  história  pessoal e sua  unicidade irrepetível .Essas  aquisições da  subjetividade e  individualidade não ocorrem  espontaneamente com o crescimento .Vários fatores podem favorecer ou dificultar esse processo ou mesmo impedir que se complete com relativo sucesso .

São frequentes os casos de pessoas que mostram pouco senso de auto-pertença e percepção  realista de quem realmente são. Há os casos mais sérios em que a  identidade nem chega a se formar , são pessoas com uma  identidade  difusa (para não dizer confusa ) onde se manifestam totalmente dependentes das  decisões alheias para se relacionarem com o  mundo que as cerca . Têm  dificuldade, por exemplo, de dizerem com  clareza o que realmente querem , sentem ou pensam. Mostram-se  inseguras quando são forçadas pelas situações a tomarem alguma decisão . Se as tomam é sob  forte  pressão da ansiedade e sofrimentos  interiores. Não sabem dizer quem são , pensam com a cabeça dos outros .  ( " penso como ele " )  e se tornam extremamente volúveis e  dependentes de alguém. Como se vê , a  formação da  identidade  pessoal com os componentes  subjetivos e  individuais integrados não são decorrências  lógicas do  crescimento  biológico  e etário . 

Fonte- Revista  O  Mílite  - pág  doze   -  primeira  parte 
Agosto  de  dois mil e sete   -  PADRE  DEOLINO  PEDRO  BALDISSERA - SDS
PSICÓLOGO E  PROFESSOR 





A  CORRUPÇÃO  É  PARCEIRA  DA  DESIGUALDADE

Faz  tempo  que  todo  mundo sabia que  a  corrupção  andava  pelos  meios  políticos e também manchava  outras  relações  profissionais  ,empresariais , comerciais. Hoje ela tem mais evidência  política e parece que cresceu muito nos  últimos  tempos.

O que a gente talvez não imaginava era o problema de segurar seu crescimento e conter seus desmandos . Hoje os  sinais de  corrupção aparecem  escancarados em nossa frente e não conseguimos um  jeito  eficiente de a enquadrar . Por que  será que isso é tão difícil ?

É que a  raiz da corrupção é  profunda e contém muitas ramificações escondidas. A principal delas é a desigualdade entre as pessoas . A  desigualdade é uma grande  corrupção que passa desapercebida .Corrompe o princípio fundamental sobre a necessidade que temos da ajuda  mútua em nossas limitações e diferenças. Pois nossas  fragilidades e  diferenças , são transformadas em  chance de  lucro naquilo em que os outros se acham mais  fortes .Com isso corrompemos os sistemas de  confiança em nossos relacionamentos,corrompemos nossas  esperanças , e pode esquecer a  tranquilidade e a  paz na  vida.

A corrupção se instala na sociedade de tal modo que o sistema corrupto em que vivemos nos parece normal.

Transformamos a  desigualdade em leis que nos regem. Assim é fácil de entender por que alguém recebe  cinco mil reais como simples auxílio moradia achando que é  ético porque é legal . Mas a  ética passa longe . Outros recebem três vezes menos que isso , tendo que trabalhar um mês inteiro. A  desigualdade dá ao  corrupto  poderoso inteligentes advogados que sabe como livrá-lo da prisão . Enquanto isso as prisões estão cheias de  gente que passa anos esperando para a primeira avaliação de sua  acusação por questões bem menores.

Isso significa que a  desigualdade se organiza para defender sistemas de  corrupção que se instalam na  sociedade e se legalizam . Na hora de fazer o processo de contenção e reversão dos sistemas corruptos , as pessoas que decidem as mudanças são em  grande parte as mesmas que vivem de  privilégios e estão interessadas na continuidade dos sistemas . Do outro lado se corrompe  a  cabeça  e o coração de todos nós . Assim um  esportista pode ganhar em um ano o que a gente não ganha em dez vidas de trabalho ; mas assim mesmo torcemos numa boa achando que tudo isso é normal.

A conclusão não é de forma alguma detestar políticos,  juristas, esportistas e tantas  formas de serviços . Todos são necessários ao nosso bem viver. Mas precisamos  ao  menos  sonhar com  relações  mais  igualitárias e  recíprocas . Li há pouco que a  Noruega um  juiz  do  Supremo  vai par o  trabalho de  bicicleta. Essa não é uma proposta para o Brasil. Mas é para dizer que a   corrupção é parceira da desigualdade . E principalmente para dizer que a  superação de  nossas  desigualdades é um sonho  possível . Um  sonho  de  Deus  para  nós.

Fonte  -  REVISTA  DE  APARECIDA  -  pág doze   -  MORAL
Maio de  dois mil e dezesseis  - Pe. MÁRCIO  FABRI  DOS  ANJOS .  C .Ss.R.








COMO  VOTAR    -  EM  TEMPO  DE  CRISE

“A  Política  é  uma  das  formas  mais  altas  de  caridade , porque  busca o  bem  comum “ .

Numa eleição  democrática o voto é secreto  e  livre para eleger quem decide sobre  projetos e leis e quem executa e governa . Nesta  crise de  confiança  e de caos  social  , não é fácil votar. Comece acreditando no valor do seu voto . Nele vai um pouco do nosso futuro . Evite o voto branco ou  nulo , pois na eleição só os votos válidos decidem.

Confie desconfiando . Sem confiar perdemos o  chão  da  paz  na  vida . Não há ninguém  perfeito e  capaz de  agradar a todos numa  sociedade de interesses tão diferentes . Mas também é preciso desconfiar, pois as maldades estão por aí e buscam nos enganar . Desconfie primeiro das notícias , pois existe uma verdadeira  guerra de  informações para derrubar o outro na  opinião  pública . Desconfie da própria  simpatia  ou  antipatia pelos candidatos, por isso muitas vezes é provocado em nós para manipular o  nosso  voto.

Nesse  quebra-cabeça  , veja duas  coisas  indispensáveis : a capacidade  política e  ética  do  candidato  para  exercer  seu  cargo  e  o  programa  que  ele  defende. 

Programas  de  governo

São fundamentais , pois dão  o  rumo  para  a  nossa  vida na  paz. Muitos  políticos não mostram com clareza seu programa , para esconder os interesses que ele têm . Os  tratados  internacionais sobre o desenvolvimento : a superação  da  pobreza e  da  fome  , saúde e educação para todos , e inserção no  trabalho com  dignidade.

Hoje vemos os interesses econômicos devastarem os  recursos  tecnológicos e rejeitarem  os programas  de  superação da  desigualdade e  da  fome . Fecham  os  olhos  para  os  privilégios , rejeitam  programas  sociais  e  investem na  segurança através da repressão dos  sintomas e não através da superação das causas dos problemas . Dados do  IBGE de dois mil e dezessete mostram que  l0 milhões de  brasileiros sobrevivem hoje com apenas com  quarenta reais por mês , a diminuição  da  pobreza  já conquistada está sendo  revertida , os dados  da “ Saúde Brasil “ também mostram o  retrocesso . É  ilusão  pensar que a  solução de  problemas  semelhantes seja apenas econômica  . Por isso a importante ver os  programas que os candidatos defendem para se votar neles .

Temos que lembrar que não basta ter um bom presidente . Sem bons  deputados e servidores não haverá nunca um bom governo. Mas, procurando candidatos voltados para  bons  projetos  sociais , pelo menos seremos coerentes com  a  fé  cristã que visa  o  bem de  todos , superando as causas  dos  sofrimentos e  desigualdades . E estamos fazendo um gesto  político  de  caridade.

Fonte  -   REVISTA  DE  APARECIDA  - pág doze   -   MORAL  - A doze . com
Julho dois mil e dezoito  -  PE  MÁRCIO  FABRI  DOS  ANJOS  , C. Ss.R 






Seja elegante,  sem  gafes !

Saber  como  agir  em  um  ambiente  e  com  as  pessoas  é  sinal  de elegância, e  dicas  básicas  de  etiqueta  ajudam  no  modo  de  se  relacionar  bem  e  em qualquer  lugar. 

Não adianta estar com uma roupa elegante, uma maquiagem impecável e uma postura de dar inveja . Se você não sabe se comportar, todo o resto da produção não vai valer nada, portanto a etiqueta tem como base a educação, que é aliada fiel para qualquer pessoa  ter boas maneiras em qualquer lugar ou situação . A consultora  de etiqueta Márcia  Klinc , afirma que boas maneiras a gente treina em casa para não fazer feio fora . “ Ser  educado é  a base  para  saber  lidar  com  qualquer  situação. Se você  tem  educação, as  regras de etiqueta  ficaram fáceis  de  ser  aprendidas" .

Confira algumas dicas básicas da consultora Márcia e saia-se bem em qualquer situação .

. No trabalho – Seja sempre discreto e gentil com os colegas de trabalho. Querer chamar a atenção, ir com roupas muito decotadas e achar que o local de trabalho é sua casa é  uma forma de não impor respeito pelo cargo que exerce, além de não ser  a  postura correta.

. Para os fumantes – Não tem nada mais desagradável do que alguém pedir para você jogar a fumaça para o outro lado. Antes que alguém fale isso para você, tome a iniciativa e veja quando e onde deve fumar. Se estiver em algum lugar com pessoas que não fumam, pergunte se elas se importarão com o que pretende fazer, desta forma você mostrará a educação e consideração com o bem-estar do próximo.

. Ser discreto – Agir discretamente é a melhor forma de manter a etiqueta, por mais que você não tenha conhecimento de como fazer em determinadas situações. Em qualquer lugar,  se você for  discreto  e  educado, mostrar que a etiqueta é uma forma simples de saber se comportar em qualquer ocasião e com certeza as pessoas perceberão isso . 

. Cumprimentos  - Nada de exageros. Se você não vê alguém há muito tempo, não precisa sair gritando o nome da pessoa, ou acenar de forma exagerada. Seja delicado e mais uma vez discreto. Mostre com um sorriso espontâneo que está feliz ao ver a pessoa e cumprimente-a com  gestos delicados, como um aperto de mão ou, se a pessoa já lhe for íntima, com um rápido beijo no rosto.

. Sentar-se  à  mesa - Não queira se apressar e ser o primeiro a pegar a comida posta à mesa. Deixe sempre que a dona da casa se sirva primeiro ou dê autorização para que você o faça. Caso esteja em um jantar, espere os mais  velhos se  servirem primeiro, dessa forma você se mostrará gentil e educado com os outros ao seu redor. Além disso, tente não confundir os talheres. Sempre use de fora para dentro, mas se não souber como fazer, espere que alguém se sirva para fazer igual.

