segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Os mitos da vacinação


É  preciso  receber a dose bloqueio da vacina do sarampo ?  As reações das vacinas  podem ser graves ? Adultos devem ser vacinados ? A vacina da gripe causa a doença ?

Dra  Ana Paula  Moschione Castro , Doutora em Pediatria , especialista em Alergia e Imunologia faculdade de Medicina da Universidade de São paulo ( USP ) e diretora da Clínica Croce , tira as dúvidas que existem em torno das vacinas .

Vacina é perigosa para idoso ?  Mito . Muitos estudos já comprovam que vacinar  idosos contra a gripe e pneumonia melhora demais a qualidade de vida desses pacientes e reduz a mortalidade .

Vacina causa autismo ?

Mito , e muito perigoso . Estudos não mostraram essa relação do espectro dos transtorno autista e vacinas . Essa fake  news pode gerar uma onda de anti-vacinas perigosa , que traz consequências muito ruins , como é o caso que estamos acompanhando no momento .

Somente as crianças devem ser vacinadas ? Mito . Os adultos também devem se vacinar . É muito importante a vacinação contra o tétano , a febre  amarela . E hoje ainda temos à  disposição para adultos vacinas contra o herpes zoster , hepatite A e B , ou  seja , uma série de imunizações à dis - posição que devem ser tomadas pelos adultos .Tenha a carteirinha em dia , pois isso pode garantir saúde e consequentemente , qualidade de vida .

Sempre que me vacino contra à gripe fico gripada . Mito . A vacina contra gripe não causa a gripe , pois é uma vacina inativada e indicada para proteger somente contra um tipo de gripe , que é a in-  fluenza . Na época do inverno existem outros vírus , como o rinovírus , que levam a quadros pa- parecidos com  gripes , mas não são . A vacina contra a gripe é segura , com uma cobertura am -    pla e não causa a gripe .

Vacinas podem ter contraindicações ? Aqui vale o conceito de vacinar , para estimular o sistema imunológico a criar uma resposta de defesa contra um agente nocivo . Existem dois grupos para contra indicação : aqueles pacientes que não receber microorganismos vivos , que são as vacinas atenuadas ( febre amarela , herpes zosner , sarampo e rubéola , ) estão contraindicadas .O outro grupo são de pacientes que apresentaram reações alérgicas graves contra vacina . Essas reações alérgicas sempre precisam ser discutidas com o médico .

Alérgicos não devem se vacinar : mito .Pacientes alérgicos se  beneficiam de vacinas contra a gripe , contrapneumococo . O que precisa ter cuidado - a algum componente que está presente na vacina  que desencadeia a  reação alérgica , como o ovo , por exemplo . Ou , o paciente teve uma reação alérgica grave específica a aquela vacina . Mesmo pacientes com alergia à proteína do ovo , as va-  cinas contra a gripe e  sarampo são liberadas . Não generalize que alérgicos não devem se  vacinar pois é o contrário . Há grandes benefícios .

Fonte - Jornal Gazeta de Pinheiros - Dra . Ana Paula Moschione Castro , Doutora em Pediatria e diretora da Clínica Croce




Raiva : um perigo para todos

Um atraso no envio de doses da vacina antirrábica pelo Ministério da Saúde fez a Prefeitura de São Paulo suspender a campanha deste ano e não haverá postos móveis para vacinação gratuita . O tutor deverá levar o animal a um dos locais permanestes na  Divisão de Vigilância de Zoonoses ou a uma clínica particular . “ Deixar de vacinar não é uma opção considerável , “ alerta o veterinário e fun -dador da rede Animal Place , Jorge Morais . “ A doença é incurável , de fácil transmissão e costuma levar o animal a óbito em poucos dias , além de colocar em risco a vida das pessoas , já que também pode ser transmitida aos humanos  “ , salienta .

A principal forma de contaminação é através do contato com a saliva de animais infectados , que ge- ralmente ocorre por mordidas . “ a doença se manifesta em duas fases : a furiosa e a paralítica . Na primeira , o pet apresenta excitação , agressividade e medo . Na paralítica ,os sintomas neurológicos ficam mais evidentes ,com a dificuldade em engolir , salivação excessiva e falta de equilíbrio do pet e a perda completa dos movimentos até que a evolução do quadro o leva a óbito “ , descreve Morais.

Em humanos , a raiva é igualmente fatal e entre os sintomas é possível destacar : cefaléia , tonturas , falta de coordenação motora , demência , vômitos , febre e até convulsões . “ A pessoa que foi mor-  dida por qualquer cão ou gato não vacinado deve lavar bem o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima . O pet deve ficar em observação por 10 dias , e se por acaso ele sumir ou morrer , a pessoa deve ser vacinada contra a raiva  “ , finaliza .

Jornal - Gazeta de Pinheiros – GRUPO 1 . COM . BR

16 a 2 de Agosto de 2019 - Saúde - pág 8 - pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.