terça-feira, 27 de setembro de 2022

‘ Ensina-me a viver ‘



PRONTA  PARA  EMOCIONAR 

Agora na idade da  personagem ,Glória Menezes retoma o papel de Maude em 

espetáculo que ficou por  cinco anos em cartaz .

Quando estreou no  papel da octogenária  Maude em  Ensina  a  viver  “ ,  Glória

Menezes  tinha  73 anos e costumava dizer que sua empatia pela  mulher cheia de  vida e  disposição era tamanha  que gostaria de  interpretá-la até que chegasse à  idade da personagem . A peça , que  estreou em  2007 , saiu de cartaz em 2012, após uma  vitoriosa jornada de cinco anos .Glória completou 80 anos em outubroe retorna a  Maude e aos palcos  tendo novamente Arlindo Lopes ao seu lado como o complicado Harold .A nova temporada estreiou numa  sexta-feira no Teatro Net Rio .

- Passei cinco anos como alguém de  80 anos .Agora finalmente , tenho  80 anos – brinca a atriz .Glória celebra também 55 anos de carteira ,que teve ascensão meteórica .Em 1959 , ela ganhou o prêmio de  atriz revelação num  festival de  teatro  amador e estreou na TV . Logo depois , atuou em  “ Feiticeiras de Salém “ , dirigida por  Antunes  Filho . Ganhou mais um  prêmio . Veio então o  convite de  Anselmo  Duarte para  rodar  “ O  pagador  de  promessas  “ ,  filme que em  1962  levou a  Palma  de  Ouro  em  Cannes e Glória , à  condição de  estrela.

- Eu sou privilegiada , sempre fui . Porque , claro , eu tinha  talento . Mas  nem  sem-pre  isso  é  suficiente . É preciso  ter  sorte  também  - acredita ela .

Foi  preciso ainda , ao longo da jornada , alguma coragem  . Em  “  O pagador de pro- messas  “  ,  ela foi chamada para o  papel da prostituta . Já no set ,teve que assumir o de Rosa porque a  atriz escalada , Maria Helena Rosa , teve pneumonia .Glória duvida que hoje , com sua experiência , assumisse tal  risco . Mas encarou outros como , aos 64 anos , raspar os cabelos e ficar nua para  viver uma mulher com câncer terminal  na peça  “ Jornada  de  um  poema “ ( 2001 ) .

- Eu nunca me preocupei com o que vão pensar de mim . Vivo a  minha vida . A ima-gem que o público faz é problema dele . Confesso que , quando  raspei a cabeça e fi -quei nua em pelo , pensei : agora ou vai ou racha – conta  a  atriz , que ganhou o  prê-mio Shell pela atuação.

SALVA  DAS  ÁGUAS  POR  TARCÍSIO

 Os  55 anos passaram amenos , Glória diz que não conheceu fracassos . "  Mesmo o que não foi tão bem , não foi mal " . Colecionou  diversas histórias . Teve de trocar de  roupa enquanto fazia uma  cena em close , nos tempos da  TV ao vivo , na Tupi . Atuava com a câmera fechada no rosto enquanto a  camareira ajudava ,abaixada ,a trocar de  saia para próxima cena . Também quase se afogou durante uma gravação da no -vela  " Cavalo de aço " ( 1973 ) .-Tinha uma cena no  Guandu , comigo , Tarcísio ( Meira )  e Milton Moraes . O barco passava ,fazia marola ,e a gente passava por cima das  ondas , para ter um movimento.

Uma hora , a água entrou  , o barco fez  " tum "  e eu  " poft" na água , de bota , casaco de couro, dois revólveres no coldre , afundei .Consegui subir , vi o  céu cinzento e não aguentei . Fui de novo . Pensei ... morri . Aí senti uma coisa me puxando pelo cabelo . Era o Tarcísio .Um  bombeiro jogou uma corda Tarcísio veio me puxando .E  o Avan-cini o (diretor Walter Avancini , morto em 2001 )  gravando , achando  ótimo - conta . Casada  com  Tarcísio Meira  desde 1963. Conheceu -o no teatro  Maria Della Costa . Ele ensaiva uma peça e ela tinha ido falar com o diretor  Antunes Filho.

- A coisa veio aos poucos .Acho que foi por isso que ele se apaixonou por mim -conta ela aos risos . - As  mulheres davam muito em cima dele . Elas o  cutucavam com o pé e  por baixo da mesa . Depois , ele me contava e ríamos juntos . Nunca fui ciumenta .A ideia de retomar a peça , dirigida por  João Falcão , foi movida não só pelo  carinho pela  personagem , de quem diz ter os mesmos  bom humor e  otimismo , mas também pela ótima resposta do público. Maude morre na história . Já Glória não pensa na mor-te. Só pede que ela venha de uma vez .

-  Eu converso com ( o beato )  Frei Galvão , que me salvou aos  dez meses de idade , quando tive bronquite capilar. Eu digo : Frei Galvão , o senhor me salvou . Agora  seu compromisso comigo é me levar de uma vez . Acho uma  grande sacanagem com  o  ser humano essa coisa de ficar em cima de uma cama .