Nunca fale com a boca cheia, é totalmente desagradável, e não queira chamar atenção de todos na mesa quando for falar. 

Além todos os detalhes que fazem uma grande diferença , saiba ter  sempre uma palavra de carinho e atenção para todos ! Mostre sempre educação e etiqueta em todos os momentos da sua vida, seja no trabalho, numa festa, numa reunião familiar, ou simplesmente quando encontrar um conhecido na rua, pois dessa forma você será lembrado como uma pessoa repleta de classe!.

Fonte   - Revista  -  Drogaria  SÃO  PAULO  - pág  14   - 
VIDA  SIMPLES   -   Por   NATÁLIA  SCHENER 








Derrapadas  em  redes  sociais  também  afetam  o  trabalho 

Para especialistas,  profissionais  precisam ter  bom  senso  
na  maneira  como  se  apresentam  nos  diferentes  canais 

Ao fugir das gafes , lembrar das redes sociais é fundamental . Não é à toa , já foi cunhado o termo “ netiqueta “ para tratar dos bons modos no ambiente virtual. Segundo a consultora Silmara Santos Adad , as pessoas ainda têm muita dificuldade em perceber o quanto o limite entre vida privada e profissional ficou tênue após o surgimento das redes sociais .

- Elas esquecem de que precisam ter coerência na imagem que passam por essas plataformas . Não adianta ter uma boa página no Linkedin e um Facebook cheio de fotos com copo de cerveja na mão – ilustra a especialista .

Os cuidados se aplicam também ao que as pessoas curtem e publicam nessas páginas . Como lembra Silmara , compartilhar um conteúdo tem o peso da fazer dele as suas palavras .

- Respeitar a opinião dos outros também é fundamental . As pessoas ficam muito preocupadas em se expressar e acabam se esquecendo de que , nessas situações , menos é mais – conclui a consultora .

Uma editora de texto , de 28 anos , que prefere não o nome revelado , quase se meteu em apuros mau uso de redes sociais . 

- Trabalhava na assessoria de uma universidade e postei que “ é muito difícil lidar com gente indecisa “ . Minha chefe direta viu e me deu um toque , já que ela sabia que eu estava reclamando de uma professora da instituição – conta ela , que aprendeu uma lição com o episódio . - Apaguei a postagem e , desde então , procurei não publicar nais nada sobre meu trabalho , nem ter chefe adicionados .

Fonte  - Jornal O  GLOBO  -  pág  2   -Boa  Chance
Domingo  ,  17.7.2018



Escolha  da  profissão

Já no início do ensino médio , algumas perguntas , não saem da cabeça dos estudantes que faculdade fazer ? Qual profissão escolher ? Escolher paixão ou remuneração ? 

Nesse momento , é preciso deixar de lado a pressão da escolha e fazer algumas reflexões , identificando seus pontos fortes e o que gosta de fazer para a partir daí , escolher as áreas com as quais você tem mais afinidade.

Outro passo nessa jornada é buscar informações com estudantes e profissionais atuantes para conhecer as rotinas de estudo e trabalho .

Em algumas profissões , fazer trabalhos voluntários é uma forma de se aproximar da realidade profissional , como uma porta de entrada para ver se você tem realmente afinidade com a área .

Já para saber o que estudantes e ex-estudantes do curso escolhido , e até mesmo das faculdades cotadas têm a dizer, a plataforma online e gratuita da Catho Educação pode ser bastante útil .

Além disso , algumas escolas e universidades oferecem feiras e simpósios para ajudar os estudantes na escolha da profissão .

E por último , a família também tem um papel importante na escolha da profissão , já que ela é um ponto de referência que pode determinar suas escolhas . Mas, tenha sempre em mente que são suas próprias aspirações e desejos que devem guiar essa escolha e que farão dela a escolha certa . 

Fonte  -   Jornal  DESTAK  -   SEU  EMPREGO 
Data - 11/09/2018    - LUANA  MARLEY - Supervisora  de  consultoria  da Catho 
www.catho .com.br




Quando  digo  não,  me  sinto  culpado  ! 

Há pessoas que não conseguem dizer não a nenhum pedido que lhes seja feito. Possam ou não possam, tenham tempo ou não, de qualquer maneira sentem o imperativo “tenho que fazer o que me pedem senão me sinto culpado ! 

O que desejo tratar aqui, não é um incentivo a alguém para tornar-se egoísta e só pensar em si e em seu bem, mas sim analisar porque muitas pessoas se sentem assim tão pressionadas quando solicitadas, que não conseguem dizer não, mesmo quando objetivamente não poderiam atender aos pedidos que lhes são feitos. 

Em muitos casos trata-se certamente de um vínculo inconsciente que a pessoa assumiu, associando ao seu valor enquanto pessoa, satisfazer as expectativas dos outros. Por isso negar um favor ou um pedido seria motivo para ela sentir-se culpada diante da possibilidade da pessoa não gostar mais dela e perder assim apoios ou afetos que para ela são importantes como provas de seu valor. 

Frequentemente isto acontece porque a pessoa pensa que os outros não seriam capazes de amá-la se não fizer algo por eles em retribuição. Na verdade se sente no dever de pagar o que recebe e se não o fizer estará em débito e não se perdoará se o outro mostrar algum ar de desapontamento. Vê-se então julgada pela própria consciência como culpada e daí desperta a própria raiva sobre si mesma por não ter feito o que lhe pediram. O paradoxo é que se fizer, fica com raiva porque fez a contragosto se não faz, se sente mal. Em ambas as situações recaem sobre si as consequências e um círculo vicioso se estabelece. 

Convém conscientizar-se de que não é necessário comprar o afeto ou reconhecimento dos outros a custa de favores e prestações de serviços . Tais pessoas têm dificuldade de se aceitarem como são com suas limitações. Não ser serviçal é sinônimo para elas de ser mau não pode mesmo merecer consideração e amor de ninguém. Inconscientemente estabeleceram seu veredicto, “devo sempre atender os outros, custe o que custar, só assim serei merecedor de respeito e admiração“! De certa forma querem negar sua condição humana e preferem iludir-se de que são perfeitas e onipotentes. Há casos em que essa condição vem por uma educação que receberam, “vale pelo que faz e produz“. Outras vezes, porque estariam dando motivo para alguém não gostar mais delas e isto lhes causariam muito desgosto, angústia e sofrimento. 

Ver-se sempre na obrigação de atender todos os pedidos que lhes fazem, sem discernimento, é confessar aos outros que sua dependência é tal que por si só não são capazes de manter-se de pé sozinhas. Precisam contar com apoios sempre, e uma das formas é estarem sempre disponíveis, prontos para atender todas as solicitações! Seu ganho é evitar assim a culpa, mas em contrapartida se sobrecarregam e fazem das tripas coração para dar conta das coisas que assume.

Não precisariam de tanto se soubessem estabelecer algum limite para os outros e aceitar os próprios. Alimentar a falsa ideia de bonzinho por que atendem a todos a qualquer hora e sem nenhuma condição é candidatar-se a ser um eterno dependente, cheio de inseguranças permanentes e preocupações desgastantes e desnecessárias. Para essas pessoas a condição é “se digo não me sinto culpado “ ! 

Fonte   - Revista  O  MÍLITE    pág  18 
Setembro de 20005  -  PADRE  DEOLINO  PEDRO  BALDISSERA – SDS 
PSICÓLOGO  E  PROFESSOR 





Excesso  de  mensagens

Todo o som excessivo faz mal para o ouvido . Música com os microfones estourados é com o bolo estragado e , por isso , intragável . Torna-se inaudível . Música alta demais fica insuportável . Cantores que gritam ao microfone mais irritam do que encantam. Pregadores que gritam para sua assembleia mais ferem do ferem que ajudam

Excesso de repetição da mesma piada, dos mesmo cantos, das mesmas mensagens, provocam mais mal do que bem. Algumas pessoas gostam de repetição, mas a maioria não. O povo quer algo novo , diferente e talvez seja por isso que o cantor nos salmos dizia: “ Cantai  ao  Senhor  um  canto  novo  e  diferente “ ( SL 33 ).

A moça que para não sair do palco e fazer valer a sua música cantou-a nove vezes saiu vaiada e acabou excluída do festival porque cantou demais. Aqueles que se sentem chamados a comunicar a fé , atentem para isso: excesso de cartazes e placas deixam a rua mais feia.  Excesso de pregação e de insistência no mesmo tema pode descambar para fanatismo ou farisaísmo .

Religião  na  dose  certa  e  com  equilíbrio  pode  significar alto  índice  de  cidadania.  Excesso  de  religião, o oposto  !

Aquele piedoso padre que na sua capela do interior todos os dias põe para fora da Igreja , pelos alto falantes , a reza do rosário talvez não tenha pensado que, enquanto agrada aos católicos, prejudica os outros religiosos que não são obrigados a ouvir aquelas preces.

Aquele pastor que faz pregação lá em cima no morro talvez não esteja lembrando de que a Constituição garante aos que não são da Igreja o direito de não ouvi-lo. Está indo contra a lei. Religião na dose certa e com equilíbrio pode significar alto índice de cidadania. Excesso de  religião , o oposto ! .

Alguns para serem ouvidos dizem coisas profundas e interessantes que prendem a atenção das pessoas. Elas os procuram para ouvi-los. Outras, gritam. Excesso de mensagens quase sempre acaba em desrespeito .

Já viu aquelas discussões onde todo mundo quer falar, todos gritam e ninguém escuta ? Pois esse o quadro do mundo atual. Descubra como enfrentar esse problema sem tornar-se mais um gritalhão de plantão . Ao que tudo indica, Jesus procurou pregadores, e não gritalhões e tagarelas.  Falar  mais  alto  uma  ou  outra  vez  faz  sentido. Gritar  o  tempo  todo  é  ruído. Palavra  de  Deus  é  o que  não é .  

Fonte   -  Jornal  O  SÃO  PAULO    pág  A 2   
23  de  abril  de  2008     -     FÉ  E  VIDA    -  PADRE  ZEZINHO , SCJ






ATUALIDADES

Imediatismo

“Tudo tem o seu tempo determinado  , e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.  Há tempo de nascer e tempo de morrer  ; temos de plantar e tempo de arrancar o que se plantou ...” ( Ecl 3,1s.

Vivemos uma sociedade imediatista, tudo é para ontem  , ou no máximo para agora  , o maior dos castigos é esperar  . Esperar gera ansiedade  , soa como perda de tempo e dinheiro . Vivemos num mundo capitalista  , no qual o sucesso é medido pelos bens materiais que se tem, de preferência no menor tempo  possível.

