quinta-feira, 17 de abril de 2014

Qualificação e Participação



Para os professores Cyro Dantas e Amâncio Cézar, é necessário ter um investimento constante em qualificação, com a oferta de cursos de atualização.
- Os professores precisam de condições para que possam se capacitar. A secretaria deveria promover cursos fora do horário de trabalho - disse Amâncio, que é professor de Matemática.
A melhoria das condições de trabalho é um desejo de todos. Para a professora de Artes Marilena Reis, a escola precisa de uma estrutura física organizada, com o quadro de profissionais completo, principalmente merendeiras e inspetores.
Telma Alves, professora de Matemática, destaca a importância do apoio especializado de orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos. Para a educadora, dessa forma, seria possível atender os alunos que tem mais dificuldade para aprender. Já a professora de Português Bernadete Assunção ressalta a necessidade de professores substitutos nas escolas. 

Pais mais envolvidos e alunos mais interessados

- Além do desejo de alcançar a valorização do seu trabalho, os professores gostariam de contar com uma escola que pudesse propiciar melhores condições de aprendizado para os alunos.
Para o professor Ilem Oliveira, deveria ser maior o investimento em conforto nas salas de aula. 
- Uma boa escola tem salas ventiladas, agradáveis para o aluno. O estudante muitas vezes, têm mais prazer em fazer aulas de Educação Física, porque está num espaço aberto. Na minha escola, trabalho com alunos grandes, mas as carteiras são muito desconfortáveis - disse o professor de Ciências.
- Precisamos que o aluno esteja interessado, motivado por estar ali. Eles precisam saber qual é o real objetivo da educação, ter a visão de que o ensino é importante para o futuro.
A participação da família na escola é o principal desejo do professor de História Cyro Dantas: - Gostaria que houvesse parceria da família, que os responsáveis comparecessem às reuniões.
Outro sonho dividido pela maioria dos professores é poder trabalhar em apenas uma escola. Para isso, os profissionais gostariam de ganhar um salário mensal que permitisse a dedicação exclusiva.
- Seria bom que o professor não tivesse a necessidade financeira de trabalhar em várias escolas, para realmente fazer um trabalho que pudesse resultar na formação cultural das gerações de jovens - disse a professora Telma Alves.

Fonte: Jornal Extra - maio de 2010

Y no se hace?

Nuestros sistemas no lo saben hacer bien y, en general, lo delegan, desgraciadamente, ya sea en los padres, ya sea en clases privadas fuera de la escuela. Etimologicamente el pedagogo es aquel que acompaña al niño, y me parece que lo que hoy en dia les hace falta a algunos niños es esta acompañados, no dejarlos ahi donde  están, Sino escucha sus dificultades , comprender sus problemas y estar a su lado a lo largo de toda su escolaridad. Algunas familias lo hacían con sus hijos, y lo sigue haciendo, pero hay muchos alumnos para quienes este acompañamiento familiar no existe y para quienes me parece totalmente necesario que la escuela acometa esta tarea.

También es un gran defensor del trabajo en grupo

Si, no es del todo contradictorio. Al contrario, es necesario que la escuela tenga tiempos  colectivos en los que el alumno aprenda a participar en un grupo, y que los articule con los tiempos más individualizados.

Fonte: Philippe Meirieu - Pedadogo Francés
Proyecto Educar 2050
Asociación Civil para la mejora de la educación en la Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.