Aos  80 , Glória celebra o tem po da forma que mais gosta :

-  Sou apaixonada pelo teatro , tenho  essa gana de representar ,  prazer de entrar no palco . Entro  e  penso : quem  manda  aqui  sou  eu , vou  emocionar . *

"  Eu  nunca  me  preocupei  com o  que  vão  pensar  de  mim . Vivo  a  minha  vida  A  imagem  que  o  público  faz  de  mim  é  problema  dele "   Glória Menezes - Atriz 

Fonte  - Jornal  O  GLOBO  -  pág 7  -  Segundo Caderno 

Terça-feira , 12.5.2005  -   DEBORA  GHIVELDER 

Homenagem  à grande atriz  Glória  Menezes por ter vivenciado a carreira doa casal e os outros  ícones . ( de Ana Regina )




TARCÍSIO  MEIRA

TARCÍSIO  É  MARGINAL

Ele  decidiu  deixar de ser galã e  já  vive  no cinema um  bandido  que pode  ser  também  seu  próximo  trabalho  na  TV


Em  O  MARGINALK  , Tarcíso  trabalhou ao  lado  de  Darlene Glória e  Rutinéia de Morais , que viverão duas artistas de teatro- rebolado

Tarcísio Meira saiu da televisão para ser um marginal : depois de interpretar o  milionário Hugo em o Semideus : ele vai ser Valdo no cinema , " um indivíduo que por razões alheias , por  problemas sociais pela maneira como foi criado , pelo  ambiente onde cresceu e ins -trução que recebeu , tornou-se , ou tornaram-no , um marginal " . Disposto a abandonar as telenovelas para fazer apenas seriados . Tarcísio trocou os cachos do  Semideus pelo cabelo bem penteado e alisado com fixador do seu novo personagem em  O  Marginal , numa história de  Dias Gomes que marca também o retorno ao cinema do diretor  Carlos Manga . O filme que já está sendo rodado em vários pontos de São Paulo- penintenciária do Carandiru, tribunal, Avenida São João e num teatro de rebolado - narra  a trajetória de Valdo , " personagem que é um estigma de estrutura social " .Vivendo num ambiente do submundo . Valdo tenta  insistentemente safar-se da  miséria e traçar um caminho mais definido na  vida e nesse momento começa a sofrer a  pressão de todas as barreiras e todas as dificuldades . Se gundo  Tarcísio , seu personagem  "  é  um  marginal  até  do  próprio  submundo " . Valdo é um  sujeito que não se  encaixa bem em nenhum lugar . É  um sujeito  sem origem , como muitos gue a  gente conhece e  que  estão  por  aí .Sem origem , sem possibilidades na vida, sem nada . A  vida  fez de Valdo o que ele é  um  marginal : Talvez ele não tenha  bem consciência das  suas vontades , mas é um insatisfeito  com  tudo e  não encontra  seu  lugar  em  canto  algum. Na tentativa de se afirmar diante da vida . Valdo passa  por  todos   os  perigos e  por  todas as  provas, conduzido pelo  amor que dedica a uma  artista de  teatro rebolado, uma  vedete chamada Leila Cúri interpretada por  Darlene Glória . Esta tem também no  tea-tro uma  grande  amiga e  rival , vivida pela  atriz  Rutinéia de  Morais . A  história de   " O Marginal foi escrita pelo  novelista  Dias  Gomes e o filme está sendo  dirigido  por  Carlos Manga, reunindoi ainda no seu elenco nomes conhecidos como os de  francisco di franco , Anselmo Duarte e Vera Gimenez . 

EXPERIÊNCIA  ITALIANA  NA  VOLTA  DE  MANGA 

Doze  anos  dedicados  à televisão e um ano e meio a acompanhar o trabalho de  monstros sagrados como  Fellini e  Visconti na  Itália , é um das coisas que  Carlos Manga pode contar a respeito de sua carreira , agora resolveu deixar na  TV para dedicar-se apenas ao cinema . Sem afastar a possibilidade de um dia voltar  à  televisão , sua decisão é uma só  : No momento , estou  com  muita  saudade do  cinema , do qual me  afastei  12 anos . Então , pelo menos nesta fase ,tenho o  firme propósito de me  deter no cinema por  algum tempo , sem me ausentar . Mesmo porque tenho de fazer  dois filmes praticamente seguidos  . " O  primeiro deles já começou a ser rodado : O  Marginal ,uma  produção do próprio Carlos Manga junto com  Osvaldo Massaini .  Os  dois  também produziram o segundo filme , A  Pequena  Notável ,sobre a vida de  Carmem  Miranda .Com  O  Marginal , Carlos  Manga pretende realizar um filme um filme de  " fácil  comunicação , que as pessoas entendam, que as pessoas sintam e que possa transmitir o que eu quero dizer , e nele não vou  complicar e tampouco  encucar " .

Homenagem  ao  grade  ator Tarcísio  Meira, que marcou uma fase do auge da TV, e aos demais ícones citados , que engrandeceram nossa cultura . (de  Ana Regina )

Fonte  -  Revista  AMIGA

Reportagem  de  Oswaldo  Mendes  -  tv tudo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.