Muitas vezes, a sensação de não termos visto a semana, o mês e o ano passarem nos angustia, pois estamos tão envolvidos em produzir, no menor tempo possível que a medida de tempo se torna diferente. O que se sente é culpa e falta de tempo  .

Na sociedade de consumo  , isto até pode ser aceitável por estar relacionado com o lucro e com o sucesso financeiro e o profissional, mas quando o imediatismo invade as relações  humanas e o campo espiritual isso pode gerar distanciamento e frustração.

Afinal , o que na vida não envolve espera  ? 

No campo das emoções, imediatismo pode ser perigoso e nos levar a tomar decisões precipitadas  . Casamentos se acabam porque muitos não dispensam tempo suficiente para alimentar um relacionamento saudável, e a decisão imediata é a separação. Assim se coloca um fim rápido no conflito e o resultado é imediato. Pais se distanciam dos filhos porque não há tempo para momentos em família. Não são poucos os que se distanciam da igreja e alegam falta de tempo para a vida religiosa.

A organização do tempo é imprescindível para uma vida equilibrada, pois há tempo de trabalhar  , mas também de colher os frutos do trabalho ; há tempo de casar , mas também de viver o casamento; há tempo de ter filhos, mas também de curti-los. Tempo de pedir e tempo de agradecer os favores de Deus. Você é imediatista e quer tudo para ontem ou se programa para viver cada coisa em seu tempo  ?

O sábio rei Salomão nos ensina no livro de Eclesiastes 3,22. “Percebi que nada há de melhor para o homem do que alegrar –se em suas obras  , porque esta é a sua parte  . Quem , aliás , poderá levá-lo a ver o que sucederá depois dele” . 

Revista de Aparecida  -   pág  11     A12.com 
Novembro de 2011   - Luciana Mendes 

O  ALCANCE  HUMANO  ,  A  LUTA  ,   A  EVOLUÇÃO

Lutar , lutar , lutar , agora e sempre , tem mostrado à experiência  , que é o caminho da evolução humana .

A melhor maneira para a disposição de lutar é fazer disciplina pessoal, numa linha de ação intelectual , moral e espiritual , absolutamente sadias pela intenção .

O vigor moral e intelectual são tão necessários para o desenvolvimento do caráter, da dignidade humana , da espiritualidade , da compreensão do próximo, como o oxigênio é indispensável à manutenção da vida na Terra .

O homem espiritualizado administra  , com coragem e espírito de solidariedade  , o cotidiano ; positiva a vida , recebendo , com paciência e dignidade , todas as provações . 

Não devemos esquecer que a Terra , todos devem estar preparados para as tristezas, as alegrias , a calma e as aflições  , sem nunca perder o ânimo , a força para lutar , procurando harmonizar , descobrir a presença da luz em tudo e em todos . 

O exercício da coragem não se processa no estudo regular da escola ; no entanto , é fundamental que o homem discipline , com dignidade , a sua coragem . Só assim será capaz de enxergar o seu próprio interior .

O medo é sempre destrutivo , cria a imagem do desequilíbrio , do mal que pode vir , mas que , graças ao Criador , raramente vem . É preciso não construir  , na imaginação , figuras , acontecimentos , propostas , que nos instabilizem .

Na Terra , encontramos muitos homens se destruindo , tentando lutar contra a opressão do medo imaginário , abandonando a defesa real da vida . 

A imaginação deve ser educada , contida por uma disciplina serena , para não expor o indivíduo ao mal  , à desfiguração do bem , à anulação de sua capacidade de reagir , de viver , de se autoconhecer , de ser feliz .

O homem espiritualizado se imuniza contra o assédio do mau pensamento, assim nunca assume encargos imaginários .

A paciência , o império sobre si mesmo , o autocontrole , aplanam o caminho evolutivo do homem . O respeito à sua pessoa , o conhecimento lúcido de sua história de vida , levam o homem a respeitar dignamente a personalidade do seu próximo.

O homem que procura viver a luz da espiritualidade  , sabe sofrer , suportar e dimensionar , na vida , a sua convicção . Lutando com amor no coração , fé no Criador , vê , em todos , a identidade ,  a igualdade , portanto é feliz é feliz sem se impor condições . 

A vontade , o temperamento , naquele que vive a dimensão da espiritualidade , estão sempre sujeitos ao processo de meditação e reflexão.

Fonte   - Folheto  - Centro Espírita  Dr. Leocádio José Correia 
Mensagem extraída do livro - A Espiritualidade Ilumina a vida do Homem /2018





Quando  digo  não,  me  sinto  culpado  ! 

Há pessoas que não conseguem dizer não a nenhum pedido que lhes seja feito. Possam ou não possam , tenham tempo ou não, de qualquer maneira sentem o imperativo “tenho que fazer o que me pedemsenão me sinto culpado ! 

O que desejo tratar aqui, não é um incentivo a alguém para tornar-se egoísta e só pensar em si e em seu bem, mas sim analisar porque muitas pessoas se sentem assim tão pressionadas quando solicitadas, que não conseguem dizer não, mesmo quando objetivamente não poderiam atender aos pedidos que lhes são feitos. 

Em muitos casos trata-se certamente de um vínculo inconsciente que a pessoa assumiu, associando ao seu valor enquanto pessoa, satisfazer as expectativas dos outros. Por isso negar um favor ou um pedido seria motivo para ela sentir-se culpada diante da possibilidade da pessoa não gostar mais dela e perder assim apoios ou afetos que para ela são importantes como provas de seu valor. 

Frequentemente isto acontece porque a pessoa pensa que os outros não seriam capazes de amá-la se não fizer algo por eles em retribuição. Na verdade se sente no dever de pagar o que recebe e se não o fizer estará em débito e não se perdoará se o outro mostrar algum ar de desapontamento. Vê-se então julgada pela própria consciência como culpada e daí desperta a própria raiva sobre si mesma por não ter feito o que lhe pediram . O paradoxo é que se fizer, fica com raiva porque fez a contragosto se não faz, se sente mal. Em ambas as situações recaem sobre si as consequências e um círculo vicioso se estabelece. 

Convém conscientizar-se de que não é necessário comprar o afeto ou reconhecimento dos outros a custa de favores e prestações de serviços. Tais pessoas têm dificuldade de se aceitarem como são com suas limitações. Não ser serviçal é sinônimo para elas de ser mau e sendo mau não pode mesmo merecer consideração e amor de ninguém. Inconscientemente estabeleceram seu veredicto, “devo sempre atender os outros , custe o que custar , só assim serei merecedor de respeito e admiração“! De certa forma querem negar sua condição humana e preferem iludir-se de que são perfeitas e onipotentes. Há casos em que essa condição vem por uma educação que receberam, “ vale pelo que faz e produz “ . Outras vezes, porque estariam dando motivo para alguém não gostar mais delas e isto lhes causariam muito desgosto, angústia e sofrimento. 

Ver-se sempre na obrigação de atender todos os pedidos que lhes fazem, sem discernimento, é confessar aos outros que sua dependência é tal que por si só não são capazes de manter-se de pé sozinhas. Precisam contar com apoios sempre, e uma das formas é estarem sempre disponíveis, prontos para atender todas as solicitações! Seu ganho é evitar assim a culpa, mas em contrapartida se sobrecarregam e fazem das tripas coração para dar conta das coisas que assume.

Não precisariam de tanto se soubessem estabelecer algum limite para os outros e aceitar os próprios. Alimentar a falsa ideia de bonzinho por que atendem a todos a qualquer hora e sem nenhuma condição é candidatar-se a ser um eterno dependente, cheio de inseguranças permanentes e preocupações desgastantes e desnecessárias. Para essas pessoas a condição é “se digo não me sinto culpado “ ! 

Fonte   - Revista  O  MÍLITE    pág  18 
Setembro de 20005  -  PADRE  DEOLINO  PEDRO  BALDISSERA – SDS 
PSICÓLOGO  E  PROFESSOR 



AMAI-VOS 

"Não  amemos  de  palavra,  nem  de  língua, mas  por  obras  e  em  verdade   -   João  ( I João , 3-18 ) 

Por  norma  de  fraternidade  pura  e  sincera, recomenda  o  Grande  Mestre Jesus :
" Amai-vos uns aos outros  " .

Não  determina  seleções.

Não  exalta  conveniências. 

Não  impõe  condicionais. 

Não  desfavorece  os  infelizes.

Não  menoscaba  os  fracos. 

Não  faz  privilégios.

Não  pede  o  afastamento  dos  maus. 

Não  desconsidera  os  filhos  do lar alheio. 

Não  descarta  a  parentela  consanguínea.

Não  menospreza  os  adversários.  

E  o  apóstolo  acrescenta  : " Não  amemos  de  palavra, mas  através  das  obras,  com  todo  o  favor  do  coração  " .

O  Universo  é  o  nosso  domicílio.

A  Humanidade  é  a  nossa  família.

Aproximemo-nos  dos  melhores, para  aprender. 

Amarmo-nos, servindo  uns  aos  outros,  não  de  boca, mas  de  coração,  constitui  para  nós  todas  o  glorioso  caminho  de ascensão.


Fonte   -     Folheto  ( entrega gratuita ) 
Centro  Espírita  Dr.  Leocádio  José  Correia 
Mensagem extraída do livro " Vinho de Luz" - psicografada pelo médium 
Francisco  Cândido  Xavier   -  Rio  de  Janeiro  FEB - 26ª  edição  - 2007







Gentileza  gera  gentileza 
“Estamos todos mais irritados do que nunca, mais impacientes o que  jamais estivemos. Não há tempo para nada e nos comportamos como uma bomba–relógio“.

Como falava no domingo passado  , o céu continua “ carregado “ . Com a posição de vários Astros num mesmo signo, o resultado é muita energia acumulada  . Este fenômeno pode ser comparado a um engarrafamento na boca do túnel  sem a possibilidade de escapar por uma saída extra. É preciso esperar sua vez e ter muita , muita paciência , até encontrar o fluxo livre. Alguns ocupam o tempo comprando uma água aqui, um biscoito ali. Outros se irritam mais ainda. E assim vamos sobrevivendo nos tempos de hoje: muita impaciência  , pouca cordialidade  .

Explicando melhor o céu atual, o tal “engarrafamento “ ocorre no signo de Áries. E contra partida, Saturno – planeta que para a astrologia está associado ao senso de responsabilidade – encontra-se em Libra, signo diametralmente oposto a Áries  . Como já se sabe  , a corda esticada rompe do lado mais fraco , nesse caso ,Libra.

