terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Carnaval - Justificativa na Educação



O currículo nacional não condiz com o cotidiano da massa popular. Ele introjeta valores e crenças que não tem representatividade e que são contraditórios à realidade social e cultural da massa popular. Essas teorias autoritárias, desvinculadas da realidade plurirracial da sociedade vigente, não apontam que toda proposta pedagógica transformadora, deve ser coletiva e é preciso ressaltar que o fortalecimento da identidade dos diversos grupos sociais e étnicos. 
A história do negro nos livros didáticos é contada do ponto de vista dominador. A resistência do povo negro à escravidão é ocultada, a ideia que se tem é que vieram de uma África selvagem. A escola, não só simbolicamente, mas no cotidiano escolar, formaliza a dualística de expectativa de fracasso do negro que sente-se em grau de inferioridade em relação ao branco. No âmbito educacional, a cultura do negro não é discutida adequadamente, mas sim superficialmente.
É possível recorrer a outras linguagens na escola. O estudo das escolas de samba enriqueceria muito as aulas, dando oportunidade transdisciplinaridade entre as áreas. Através da história do negro, seus costumes, crença, influências, com as letras dos sambas enredo, o aluno estaria não só aprendendo os assuntos relacionados, como também a identificação dos negros com as suas raízes, com os seus ancestrais.
Essa herança étnica, que não é questionada na escola, torna-se obstáculo para o povo negro melhorar suas condições de vida. Ser negro ou pardo configura-se em estigma seletivo para o engajamento no mercado de trabalho. Em uma sociedade moderna e urbanizada, que convive com o racismo a imagem da aparência, pode desqualificar a priori quem concorre a um emprego.
É necessário que haja uma sensibilidade política dos pensadores e dirigentes do país para que essa política educacional possa ser revertida.

 "O problema do mundo contemporâneo é que a velocidade das transformações técnicas e o impacto das novas linguagens não permite a existência de uma acomodação a sistemas únicos de produção e reprodução dos sentidos. Se os alunos estão dizendo como verificado em nossa pesquisa que é necessário o uso dos recursos tecnológicos, o anúncio publicitário, a música estão presentes com grande força em suas vidas; trata-se, evidentemente de adequar estratégias pedagógicas que levem ao reconhecimento das formas constitutivas daquelas linguagens, em suas dimensões formais, estéticas, ideológicas e pragmáticas."

Adilson Odair Citelli (1997: 33)
A Escola e os Discursos não Didáticos
Revista Comunicação & Cultura nº 8
ECA USP - São Paulo

"Sem dúvida, o homem é o seu corpo, a sua consciência, a sua socialidade, o que inclui sua cidadania. Mas a conquista, por cada um, da consciência não suprime a realidade social de seu corpo, nem lhe amplia a efetividade da cidadania. Talvez seja essa uma das razões pelas quais, no Brasil, o debate sobre os negros é prisioneiro de ética enviesada. E esta seria mais uma manifestação ambiguidade a que já nos referimos, cuja primeira consequência é esvaziar o debate de sua gravidade e de seu conteúdo nacional.

Olhar enviesado - Enfrentar a questão seria, então, em primeiro lugar, criar a possibilidade de reequacioná-la diante da opinião e aqui entra o papel da escola e, também, certamente muito mais, o papel frequentemente negativo da mídia, conduzida a tudo transformar em "fait divers" em lugar de aprofundar as análises. Trata-se, na realidade de uma forma apartheid à brasileira."

Milton Santos
Mais, 07/05/2000


Extraído da monografia "Núcleo: Estética dos Meios de Comunicação"
Professora Drª Maria Cristina C. Costa - ECA USP 2002
apresentado por Ana Regina Gouvêa

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