Em uma de suas audiências no Vaticano , o Papa Francisco trazia nas mãos um terço e um Evangelho que pertenciam a um jovem ucraniano morto na guerra .Comovido ,ele crava e pedia que não acontecessem mais mortes desse tipo . Naquele instante , o Papa representava a voz de mães e pais que perderam os seus filhos em tantas guerras , seja em guerras reais , seja naquela que matam cotidianamente ,como a doença ,o consumo de drogas e álcool , a violência , a fome e a falta de estrutura para garantir saúde para todos . Assim como Maria ,aos pés da cruz ,muitas mulheres e homens sofrem atualmente dedos corpos dos seus filhos mortos .
A dor atravessa o coração dessas pessoas , da mesma forma como aconteceu com Maria em o Sagrado Coração de Jesus .Rezemos ,pois ,neste mês , por tantos que foram atravessados por esse momento duro e escuro da vida .Viver muitas vezes é dolorido ,mas hoje somos todos convidados pedir a paz para corações feridos e atravessados pela lança da morte que continua a afetar e ferir
Outro dia ,vi na TV uma mãe que chorava a perda do seu filho em um acidente cruel .Ela dizia que perdoaria o assassino , mas dos seus olhos desciam lágrimas de saudade e ao mesmo tempo de cura , pois ali estava um coração sofrido curado , em rancor e sem desejo de vingança . Ali , di -ante da cruz da dor ,eu enxerguei a ressurreição .Mulher forte e capaz de dizer para todos disse que perdoava o assassino , mas dos seus olhos desciam lágrimas de saudade e ao mesmo ouvirem : " perdoo " , ao mesmo tempo em que pedia justiça .
Não podemos " ficar frios " diante da dor . A receita é ter empatia , compaixão e aproximar-se das pessoas que sofrem a perda dos seus filhos . Oremos pela paz nesses corações .
Fonte - Bilhetes Mensais do Apostolado da Oração do Brasil Novembro de 2024 - Pe. Laércio , SJ