Áries ou carneiro é o signo que mostra sem rodeios seu jeitão combativo  , que usa a iniciativa incentivando a decisão e a luta. Libra ou balança é aquele que medita e pondera  . É o colaborador  , a justiça e o belo. A desproporção atual de forças ( ou seja , Áries bombando de um lado e Libra que segurar a onda do outro ) fica clara nas situações mais simples do dia a dia. Dizer ou ouvir um “ com licença é coisa de um passado remoto . “ Por favor “ ? Há quanto tempo esta expressão caiu em desuso? Não me lembro mais. Estamos mais irritados do que nunca, mais impacientes do que jamais estivemos  . Não há tempo para nada e nos comportamos como uma bomba–relógio.

Já se foi a época em que éramos bem atendidos numa padaria , numa farmácia ou mesmo num bom restaurante. As pessoas trabalham estressada   loucas para voltar para casa. Mas, antes de chegar aos seus ninhos, sabem que vão enfrentar filas  , engarrafamentos , metrô super lotado e ônibus que chacoalham  , freiam e desrespeitam seus usuários. E os serviços telefônicos de atendimento ao cliente ? Estes pedem para quem está do outro lado da linha que tenha literalmente um ataque de nervos. Não há quase nenhuma forma de relacionamento hoje, a delicadeza de ouvir o desejo do outro. Somos todos produtos. Pior somos produtos explodindo. Conviver com o próximo deixou de ser um exercício de respeito e delicadeza para se tornar o de caminhar num campo minado. Nossas bombas podem ser detonadas por uma bobagem qualquer.

Retomando o lado mais fraco da corda, o que é preciso é torná-las mais resistente. É esta a palavra que deve ser adotada como uma reza nos tempos de hoje. O mais importante para combater as indelicadezas que sofremos todo dia não é reagir  e, sim, resistir. E tem mais  , resistir pacificamente  . O que mais se espera do outro é a reação violenta  . Jamais a delicadeza  . E só para fechar  , gentileza , gera gentileza . 

Fonte  - REVISTA   O  GLOBO    01/05/20
CLAUDIA  LISBOA  

Você  é  gentil  ou  malcriado  ? 
QUEBRA  CABEÇA

Quando se relaciona com outras pessoas, com crianças como você ou com adultos como seus pais, costuma ser mais gentil ou mais malcriado  ? 

Não existe ninguém 100% gentil ou 100 % malcriado  , mas já deve ter percebido que há pessoas que são mais gentis e há as que são mais malcriadas quando se relacionam com os outros  .

E você sabe ó que é ser malcriado: é responder aos outros com rispidez  , com braveza e até com xingamentos. eu vejo crianças chamarem alguns colegas de “ idiota “ . Você também já viu  , não é  ? 

Ah ! Também já viu adultos se xingarem de nomes bem peludões no trânsito e até mesmo gritarem muito bravos com alguém que falhou em alguma coisa.

Mesmo que haja um bom motivo para reações desse tipo, não é legal. Já sentiu vergonha ao estar com adultos que se comportam de modo malcriado  ?   Eu já  !

E ser gentil, sabe o que é  ? É tratar os outros com delicadeza, com bons modos e com boa educação. E não são só os outros que você conhece. Ser gentil é tratar bem todo mundo com quem cruzar: pessoas desconhecidas no clube e no shopping, funcionários que trabalham na sua casa e na escola, por exemplo.

Vou contar uma coisa: a vida seria muito melhor se as pessoas fossem mais gentis do que malcriadas umas com as outras.

Pedir desculpas quando esbarra em alguém ou empurra sem perceber, pedir  “ por favor “ para a funcionária da escola ou de casa fazer algo que é obrigação dela, perguntar ao colega por que ele está triste, convidar outro que está sozinho para brincar... Todas essas são atitudes que deixam os outros se sentindo bem ao seu lado.

Você  será  mais  amado  se  agir  assim.
O  mundo  das  pessoas  adultas  está  malcriado  demais  ...
E  são  as  pessoas  como  você  - as  crianças  -  que  
Podem  ajudar  a  mudar  isso  ,  sabia  ? 

FRASES  

“Acho  que  a  gentileza  é  fundamental no  dia  a  dia.  Mas, às  vezes, a pessoa pode  se  alterar. Quando  isso acontece, ela  deve  pedir  desculpas,  não  faz  mal a  ninguém.                                                                           
(ANA  CLARA   , 12 )                                                                                                

“Eu  concordo  com  o  que a  Rosely escreveu  na  sua  última  coluna:  é  melhor  conversar  cara a cara. Só uso o  celular   na  saída  da  aula, para  ligar  para  a  minha  mãe.

( SOPHIA  , 11 )                               

Fonte  -   Jornal   - FOLHA  DE  SÃO  PAULO    Folhinha
Sábado  , 03/05/ 2014      Coluna  3     -  com  ROSELY   SAYÃO 

Inspiração

O  nome  do  treinamento do  projeto  "Pontinho  de  luz "   ( solidariedade )  foi inspirado   no  " Profeta Gentileza ", que  morreu em  1996, e  costumava  transitar  pelas  ruas  do  rio  escrevendo  frases  inspiradoras  em  muros  e  viadutos  da  cidade. A  mais  famosa  é  "Gentileza  gera  Gentileza", que  resume  a  rede  de  solidariedade  criada  por  Luiz  Gabriel  Tiago, sendo  indicado  ao  Nobel  -  2018.

Fonte   -  Jornal    -  METRO     - Rio  de  Janeiro   pág  02  
02 /10/2017      - FOCO     





Viver  com coragem, é  viver  com  coração  

A palavra coragem vem do latim cor e significa, ao contrário do que muitos pensam, coração. Portanto,  viver com coragem, significa viver com o coração, destarte, podemos também concluir que o caminho do coração, é o caminho, sobretudo da coragem.

Ao longo da nossa vida, enfrentamos vários e  diversos desafios que somente serão vencidos com coragem. Observem que a vida passa, sempre, entre duas polaridades, assim, vivenciamos  

                      Prazer  e  dor 
                      
                      Alegria   e  Tristeza 

                      Felicidade  e  Infelicidade

                      Inverno  e  Verão  
                
                      Dia  e  Noite  

                      Saúde  e  Doença 

Consideradas essas polaridades opostas , a coragem entra como terceiro elemento, ou seja, equilibrador. Portanto, ser corajoso significa, antes de tudo, e principalmente  , viver com o coração.  Assim definidos, estaremos em condições de oferecermos o que há de melhor em nós  , para bem servir  , trabalhando para o bem comum. Todo trabalho executado com carinho, por pior que nos pareça, torna-se agradável, quando descobrimos o seu lado bom. Devemos empregar a melhor forma possível de realização, às possibilidades postas ao alcance de nossas mãos. Trabalhemos, pois, com espírito de alegria, sabendo que cada um de nossos atos , é um degrau a subir na escada do nosso progresso. A vida só faz sentido, se pudermos mudar o mundo, nem que seja um pouquinho… Atenção , é importante fazer a parte que nos compete, esqueçamos nossas idiossincrasias, verdadeiros obstáculos à nossa evolução. Por fim, não devemos nos esquecer da fraternidade: o amor ao próximo, 1º mandamento da Lei Divina, sobretudo, alimenta o coração. Ao adotarmos esse novo modus vivendis, não nos esqueçamos, também, de acrescentar uma boa dose de perfeccionismo, a qual, por certo, potenciará os resultados. 

Nós  apenas  morremos  realmente  quando  perdemos  nosso  ideal  . ( M . Gandhi ) .


Fonte  Jornal  FOLHA  DO  SERVIDOR    ano  2017 

* O  autor  é  1º  secretário  da  Mesa  Diretora  do  Conselho  Deliberativo
e  membro  do  Conselho  Editorial  deste jornal  -  Ruy  Galvão  Costa  *



Estenda  as  mãos  

Perceba, a solidão sinaliza a vida, o seu ser, a estender as mãos, a fazer contato com seu igual.

Ouça, procure ouvir a tudo e a todos, só assim ouvirá o chamamento, a voz do Universo  , a força do amor  . 

Veja, procure enxergar, ver detalhadamente, perceber o quanto é bonito o mundo , as pessoas, as coisas, especialmente quando conseguimos decodificar as cores, as formas, o texto, o contexto  , o sentido da vida , do ser , da evolução.

Observe  , procure sentir a beleza do seu próximo  , a riqueza  , a extraordinária variedade do mundo  , do Universo , só assim compreenderá o sentimento como poderoso instrumento de transformação do espírito  . 

Busque, procure no paladar não só saciar o corpo físico, mas a mensagem que os alimentos carregam, trazem consigo, fortalecendo seu ser, mantendo a estrutura e o funcionamento do seu corpo, compondo toda a natureza. Assim você  compreenderá a cadeia fantástica da vida, do ser envolvente do espírito. 

Fale, procure falar, dizer, expressar o que você sente. Toda comunicação produz emoções, materializa sentimentos, sensibiliza o ser à leitura do mundo.

Meu amigo , procure compreender que você é espírito, o agente condutor da cultura, portanto cultive o amor, a alegria, a felicidade, estude, pesquise, descubra o quanto você precisa do próximo para iluminar, pelos sentimentos, os seus caminhos, para evoluir, amar , fraternizar  , realizar -se , ser  .

Acenda no seu  interior  a  chama  da  gratidão  , estenda  as suas  mãos  em  direção
ao  próximo  e  você  saberá  ser  feliz.

Luz,  esperança, fé. 


Fonte  -  Folheto  Centro  Espírita  Dr.  Leonardo  José  Correia 

Abril  -  2018
                                    






Gentileza  gera  gentileza


Estamos todos mais irritados do que nunca, mais impacientes o que  jamais estivemos. Não há tempo para nada e nos comportamos como uma bomba – relógio

Como falava no domingo passado  , o céu continua “ carregado “. Com a posição de vários

Astros num mesmo signo, o resultado é muita energia acumulada  . Este fenômeno pode ser comparado a um engarrafamento na boca do túnel  sem a possibilidade de escapar por uma saída extra. É preciso esperar sua vez e ter muita , muita paciência , até encontrar o fluxo livre. Alguns ocupam o tempo comprando uma água aqui, um biscoito ali. Outros se irritam mais ainda com uma água aqui, um biscoito ali. E assim vamos sobrevivendo nos tempos de hoje: muita impaciência  , pouca cordialidade.

