terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Natal de luz para o Brasil



Natal É uma palavra que encanta porque faz sonhar e, nesta época, as pessoas se relacionam com certo brilho de alegria  , de esperança e de fraternidade. 
O Natal nos traz uma mensagem de amor. “ Deus amou o mundo e assim enviou por amor o seu Filho  “ ( Jo 3, 16 ), isto para elevar cada ser humano à dignidade da filiação divina. Deus enviou Seu Filho ao mundo não para condená-lo ou julgá-lo, mas para salvá-lo. Meus irmãos e irmãs, a salvação consiste no resgate do ser humano de seu pecado para a glória da comunhão definitiva com o Pai, em Seu Filho Jesus.
O que nos marca muito nesse tempo são as figuras do Natal  , sobretudo o presépio  , a árvore  , os presentes  , os cartões e as felicitações. Por exemplo, o que você vê na árvore de Natal ? Em alguns lugares, a vemos decorada como se estivesse coberta de gelo e neve. De fato, é impressionante a resistência das árvores nas regiões onde cai neve, pois, mesmo com frio e a cobertura de neve, elas resistem e brotam novamente na primavera.
O presépio é também um símbolo marcante porque é um ambiente pobre. Naquela gruta havia somente uma manjedoura que servia como berço e a ternura de um pai e uma mãe que só encontraram acolhida nesse lugar reservado aos animais.
Vamos entrar na cena do nascimento de Jesus. Você pode ver os pastores que estavam ocupados com seus rebanhos. Era gente simples e pobre que encontrou uma nova luz, um novo brilho com o nascimento de Jesus. Os anjos que se põe a cantar trazem uma mensagem de esperança e alegria.
O menino Jesus transformou aquele estábulo em um palácio de amor. Só de imaginar a situação daquele nascimento  , Deus nos enche de coragem e esperança. A força do amor nos é dada na fragilidade de uma criança que nasce pobre em Belém e nos leva à partilha.
Esta é a força do Natal   ! Em nossa pobreza nos sentimos fortalecidos pela luz de Jesus  . Este tempo nos traz a mensagem de que vamos nos fortalecer juntos, mais próximos e solidários uns com os outros  . Na minha terra  , a Itália, eu via as árvores que resistiam ao gelo e ficava maravilhado  . Com nossa vida, não é diferente e sei que com a misericórdia de Deus o gelo vai passar e o povo brasileiro vai resistir. 
O Brasil vai vencer o “ frio “ com a força de Cristo que nasceu numa terra distante e vive no coração de cada brasileiro. O Natal, primavera de coragem e de solidariedade, transforme este país. Feliz Natal  ! 

Fonte  -           Revista     O  MÍLITE          ESPIRITUALIDADE     pág  4
 FREI  SEBASTIÃO  BENITO QUAGLIO  -  Presidente  da  Milícia  da  Imaculada 



O  PRESÉPIO

Junto  com o pinheiro e com a tradição de dar presentes, o presépio é uma das maneiras mais antigas de caracterizar o Natal. Desde o século III, os cristãos celebravam a memória do nascimento de Cristo, de diferentes maneiras  , a forma do presépio como conhecemos atualmente surgiu depois. Um dos responsáveis foi São Francisco de Assis. No ano de 1223, ao chegar no vilarejo Greccio e se emocionar com a paisagem local  , que o fez lembrar a simplicidade e beleza do nascimento de Jesus, em vez da tradicional celebração do Natal na igreja, ele decidiu recriar a noite do nascimento de Cristo, com seus irmãos e os moradores da cidade de Assis. Todos se encaminharam até a floresta de Greccio e realizaram uma pequena encenação. Conta a lenda que foi uma noite cheia de emoção  , que sensibilizou todos que participaram. A partir dessa experiência  , surgiu a idéia de reproduzir os personagens em barro para manter essa imagem presente durante todo o período natalino. No século XVIII, esse costume já estava difundido pela Itália, Portugal e Espanha, porém não apenas com a reprodução da cena nas igrejas, mas também, dentro das casas das pessoas, com figuras de barro ou madeira. A partir de então , o hábito se espalhou por toda a Europa e mais tarde chegando também a algumas colônias  , como o Brasil.
Atualmente  , os materiais utilizados são os mais diversos, as luzes passaram a fazer parte da cena, alguns presépios chegam até ao requinte de verdadeiras obras de arte, outros chamam a atenção por serem feitos em tamanho natural. Há presépios por toda a parte e dessa forma a imagem desse belo e singelo momento do nascimento de Jesus já faz parte do imaginário de todos nós.

Fonte    -   Jornal    ZONA   SUL          
Natal      2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.