terça-feira, 22 de novembro de 2016

João Cândido - O “ALMIRANTE NEGRO“



Histórias da história
Estas   a  gente não  aprende  na escola  

João  Cândido 
O “ALMIRANTE  NEGRO" 

Quase um século após a  Revolta  da  Chibata, seu líder é anistiado por decreto  da Presidência da República

“Há muito tempo nas águas da
Guanabara/ o dragão do mar
Reapareceu / na figura de um 
Bravo marinheiro  / a quem  a
História não esqueceu". (**)

Assim canta o samba Mestre-Sala dos mares, de João Bosco e Aldir Blanc. De fato, a história não esqueceu João Cândido Felisberto, nascido em 24 de junho de 1880 em Rio Pardo, hoje Encruzilhada do Sul  , Rio Grande do Sul. Era filho de ex-escravos e tinha sete irmãos. Menino, entrou como grumete para o Arsenal da Guerra da província, sendo transferido aos 14 anos, para Marinha de Guerra do Rio de Janeiro. Suas qualidades rapidamente o fizeram protegido do almirante Alexandrino de Alencar, além de alimentar um natural espírito de liderança. João Cândido fez viagens ao exterior, sempre gozando de prestígio dos oficiais e colegas. Na Inglaterra, teve contato com marinheiros que participaram de revoltas em favor de melhorar as condições de trabalho , entre 1903 e 1906.
Tudo mudou em 22 de novembro de 1910 , data em que a capital acordou na mira dos canhões da Marinha. Apavorada a população carioca cerrou as portas e fugiu. A armada brasileira tinha se rebelado, assumindo o principal controle de três encouraçados e um cruzador. A razão  ? Marinheiros  - majoritariamente mulatos, negros e nordestinos  - pediam o fim do castigo físico aplicado com a chibata. O terrível instrumento remetia a escravidão. Além disso, lutavam contra os baixos soldos, má alimentação e maus-tratos. O estopim foram as 250 chibatadas aplicadas a um marinheiro da nau capitânia da Armada, o Minas Gerais. A imprensa se postou ao lado dos marinheiros. O pobre homem havia mesmo desmaiado de dor durante o castigo, quando todos sabiam que a chibata tinha sido abolida pela República. 
Uma semana depois, João Cândido deu início ao levante  , sendo designado pela imprensa como Almirante Negro. Num ultimato dirigido ao presidente recém-eleito, Hermes da Fonseca, os marinheiros declaravam: “ Nós  , marinheiros  , cidadãos brasileiros e republicanos  , não podemos mais suportar a escravidão na Marinha brasileira“ . Hermes da Fonseca preferiu pôr logo um fim ao movimento. Proibiu a chibata e anistiou os rebeldes, mas não os perdoou. Muitos foram excluídos e acusados de “ não desejáveis à disciplina de bordo “ .
Em 9 de dezembro, novo levante  , desta vez na Ilha das Cobras. Durante o motim, marinheiros mataram companheiros e um comandante. A rebelião foi massacrada em poucas horas  . As conseqüências  ? Prisões  , exílios  e fuzilamentos. João Cândido foi expulso da Marinha  , acusado de ter incitado o movimento. Em abril de 1911, com o diagnóstico de louco e indigente, foi internado no Hospital dos Alienados. Banido da Marinha, passou anos trabalhando entre os estivadores e pescadores do Cais do Porto. Perdeu a mulher em 1928 e, dois anos depois  , foi novamente preso por subversão.  A partir de 1933 , participou da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista, deixando depoimento arquivado no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro sobre sua amizade com o líder Plínio Salgado .Faleceu em 1969, pobre e esquecido  .
No dia 24 de julho de 2008, quase um século depois , a Presidência da República sancionou a lei que  anistiou post-mortem João Cândido Felisberto e outros 600 marinheiros que participaram da Revolta da Chibata. Polêmica  , a anistia foi recebida com euforia por setores políticos e com silêncio pelo comando da Marinha  . Alguns setores qualificaram-na como “ irrelevante “  , outros disseram ser ela o  “elogio da insubordinação e indisciplina“.
Mais uma vez  , só a história poderá fazer seu julgamento. E os historiadores ainda têm muito a pesquisar e descobrir sobre esses episódios. Documentos referentes aos motins de 1910  agora vêm a luz, revelando os meandros das Forças Armadas, o cotidiano dos navios de guerra , o rosto dos marinheiros e o da jovem República  - esta , alheia às necessidades de cidadãos simples e anônimos como João  Cândido.

(**) A  letra  original  foi  modificada   pelos  autores para ser aprovada pela censura  da  época.

Fonte    -         Revista   NA  POLTRONA   págs  46 e  47
Empresa  ITAPEMIRIM      setembro  / 2008
Mary  Del  Priore   é  historiadora  e  escritora 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.