Explicando melhor o céu atual, o tal “engarrafamento “ ocorre no signo de Áries. E contra partida, Saturno – planeta que para a astrologia está associado ao senso de responsabilidade – encontra-se em libra, signo diametralmente oposto a Áries. Como já se sabe  , a corda esticada rompe do lado mais fraco , nesse caso ,libra .

Áries ou carneiro é o signo que mostra sem rodeios o seu jeitão combativo, que usa a iniciativa incentivando a decisão e a luta. Libra ou balança é aquele que medita e pondera. É o colaborador, a justiça e o belo. A desproporção atual de forças ( ou seja , Áries bombando de um lado e libra que segurar a onda do outro ) fica clara nas situações mais simples do dia a dia. Dizer ou ouvir um “com licença“ é cosa de um passado remoto . “ Por favor “ ? Há quanto tempo esta expressão caiu em desuso? Não me lembro mais. Estamos mais irritados do que nunca, mais impacientes do que jamais estivemos. Não há tempo para nada e nos comportamos como uma bomba – relógio.

Já se foi a época em que éramos bem atendidos numa padaria, numa farmácia ou mesmo num bom restaurante. As pessoas trabalham estressada   loucas para voltar para casa. Mas, antes de chegar aos seus ninhos, sabem que vão enfrentar filas  , engarrafamentos , metrô super lotado e ônibus que chacoalham  , freiam e desrespeitam seus usuários. E os serviços telefônicos de atendimento ao cliente ? Estes pedem para quem está do outro lado da linha que tenha literalmente um ataque de nervos. Não há quase nenhuma forma de relacionamento hoje, a delicadeza de ouvir o desejo do outro. Somos todos produtos. Pior somos produtos explodindo. Conviver com o próximo deixou de ser um exercício de respeito e delicadeza para se tornar o de caminhar num campo minado. Nossas bombas podem ser detonadas por uma bobagem qualquer.

Retomando o lado mais fraco da corda, o que é preciso é torná-las mais resistente. É esta a palavra que deve ser adotada como uma reza nos tempos de hoje. O mais importante para combater as indelicadezas que sofremos todo dia não é reagir  e, sim, resistir. E tem mais, resistir pacificamente. O que mais se espera do outro é a reação violenta. Jamais a delicadeza. E só para fechar, gentileza , gera gentileza .


Fonte  - REVISTA   O  GLOBO    01/05/20

CLAUDIA  LISBOA  



Você  é  gentil  ou  malcriado  ?

QUEBRA CABEÇA 


Quando se relaciona com outras pessoas, com crianças como você ou com adultos como seus pais, costuma ser mais gentil ou mais malcriado  ?


Não existe ninguém 100% gentil ou 100 % malcriado, mas já deve ter percebido que há pessoas que são mais gentis e há as que são mais malcriadas quando se relacionam com os outros.

E você sabe ó que é ser malcriado? É responder aos outros com rispidez, com braveza e até com xingamentos. Eu vejo crianças chamarem alguns colegas de “ idiota “. Você também já viu, não é  ?

Ah ! Também já viu adultos se xingarem de nomes bem peludões no trânsito e até mesmo gritarem muito bravos com alguém que falhou em alguma coisa.

Mesmo que haja um bom motivo para reações desse tipo, não é legal. Já sentiu vergonha ao estar com adultos que se comportam de modo malcriado  ?   Eu já  !

E ser gentil, sabe o que é  ? É tratar os outros com delicadeza, com bons modos e com boa educação. E não são só os outros que você conhece. Ser gentil é tratar bem todo mundo com quem cruzar: pessoas desconhecidas no clube e no shopping, funcionários que trabalham na sua casa e na escola  , por exemplo.

Vou contar uma coisa: a vida seria muito melhor se as pessoas fossem mais gentis do que malcriadas umas com as outras.

Pedir desculpas quando esbarra em alguém ou empurra sem perceber, pedir  “por favor“ para a funcionária da escola ou de casa fazer algo que é obrigação dela, perguntar ao colega por que ele está triste, convidar outro que está sozinho para brincar... Todas essas são atitudes que deixam os outros se sentindo bem ao seu lado.

Você  será  mais  amado  se  agir  assim.

O  mundo  das  pessoas  adultas  está  malcriado  demais  ...

E  são  as  pessoas  como  você  - as  crianças  -  que podem  ajudar  a  mudar  isso  ,  sabia?


FRASES 


“Acho  que  a  gentileza  é  fundamental. No  dia  a  dia.  Mas, às  vezes, a pessoa pode se alterar. Quando isso acontece, ela deve pedir desculpas, não faz mal a ninguém."
(Ana Clara, 12 anos)

 "Eu concordo com o que a Rosely escreveu na sua última coluna: é melhor conversar cara a cara. Só uso o celular na saída da aula, para ligar para a minha mãe."
(Sophia, 11 anos)                           


Fonte  -   Jornal   - FOLHA  DE  SÃO  PAULO    Folhinha

Sábado  , 03/05/ 2014      Coluna  3     -  com  ROSELY   SAYÃO










Família, Vida e Missão
O   amor  não  é  CEGO  !

Ainda que  eu  distribuísse  todos os  meus  bens  aos  famintos, ainda que entregasse  o  meu corpo  às  chamas,  se  não  tivesse  o  amor, nada disso me adiantaria. ( 1 Cor 13 , 3 )


LEMBRO-me muito bem de que, quando criança, eu gostava de “amolar“ a Neidinha, minha irmãzinha. Ela tinha algumas sardas em seu rosto, e  eu, sabendo que isso a desagradava, não perdia nenhuma oportunidade de tocar no assunto. Bastava uma pequena discussão, ou que ela discordasse das minhas ideias, para que eu a chamasse de enferrujada. Ela então esperneava, chorava e me chamava de bigodudo, pois sabia que eu também não gostava que falassem das penugens que eu trazia sob o nariz. O tempo passou e, depois de adultos, por diversas vezes rimos bastante relembrando esses fatos tão normais  entre as crianças.

Digo estas coisas porque a Lurdinha e o Henrique acabam de me contar uma historinha, dizendo que desconheciam o autor e que nem sequer sabiam se   era  real, porém, ela os fizera lembrarem-se de mim e da Neidinha. Achei muito lindo o relato o relato e decidi conta-  lo.

Certa vez, na fila do circo, estava uma senhora, acompanhada de sua netinha, uma linda menininha cujo rosto era todo salpicado de sardas bem vermelhinhas.

Na entrada, uma jovem, bem fantasiada, pintava borboletas, corações e bichinhos no rosto das crianças. Nisso, um menino olhou para a menininha e, com um sorriso maldoso, gritou bem alto: "Você tem tanta sarda que não sobra espaço para pintar coisa alguma em seu rosto!"
Sem graça, quase chorando, a menininha abaixou a cabeça. Na tentativa de amenizar a tristeza da pequena,  a vovó agachou-se pertinho dela disse: “Oh, minha querida  , não fique triste  , eu amo as suas sardas .

“Mas, eu detesto estas pintas em meu rosto!“ – respondeu, demonstrando sua grande mágoa.

Sem deixar-se abalar com a resposta, a senhora aproximou-se mais   e, passando seu dedo no rosto da pequena, disse: “Filha  , quando eu tinha sua idade  , o meu maior sonho era poder ter sardas no rosto  ; suas sardas são lindas“.

São mesmo   ?“ – questionou a  pequena. Claro que sim - respondeu a vovó e complementou - olhe  para mim e diga com sinceridade será que tem alguma coisa mais bonita do que sardas?“

Olhando para o rosto sorridente da vovó, com tom suave, a menina respondeu: “Tem sim, vovó; suas rugas e os seus cabelos brancos.

Este relato me ensinou a decifrar aquele ditado popular que diz que o amor é cego. Na verdade o amor não é cego, ele enxerga muito bem; a diferença está no fato de que ele só enxerga os pontos positivos, só os dons  , somente as virtudes. Esta  “historinha“ ensinou-me também que , se olharmos para o próximo com os olhos do amor, não veremos nada do que ele possa ter de feio, veremos apenas o que ele tem de bonito.


Fonte   -  Fonte   -   Revista   O  MÍLITE  pág  45

Família , vida  ,missão   JORGE  LORENTE




FAMÍLIA  FELIZ
QUE  FAMÍLIA  VOCÊ SONHA  ? 
Imagino que todos nós muitas vezes nos encontremos sonhando estando bem acordados. É bom sonhar porque quando sonhamos juntos, o sonho pode e deve se tornar realidade. Mas um dos males do mundo de hoje é que as pessoas não sonham mais, se contentam com o que acontece e cruzam os braços com um simples “ não é possível mudar “ ou pior ainda, como “ voltar atrás nos caminhos errados percorridos “. No entanto, sabemos que existe a conversão que é o voltar atrás até reencontrar a fonte da vida. Uma das realidades mais belas da vida humana, chave para todos os progressos pessoais e sociais  , é readquirir a beleza da família como centro do coração e início de toda a transformação.
Por isso, esta reflexão quer colocar uma pergunta a todos os que vivem na família, especialmente os pais e aos filhos: que família você sonha  ? Uma família que seja unida  , de amor  , de paz, onde haja diálogo e compreensão e perdão recíproco  ? Uma família onde seja possível falar a verdade sem se agredir  ? Uma família onde seja possível criar um relacionamento humano e espiritual no mútuo respeito e na fraternidade  ? O modelo de família não pode ser oferecido nem pelas novelas e nem pelo Estado que em suas leis muitas vezes não tem o sentido do humano e do espiritual. 
Quem nos pode oferecer um modelo de família é a palavra de Deus. Lendo a bíblia sagrada, encontramos sim famílias conflitivas, mas tudo se resolve a luz do amor e do perdão.   A família de Nazaré permanecerá sempre como modelo de todos os que querem sonhar com uma família diferente. Uma família não unida na procura de bem–estar e de lucro, mas na busca da unidade e da harmonia interior. Não são as leis que formam a família  , mas sim as convicções que cada um traz dentro de si.
A Igreja, na sua pastoral familiar a partir da palavra de Deus, nos oferece caminhos de convivência que não podem ser destruídos pelo divórcio nem pela busca irreal de “ felicidade  “ , que prejudica a felicidade dos outros  . Não se pode pensar só na própria felicidade, egoisticamente, mas na felicidade daqueles que convivem conosco. Converse em família: Que família somos  ? Que família gostaríamos de ser  ? O que podemos fazer e mudar para que a nossa família seja de verdade um sinal de amor e vivência cristã na comunidade paroquial e no meio dos outros  ? A resposta nem sempre será fácil. Mas se buscamos à luz de Deus, encontraremos força para superar as dificuldades e ser uma presença de testemunho evangélico.

