quinta-feira, 8 de maio de 2014

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

AFRODESCENDENTES NA EDUCAÇÃO



Em 09 de janeiro de 2003 foi promulgada a Lei 10.639, que altera a LDB - Lei 9.394/1996, incluindo no currículo de todas as escolas de educação básica a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. E Africana devendo, portanto, as temáticas afro-brasileira e indígena devem fazer parte, obrigatoriamente, do projeto político pedagógico das escolas públicas e particulares.
O resgate da história da população negra e indígena não interessa apenas aos alunos de ascendência negra e indígena, interessa, também, aos alunos brancos, que vem recebendo uma educação cheia de preconceitos. Além disso, essa memória não pertence somente aos negros. Ela pertence a todos tendo em vista que a cultura da qual nos alimentamos quotidianamente é fruto de todos os segmentos étnicos, que apesar das condições desiguais nas quais se desenvolvem, contribuem, cada um ao seu modo na formação da riqueza econômica e social e da identidade brasileira.
Para se pensar o projeto político pedagógico da escola que vai nortear a formação continuada de professores, a seleção de material didático e outra práticas pedagógicas do dia a dia da sala de aula. 

Fonte: Apostila de Maria Auxiliadora Lopes
Agosto/2012



"(...) não basta a lógica da razão científica que diz biologicamente não existem raças superiores e inferiores, como não basta a moral cristã que diz que perante Deus somos todos iguais, para que as cabeças de nossos alunos possam automaticamente deixar de ser preconceituosas. Como educadores, devemos saber que apesar da lógica da razão ser importante nos processos formativos e informativos, ela não modifica por si só o imaginário e as representações coletivas negativas que se tem do negro e do índio na nossa sociedade."

Kabengele Munanga

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