terça-feira, 24 de maio de 2016

O MAIS RADICAL DOS BAIRROS CARIOCAS



AVENTURA 

São Conrado, para quem vive no Rio e não mora lá, não passa de um bairro passagem entre a Zona Sul e a Zona Oeste do Rio. Mas se sofre com tal fama, aproveita, e bem, o esplendor de sua natureza.  Com tamanho privilégio, o mais radical dos bairros cariocas reúne atividades como o pulo de asa-delta e parapente, o surfe, com ondas muito concorridas, além das trilhas e escaladas na Pedra Bonita. De quebra, o passeio de jipe pela favela da Rocinha, também pode ser considerado como um atrativo de fortes emoções. 
A rampa, de onde se salta de asa–delta e parapente, é lugar para os corajosos. Lá se encontram  personagens como o instrutor de vôo e presidente da Associação de Vôo – Livre do Rio de Janeiro (AVLRJ). 
Localizada no Parque Nacional da Tijuca (PNT), em São Conrado, a Pedra Bonita é onde se concentra a maioria das atrações por causa do seu lindo visual. Conhecida por causa da rampa de onde são feitos, os vôos livres de asa-delta e parapente, ela também oferece trilhas  e, para quem curte um montanhismo, até a possibilidade de escaladas. 
A história conta que a Pedra Bonita foi, originalmente, parte das terras doadas aos colonos pela Coroa portuguesa,  as famosas sesmarias. E, segundo a lenda, o nome “Pedra Bonita“ foi dado por um dos primeiros colonizadores a chegar no Rio de Janeiro, que ficou encantado com a beleza da vegetação e paisagem que até hoje dali pode ser avistada
As trilhas foram abertas por famílias que moravam no lugar, antes da área fazer parte do Parque Nacional da Tijuca, em 1967. As famílias cultivavam flores e frutas e as vendiam em feiras na cidade. 
A praia de São Conrado também é point dos surfistas mais ousados. As ondas estão entre as melhores do Rio. Ainda no bairro, uma praia escondida, a Joatinga exibe uma vista maravilhosa e concentra um enorme número de surfistas, por ter ondas constantes. Eles chegam a qualquer hora do dia e descem as pedras que dão acesso ao mar, descalços, apenas com a prancha debaixo do braço. 
O professor de surfe James Simões, 28 anos, é morador do bairro e frequenta a Joatinga diariamente. 
- A Joatinga é um dos melhores lugares do Rio para pegar onda - garante. 
Com tantos atrativos, é impossível ser apenas um bairro de passagem.

Fonte  - JORNAL  DO  BRASIL (ON  LINE)      CIDADE  A 19 
Domingo ,25 de novembro de 2007   Anna   Luiza   Guimarães 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.