 Fonte      -      Revista         O   MÍLITE   FAMÍLIA  FELIZ 
  Outubro /  2011        FREI  PATRÍCIO  SCIADINI  - OCD 

Estreite  os laços  de  família 
Aproveite o momento da refeição e reúna todos em volta da mês. E nada de televisão ligada !

Essa atitude faz muito mais do que matar a fome: constrói vínculos e melhora a convivência.
Você já parou para pensar quando foi a última vez que reuniu a família em volta da mesa para fazer a refeição  ? Se a resposta foi no último domingo, que é o único dia da semana em que todos se encontram em casa  , tudo bem  , é compreensível. Agora , se você nem lembra mais de quando foi que isso aconteceu, acredite, está na hora de começar a mudar os seus conceitos.
“ Só o fato de se reunir para comer  , pode ser para o café da manhã  , almoço ou mesmo para um lanche  , já abre espaço para uma conversa despretensiosa  , uma aproximação maior", orienta Marle Alvarenga, nutricionista, supervisora do Grupo de Nutrição do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim  ), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas  (SP). “Mas que fique claro que esse momento  , por menor que seja  , não deve ser voltado para cobranças  , reclamações e pontos negativos  , principalmente dos filhos  . Caso contrário  , eles vão evitar esses encontros", explica. 
O problema segundo ela  , é que as famílias estão ficando cada vez mais distantes, pela falta de oportunidade de se reunir ou pelos transtornos que esses encontros à mesa podem trazer. No dia-a-dia, a gente sabe que é difícil conciliar os horários  , interesses. Afinal, tem sempre alguém que não quer perder o capítulo inédito da novela, o filme da semana ou o desenho animado. Mas, ainda assim, a especialista explica que é possível driblar essas dificuldades do cotidiano e estreitar os laços. “Pelo desejo de ser independente , de ter autonomia, os adolescentes, principalmente, demonstram insatisfação com o relacionamento familiar durante as refeições  . Isso porque a maioria reclama de só ouvir cobranças  , sendo que a intenção dos pais deve ser totalmente oposta", afirma.
“Estudos mostram que famílias que fazem refeições juntas têm menos probabilidade de os filhos desenvolverem transtornos alimentares  ( obesidade, bulimia e anorexia  ), bem como diminuem a tendência do fumo e às drogas", considera Marle Alvarenga.

Fonte: Revista Sendas - Comportamento
Nov/2008 

PAI
Para  quê  ?
Família  jovem  feliz 

HOJE EM DIA, muitas vezes, quem anda à frente da família economicamente não é o pai, porque está desempregado, mas sim a mãe que trabalha. Aí alguém sem juízo lança a pergunta que parece inteligente: para que serve o pai na família ? Não existe nenhum ponto da Bíblia e dos documentos da Igreja que diga que o pai é figura decorativa ou supérflua. E nem documento que afirme que a missão do pai é trabalhar e trazer dinheiro e comida para casa.
Grande na verdade é a missão do pai, quer ele trabalhe ou não, quer seja doente ou tenha saúde. É muito importante redescobrir a importância do pai na família, com o aquele que recebeu de Deus a sublime missão de cooperar na geração da vida, de ser o sustento a família  , o apoio  , o defensor e o educador dos filhos. Como os filhos não nascem somente da mulher  , mas do encontro de amor entre o homem e a mulher, os dois juntos são responsáveis pela vida que geram e pela educação que devem aos filhos. 
É urgente, na sociedade e na Igreja, que o pai “ reassuma “ corajosamente a sua responsabilidade como chefe da família. Não no sentido doentio de dominador da família  , e nem por ser mais importante na Bíblia, ou maior que a mulher. Os dois chamados a caminhar juntos  , a se comprometer para que a família seja uma pequena Igreja  , um lar de paz, de tranqüilidade, onde as crianças possam desenvolver os seus sentimentos mais belos.
Como é bonito contemplar as grandes figuras dos pais que souberam educar com amor e dedicação os seus filhos e que manifestaram para com eles o amor concreto numa dedicação sem reserva,  manifestando seu carinho! Como não lembrar de Abraão, que educou e cuidou de Ismael e Isaac. Como não recordar Jacó e especialmente o velho Tobias, que tinha para com seu filho Tobit uma ternura toda especial. De modo particular, no Novo Testamento, Jesus nos ensinou a chamar a Deus de Pai com ternura e extrema atenção  . Este Pai do céu, que cuida de nós, que não nos deixa faltar nada, mas que também nos corrige, apontando nossos defeitos para que possamos aprender os verdadeiros caminhos do bem.
Especialmente na grande parábola dos dois irmãos nós podemos compreender a importância do pai na educação dos filhos. É ele que espera e faz festa ao filho que volta depois de ter se afastado da casa paterna, e é o mesmo pai que, com palavras doces, educa o filho maior que não quer entrar em casa para fazer festa ao irmão que voltou. A presença do pai na família nunca é inútil e supérflua. Mesmo nas horas mais duras de desentendimento, sempre devemos ter para com ele  , uma atitude de amor e de respeito.
O pai que ama sempre defende e apoia a mãe. E a mãe que ama sempre apoia o pai. E os dois superando as inevitáveis dificuldades do dia a dia, educam os filhos para a vida. É bonita a atitude de Maria que  , quando encontra Jesus no templo  , coloca em evidência a importância do sofrimento do pai José: “ teu pai e eu te procurávamos... “. Nem na vida de Jesus  ( em que José não é o seu pai verdadeiro, porque o seu pai verdadeiro é Deus  ),  o pai José foi supérfluo e inútil. E você,  como ama seu pai, como o escuta  ?

Fonte     -    Revista  O  MÍLITE  pág 48 
2015  -   FREI  PATRÍCIO SCIADINI       - Carmelita  Descalço 


EDITORIAL
Um  dia  para  
Ser  lembrado 

No dia 14 de agosto o país inteiro comemorou o Dia dos Pais. Uma data que deve ser vista muito além das motivações comerciais. Esse não é um dia para se dar presentes  , mas sim um dia para se fazer presente. O Dia dos Pais  é  , acima de tudo  , um dia para se amar. Paremos um pouco a nossa correria cotidiana e vamos homenagear aquele que é o símbolo de força e referência da nossa infância.
É realmente uma pena que ainda existam muitas crianças que desconhecem a figura paterna ou que sofrem maus tratos por parte daqueles que deviam concretizar o amor e o carinho com dedicação. 
Nos dias de hoje a imagem do pai é outra, tão diversa quanto a própria natureza da vida. Existem pais solteiros  , casados  , divorciados  , adotivos  , jovens, velhos e quase meninos. Nos dias de hoje, não basta que o genitor provenha apenas o aspecto material para o sustento de sua família, pois é preciso muito mais.
O pai verdadeiro é aquele que  , mesmo sem ter tempo encontra momentos  , para fazer parte da vida de seus filhos. conversar  , orientar ou praticar alguma atividade junto ao filho. Mas o pai não vive apenas para dar, pois ele também deseja receber carinho, sorrisos  , abraços , amor e compreensão.
Esse é o dia ideal para se mostrar que o pai perfeito não é aquele super-herói das animações visuais, nem muito menos alguém sem nenhum defeito. O melhor pai é aquele que  , mesmo diante das suas imperfeições e das de seu filho  , tropeça  , levanta , ensina e aprende a caminhar sempre lado a lado  .

Fonte  -  JORNAL  DO  RIO     agosto/ 2016       
Edição     7  EDITORIAL Distribuição gratuita

Bons  pais   dão  presentes  , 
Pais   brilhantes  dão  o  seu  próprio  ser. 

Este  hábito dos pais  brilhantes contribui para desenvolver em seus filhos: Auto – estima, proteção  da emoção, capacidade de trabalhar perdas  e frustrações, de filtrar estímulos estressantes, de dialogar e ouvir.

Bons pais atendem, dentro de suas condições  , os desejos dos seus filhos  . Fazem festas de aniversário  , compram tênis  , roupas  , produtos eletrônicos  , proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comparar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.
Pais brilhantes  , quando têm condições  , dão presentes materiais para seus filhos, mas não os estimulam a ser consumistas, pois sabem que o consumismo pode esmagar a estabilidade emocional, gerar tensões e prazeres superficiais. Os pais que vivem em função de dar presentes para   são lembrados por um momento. Os pais que se preocupam em dar a sua história aos filhos se tornam inesquecíveis. 
Você quer ser um pai ou uma mãe brilhante  ? Tenha coragem de falar sobre os dias mais tristes da sua vida com seus filhos. Tenha a ousadia de contar sobre suas dificuldades do passado. Fale das suas aventuras, dos seus sonhos  e dos momentos mais alegres de sua existência. Humanize-se. Transforme a relação com seus filhos numa aventura. Tenha consciência de que educar e penetrar um no mundo do outro.
Muitos pais trabalham para dar o mundo aos filhos, mas se esquecem de abrir o livro da sua vida para eles. Infelizmente, seus filhos  só vão admirá-los no dia em que eles morrerem. Por que é fundamental para a formação da personalidade dos filhos que os pais se deixem conhecer  ? 
Porque esta é a única maneira de educar a emoção e criar vínculos sólidos e profundos. Quanto mais inferior é a vida de um animal, menos dependente ele é dos seus progenitores.
Nos mamíferos há uma dependência grande dos filhos em relação aos pais  , pois eles necessitam não apenas do instinto, mas de aprender experiências  com seus pais para poderem sobreviver.
Na nossa espécie essa dependência é intensa. Por  que  ?  Porque as experiências aprendidas são mais importantes do que as instintivas. Uma criança de sete anos é muito imatura e dependente dos seus pais, enquanto muitos animais com a mesma idade já são idosos.
Como ocorre esse aprendizado  ? Eu poderia escrever centenas de páginas sobre o assunto, mas comentarei aqui apenas alguns fenômenos envolvidos no processo. O aprendizado depende do registro diário de milhares de estímulos externos  ( visuais, auditivos, táteis ) e internos  ( pensamentos e reações emocionais  ) nas matrizes da memória. Anualmente arquivamos milhões de experiências.  Diferentemente dos computadores o registro em nossa memória é involuntário, produzido pelo fenômeno RAM  (registro automático da memória).
Nos computadores  , decidimos o que registrar: na memória humana, registro não depende da vontade humana. Todas as imagens que captamos são registradas automaticamente. Todos os pensamentos e emoções  - negativos e saudáveis  - são registrados involuntariamente pelo fenômeno.
O que seus filhos registram de você  ? Tudo. Eles arquivam diariamente os seus comportamentos, sejam eles  , inteligentes  , ou estúpidos. Você não percebe, mas eles o estão fotografando a cada instante.
O que gera os vínculos inconscientes não só o que você diz a eles  , mas também o que eles vêem em você . Muitos pais falam coisas maravilhosas para as suas crianças, mas tem péssimas reações na frente  delas: são intolerantes, agressivos, parciais, dissimulados. Com o tempo, cria-se um abismo emocional entre pais e filhos. Pouco afeto, mas muitos atritos e críticas.
Tudo que é registrado não pode ser deletado, apenas reeditado através de novas experiências sobre experiências antigas. Portanto, construir uma excelente imagem estabelece a riqueza da relação que você terá com seus filhos
Para aprofundamento recomendamos o livro  : Pais Brilhantes Et Professores fascinantes  

Ed .  sextante 
Fonte     -        JORNAL  PRANA       AGOSTO  2013     pág   10 
Por  Augusto  Cury   -  psiquiatra  , pesquisador  da psicologia  e escritor 

              







Regrinhas  úteis  quando
Você é convidado

Quando você comparecer a uma festinha ou reunião de amigos é
Bom saber que existem alguns temas que devem  ser considerados .

