terça-feira, 24 de maio de 2016

SER OU NÃO SER, EIS SHAKESPEARE



O mundo todo comemora em abril os 450 anos de nascimento de William Shakespeare (1564-1616), considerado, veja só, depois de Jesus, Napoleão e Maomé, a quarta pessoa mais importante da História, segundo o livro  “Who's bigger? Where historical figures really rank“, de Steven Skiena e Charles Ward. 
Muita gente não sabe direito quem foi este inglês, mas tropeça com ele ao repetir frases como “nem tudo que reluz é ouro“ ou “o que não tem remédio, remediado está“
Tradutora de 35 das 37 peças do autor, a coleguinha Bárbara Heliodora, 90 anos conversou com Ana Cláudia Guimarães, da turma da coluna.

Para um cidadão pouco afeito à leitura de clássicos, o que você diria sobre a importância de Shakespeare  ? 

O bom de Shakespeare é não ser preciso ficar pensando “Eu vou ler um clássico!“ É um prazer ler as peças de Shakespeare porque elas falam sempre de comportamentos humanos que nos interessam.

Shakespeare continua atual  ? 

Sempre atualíssimo. Costumo dizer que o segredo de Shakespeare é ele ter passado a vida tendo um grande caso de amor com a Humanidade. Ele escreve sobre o que o ser humano tem de bom, mau, de certo, de errado, de interessante, de brilhante e até mesmo de chato. Para ele, o ser humano é fascinante, e, por isso, tudo o que ele escreve continua a ser enriquecedor e, no melhor sentido da palavra, divertido para todos nós.

Cite um texto bem atual.

Que tal “Júlio César“, sobre a luta política pelo poder? Ou “Romeu e Julieta“, sobre o conflito entre duas famílias.

Qual é a melhor obra para uma pessoa se iniciar no universo de Shakespeare  ? 

Júlio César”, “O mercador de Veneza“ ou “Henrique V“, muito concisas e claras, e nelas se pode encontrar a beleza com que ele arma enredo e cria personagens. Quanto mais se lê, mais se aprecia.

EM  TEMPO

A coluna é devota de uma frase de Shakespeare:

“É mais fácil obter o que se deseja  com um sorriso do que com à ponta da espada.” Algo parecido ao que disse nosso querido poeta Vinicius de Moraes: “É melhor ser alegre
Que ser triste.“ 
Mais aí é outra história.

Fonte  - Jornal O GLOBO - Rio pág  17  - 23/03/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.