- Em primeiro lugar, agradeça o convite e, se você for, confirme antes a sua presença.
- Leve a sério a pontualidade, evitando aborrecimentos aos outros e a si próprio.
- Vista -se de forma elegante e confortável.
- Ao chegar, cumprimente o dono da casa. Se for um aniversário, procure o aniversariante, entregue o presente ao ambiente.
- Aproveite os momentos agradáveis da festa  , sendo simpático , comunicativo e prestativo  .- Combine com seus pais o horário para buscá-lo . Afinal  , pontualidade não é apenas na chegada .

Educação é importante
Na hora das refeições

- Procure não arrastar a cadeira e nem fazer dela um balanço  .
-Evite comer debruçado à mesa  . É o garfo ou a colher que vem à boca  , e não ao contrário  .
-Não apoie os cotovelos à mesa, nem os afaste como “ asinhas “ . E muito menos descanse a cabeça sobre a uma das mãos quando estiver se alimentado.
- Mastigue com os lábios fechados e não fale enquanto estiver de boca cheia  .
- Utilize  , evitando gesticular com eles nas mãos .
-Nunca  , mas nunca mesmo  , sopre a sopa  para saborear o restinho .

Fonte  - Jornal Diário  Popular -  domingo , 06 /06/1999 
( ESTAS  DICAS  SÃO  DE  ANA MARIA SANTANA MARTINS  , PROFESSORA DE ETIQUETA . )






COMPORTAMENTO
JOGO  DE  CINTURA

Como fazer  um convite

- Em tempos de internet e e-mails, muitas pessoas têm-se questionado se as cartas e os convites impressos viraram coisa de gente ultrapassada, que não acompanha os avanços da tecnologia. Aproveito para ir além nesse debate. E–mails são práticos e eficientes, mas use com moderação, ainda mais na hora de fazer um convite.

DICAS

- Telefone – É a maneira mais educada de se convidar alguém para um evento  íntimo. Um jantarzinho, uma festa de aniversário em casa... O certo é convidar para esse tipo de festa com no mínimo uma semana de antecedência, para dar tempo de todo mundo se programar .

- Convite impresso  - Em comemorações  especiais, como um batizado, uma festa de 15 anos ou um casamento, é a maneira mais chique de se fazer um convite. Se for casamento, o mais certo ainda é os noivos entregarem em mãos os convites. Mas vamos combinar que, em grandes cidades, como o Rio, o trânsito não ajuda muito né ? Envie, pelo correio mesmo. Use um segundo envelope, de qualidade inferior, para escrever o nome e rua do destinatário. Dentro, envolva o convite e o envelope só com o nome do convidado escrito à mão num plástico. Nesses casos, envie o convite com pelo menos um mês de antecedência.

- E-mail  - Não é elegante para fazer convites. Mas, como disse, é prático. Então, use–o apenas para convidar os amigos mais chegados para reuniões pequenas, como um churrasco ou um chope depois do expediente.


Fonte   -  JORNAL   BEM  VIVER  EXTRA     Domingo 01/04/2007  LOLÔ  PENTEADO



Ilustração de Adriana Calcanhotto


ADRIANA  CALCANHOTTO

LEVE UM AGASALHO

Escovar os dentes, sempre, depois de cada refeição.
Comer tudo o que puser no prato, algumas pessoas dariam tudo para ter a metade do que você estiver fazendo ir para o lixo como refeição. “As criancinhas famintas“ do mundo não são uma lenda, infelizmente, portanto pense sempre nelas quando estiver à mesa e no seu privilégio em ter o que comer.
Se o seu sonho dourado for varrer as ruas da cidade como profissão ou opção de vida, deixe suas ruas brilhando, o importante é que seja feliz e isso significa fazer-se o que se gosta de fazer.
Quando rirem de você, sorria. Quando elogiarem você, faça a mesma coisa. Sorria, agradeça, mas não use elogios como combustível, isso danifica o motor.
Queira estar entre os melhores e não na frente dos outros. O primeiro lugar pode ser solitário e bem sem graça.
Se você vir seus amigos, ou qualquer pessoa, jogando lixo no chão, não reclame, não acuse, pegue o lixo e jogue na lata mais próxima em um gesto automático e rápido, sem fazer disso grande coisa.
Aprenda a esquecer imediatamente segredos e fofocas, ocupe sua memória com o que realmente lhe interessa. Quando alguém conta um segredo, aquilo deixou, lógico, de ser um segredo, então não há por que lembrar. Em todo caso, se prometer guardar, cumpra o que prometeu. Não saia jamais do banheiro sem antes, lavar as mãos, seja á o que for que tenha ido fazer lá dentro.
Levante e ceda seu lugar a uma pessoa mais velha, em qualquer situação, mesmo que seus amigos passem a olhar você como um ser de uma galáxia distante.
Converse com as estrelas de vez em quando.
Ouça o vento. Escute o mar.
Observe as formigas.
Escute o silêncio, ele valoriza o som.
Não classifique as coisas como boas ou más, chiques ou cafonas, certas ou erradas. As coisas são o que são
Se perder, cumprimente seu adversário, não porque está todo mundo olhando, mas para sentir-se bem. Perder é aprender, aproveite a oportunidade. Arremessar a raquete na testa de alguém não irá modificar o resultado da partida. 
Apague as luzes dos recintos que você encontrar vazios.
Não peça um copo  d'água a ninguém, levante-se e vá buscar.
Lave seu copo depois de usar.
Feche torneiras pingando que você encontre pelo seu caminho.
Não delegue suas tarefas.
Não adie suas tarefas.
Aprenda a amar as suas tarefas.
Elogie as pessoas e saiba receber elogios.
Não julgue as pessoa. Você não tem ideia do que elas podem ter passado ou possam estar passando. Pode ser que você não consiga se colocar no lugar delas; não julgue mesmo assim. 
Respeite o espaço dos outros.
Não fique no meio do caminho das pessoas.
Ofereça primeiro o que vai comer a quem estiver com você.
Se cair, levante. Se cair de novo, levante de novo, de novo, e de novo, e assim por diante, levante.
Respire.
Prossiga.
Quando errar peça desculpas. Se precisar pedir desculpas por ter mudado de ideia peça, mas lembre-se que poder mudar de ideia é que é o mais importante.
Odeie o desperdício. 
Aperte de verdade a mão de uma pessoa a quem estiver se apresentando, uma mão molenga e indecisa pode ofender.
Respeite as culturas diferentes da sua.
Em Roma, como os romanos.
Chame as pessoas pelos seus nomes.
Ética é a mais alta forma de cultura, e não sou eu quem está inventando isso, foi Sófocles quem disse.
Ouça o que as pessoas estão dizendo até o fim, não interrompa o pensamento alheio.
Não, não sei o que explicar por que o seu coração está batendo forte, em vez de no peito, bem aí no seu pipi.
Hora de ir pro banho não é hora de perguntar se Deus existe “mesmo“.
Não sou sócia da companhia de energia elétrica.
Olhe sempre para os dois lados da rua antes de atravessá-la mesmo que ela tenha uma única mão.
Leve um agasalho.
Mamãe te ama.

Republico aqui uma das bananas que desenhei para a edição especial de aniversario do jornal português “Público“, no dia  5 de março deste ano, dedicada ao Brasil, com a manchete “Brasil descoberto“, por mim capitaneada. Reproduzo aqui para me solidarizar com a causa contra o racismo e para homenagear Daniel Alves. Em gesto espontâneo, simples, comeu  o inimigo, se fortaleceu  com a banana dele e declarou depois  “só rindo deles“. Somos todos primatas. O Brasil é um país negro. E a alegria é aprova dos nove.

Fonte  - Jornal  - O  GLOBO      pág 10      
Segundo Caderno -   04/05/2014 








TRÂNSITO
SINAL  VERMELHO 

Após dois anos em queda, número de motociclistas mortos no trânsito volta a subir

DUAS   RODAS  
Acidentes com
Motocicletas na capital 
Condutores que Perderam a vida

2010  ------------- 478
2011 ------------ 512
2012 ------------- 438
2013 ------------ 403
2014 ---- 440
19%  - mulheres / 81% - homens 
                                          Vias mais perigosas: Marginais, Tietê e Pinheiros 

Por dois anos, o trânsito paulistano emitia sinais de que poderia se tornar mais seguro para os motociclistas. A evolução parou. No ano passado, cresceu em 9% o número de motoqueiros mortos em acidentes nas ruas, segundo relatório divulgado no último dia 30.
Ao todo, 440 pessoas perderam a vida, 37 a mais em comparação ao visto  em 2013. As vítimas continuam sendo principalmente homens, na faixa dos 20 aos 29 anos e são estudantes ou ajudantes  - ou seja, não trabalham como motoboys.
O aumento se deu no mesmo período em que motofaixas foram extintas e os radares  –pistola adotados para coibir o excesso de velocidade de motociclistas, aposentados.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz investigar as causas do crescimento e promete tomar providências, entre elas a redução do limite de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. As duas são as mais perigosas para quem transita de moto na cidade. 
Está descartada a proibição de motos em mais trechos das marginais, a exemplo do veto em vigor na pista expressa da Tietê. “Não há interesse“, afirmou a companhia.
Uma das pessoas possíveis raízes de tantos acidentes graves é má formação dos condutores, avalia o médico Dirceu Rodrigues, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego. “Se você conseguir andar em primeira marcha e se equilibrar na moto, receberá a carta“.
Presidente do sindicato estadual dos motociclistas, o Sindimoto SP, Gilberto dos Santos critica a prefeitura. “Houve políticas para carro, ônibus e bicicleta, mas só agora há algo para as motos.“ Segundo ele, um grupo de trabalho com a CET  estuda a criação de faixas de segurança nas avenidas onde há mais mortes de motociclistas.

(COLABORARAM RAFAEL ANDERY E RAFAEL BALAGO)
Fonte – Revista  - SÃO  PAULO pág 20 - 10 a 16 de maio de 2015  - ELVIS  PEREIRA 


QUANDO SE MATAM CRIANÇAS



Sempre houve infanticídio no mundo – até mesmo como política de Estado. Isso ocorreu até pouco na China, pelas razões demográficas  e , segundo os evangelhos, no reino de Herodes, colônia romana de então  , pelos temores do poder. Como não soubesse onde encontrar  o Menino Jesus , o tirano deu ordem para matança geral dos inocentes.
Os índios brasileiros, em prática protegida por alguns e zelosos antropólogos  , matam as crianças que nascem defeituosas. Consideram que elas, não estando aptas para os desafios da vida na selva, deles devem ser poupadas. Os antropólogos dizem defender o direito à cultura das tribos  que o seguem. Kafka, que tinha conflituosa relação com o pai, aparentemente um tirano familiar  , em carta à irmã Otila, lembra Swift.  O singular irlandês ao elogiar as instituições de Liliput, destaca uma delas: as crianças  , naquele utópico e diminuto mundo, eram criadas  , desde nascidas  , pelo estado  , sob a constatação de que os pais são péssimos educadores. O banqueiro Amador Aguiar, em conversa com este colunista, deu razão aos liliputianos, a Swift e Kafka, ao explicar por que criara a Fundação Bradesco e suas escolas. Amador, ele mesmo vítima de genitor irresponsável  , disse que os pais pecam por excesso de afeto ou por completa ausência desse sentimento. A educação, afirmava , era assunto para especialistas, que amassem as crianças como crianças, e não cada criança de forma particular. 
Todos os momentos de convivência entre o adulto e a criança são atos de educação. É claro que se trata de  exagero excluir os pais do processo de formação de seus filhos.  Isso só pode ocorrer nos países da Utopia, como a ilha de More e a Liliput de Swift. E , quando pensamos na situação das crianças de nosso tempo, chegamos à constatação de que não há crianças abandonadas ; há famílias no abandono.
Se sempre houve crianças maltratadas e assassinadas, o que está ocorrendo em nosso tempo dilacera os nervos da alma. Recém-nascidos  são jogados às águas  ( o que faz lembrar passagens  míticas  como as de Remo e Rômulo, de Moisés  ), mas sem a proteção de cestos flutuantes, que fizeram o destino desses predestinados. Quando são jogados às águas há alguma chance  , como ocorreu em Belo Horizonte. Mas  muitas vezes são jogados às  fogueiras, como ocorreu há mais de 50 anos, em Malacacheta, também em Minas. Enlouquecido pastor da seita protestante contaminou com sua loucura certa comunidade rural, e várias crianças foram trucidadas a machadadas e depois queimadas, consumando-se, multiplicado, o sacrifício que Deus poupara a Isaac e Abrahão, ao satisfazer-se com o sangue de um cordeiro.

A  maldição do destino
O espancamento sistemático de crianças é parte de fenômeno muito mais amplo e preocupante. Ao matar e espancar as crianças indefesas, os matadores e torturadores tentam vingar-se de seu pobre e desesperado destino. A sociedade não aceita os fracos, tal como os índios não admitem os aleijados. Ao matar as crianças, os pobres tentam eliminar a dificuldade de criá–las, em mundo sem oportunidades de trabalho, saúde, educação. Eximem–se de fardos, cujo peso podem prever. Esse  é um dos lados da questão. Outro é a mitologia  do êxito. Os perdedores são amaldiçoados, qualquer que seja o seu círculo social. Os filhos desprezam os pais que não lhes podem dar as roupas de grife, ou o automóvel do ano. Condena-se o uso de drogas, e é importante que ele seja combatido, em benefício da saúde e da tranqüilidade pública. Mas há outros narcóticos além da cocaína, da heroína, da maconha. O consumismo consome o consumidor  e, em conseqüência, a própria sociedade.

A eterna barbárie 
É assim que pode ser explicado o inexplicável, como a decisão da jovem estagiária paulista, que mandou matar duas concorrentes à efetivação, na empresa em que trabalhava  , a fim de garantir o seu próprio emprego. Obter o lugar não era apenas garantir o salário ; era demonstrar sua vitória , seu êxito , mesmo saltando sobre dois cadáveres. É assim que se explicam casos de mães que matam os filhos  , na disputa de heranças morfinas, de netos que chacinam os avós. E nem se fale de filhos que trucidam os pais, tão numerosos e vulgares se tornaram esses casos. 
Vico previa o retorno da civilização à barbárie, dentro de alguns séculos de desenvolvimento técnico. Já estamos nela.   Houve a inversão do processo histórico: as corporações ocuparam a direção da sociedade contemporânea. A natureza da sociedade industrial que nos domina não é exatamente  a de criar mas de consumir; nela, tudo é consumido: os homens , que trabalham para produzir coisas descartáveis e para comprar e consumir coisas descartáveis; os sonhos, que se pervertem, para dirigir–se não ao prazer da vida  mas ao prazer da ostentação; a fé, colocada  a serviço do êxito individual. A marca soberana de nosso tempo  é a primazia da embalagem sobre o conteúdo, da aparência sobre o real; da morte sobre a vida.  The american way of life  se converte em the american way of death. 

Fonte  - Jornal do  Brasil      A2  sábado , 04/02/2006    
ALMANAQUE  de Mauro Santayana


PRECONCEITOS



“Preconceito é uma opinião caprichosa sem meios visíveis de confirmação“    

Ambrose Gwinett Bierce   ( 1842 – 1914 )
                                                                                                       Escritor e jornalista  americano

O preconceito está em toda parte. Não existe uma Camelot cintilante para acabar com todos os preconceitos e evitar programação psicológica. A maioria das decisões humanas são tomadas pelas glândulas, não pelo cérebro. Mas algo em nós quer combater o preconceito, a programação, a lavagem cerebral. Detestamos os cordões umbilicais que nos amarram ao passado, destruindo nossa liberdade de escolha.
Dr. Martin Luther King Jr, o corajoso líder dos direitos civis  da década de 1960, organizou marchas não violentas que abriram caminho para as manifestações em defesa da igualdade de direitos e da justiça. “Aprendemos a nadar no mar como os peixes e a voar nos céus como os pássaros“, escreveu ele  certa ocasião, “mas não aprendemos, ainda a arte de viver juntos como irmãos“.
Nossa visão é limitada: somos orientados para uma meta e nos pegamos ignorando um ao outro, sem dar ouvidos nem atenção ao próximo. É possível que cada um de nós esteja apegado a um preconceito: pode ser de raça , cor , sexo  , preferência sexual  , nacionalidade... Pode envolver crianças , animais , advogados , bispos , colegas de trabalho... Pense bem  no que poderia acontecer se examinássemos nossos preconceitos e mudássemos de mentalidade.
Em lugar de ficarmos acomodados ou de perpetuarmos estereótipos, poderíamos ensinar a nós mesmos que existem outros modos de ver e de julgar o próximo e as situações que o envolvem. E a recompensa de tudo isso seria o próximo fato de conseguirmos enxergar algo de positivo numa situação ou pessoa que anteriormente havíamos  julgado negativamente. 
Você  já notou que quando alguém não muda de ideia , é teimoso. Mas , quando você não muda de ideia, é firme e decidido.
Quando seu vizinho não gosta de um amigo seu  , ele é preconceituoso. Mas , quando você não gosta do amigo dele , sabe julgar a natureza humana.
Quando ele tenta tratar alguém de um modo especial, está bajulando  essa pessoa. Mas , quando você age do mesmo modo ,  está sendo atencioso. Quando ele demora para fazer alguma coisa  , é preguiçoso. Mas , quando você age do mesmo modo , é meticuloso.
Quando ele gasta muito dinheiro  , é esbanjador. Mas , quando você exagera nos gastos, é generoso.
Quando ele encontra defeitos em alguma coisa  , é crítico. Mas , quando você age do mesmo modo, é perspectivo.
Quando, ele demonstra inteligência, você chama de fraco. Mas , quando você age do mesmo modo, é gracioso.  
Quando ele se veste bem ,é extravagante. Mas , quando você usa boas roupas  , tem bom gosto.
Quando ele diz o que pensa, é malvado. Mas , quando você age da mesma forma, está sendo honesto. 
Quando ele assume grandes riscos, é imprudente. Mas , quando você age da mesma forma , é corajoso.
Não podemos  , deixar o preconceito tomar nossas decisões , influenciar nossos julgamentos e minar nossas amizades.
Pense nisso ! 

Fonte – JORNAL  PRANA  ano 2015       
* Por Daniel  C . Luiz do livro Insight  2 – DVS Editora





VIOLÊNCIA   

Este é o mundo que queremos viver  ? 
Este é o mundo que desejamos para nossos  filhos ?     
Se a resposta é não, que praticar no dia–a–dia o cuidado conosco,  
Com as pessoas e com o meio ambiente.  É indispensável  termos   
Comportamentos com a vida  e a sobrevivência do planeta Terra, nossa casa.   

Violência é um comportamento   
Que causa dano a uma  outra pessoa, a um ser vivo ou a um objeto.  

Tipos de Violência                           

Violência física: agressão – estupro – assassinato  

Violência Psicológica: – rejeição – depreciação – indiferença  - Discriminação – desrespeito – punições exageradas – intimidação - Chantagem – assédio moral  
                                                             
Violência ao Meio Ambiente  : desmatamento não sustentável -  Queimadas – lixo fora de coletores  - poluição da água doce e dos oceanos - emissão exagerada de gases causadores de efeito estufa  - não reduzir o consumo – não reciclar – não reutilizar - desperdício de água doce e alimentos.
  
Violência à Criança: trabalho infantil – pedofilia.
        
Violência à Mulher: agressão – estupro – prostituição forçada  

Violência no Trânsito:  velocidade – desrespeito – drogas

Fonte – Folder SESC Saúde Prevenção   A Vida com Cuidado. 
Violência Não.


                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.