quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Caixa celebra o gentleman do horror




Vincent  Price  deixou  o  legado  de  assustar com  elegância em  obras  que  viraram  cults.


Filho de um rico industrial de  Missouri -  o  cara era fabricante de  balas e  pirulitos , o que já levou  Ruy  Castro a dizer que, se um dia a vida de Vincent  Price fosse filmada , esses  doces teriam de ser, com certeza, envenenados – ele, carregou para o túmulo , em hum mil novecentos e noventa e três , a  fama de ter sido  o  sádico  mais  sensível e  suave do  cinema . Telmo Martinho chamou-o , aqui mesmo no estado , de  ‘ gentleman do  horror ‘. quando  Price morreu , aos oitenta e dois anos , ainda saboreava o  sucesso de sua participação em  Edward Mãos  de Tesoura, a fábula  dark de  Tim  Robbins , na qual faz o cientista que morre, deixando incompleto, sem as mãos,o doce Franknstein interpretado por  Johnny  Deep . Ele próprio gostava de comentar – fez mais de l00  filmes ( algo em torno de ll0 ) , dos quais apenas uns vinte são de arrepiar , mas foram justamente esses que lhe deram  fama e fizeram dele um dos atores mais cultuados da  história de  Hollywood .

De tanto morrer e ressuscitar nos filmes, sempre houve a suspeita de que  Vicent  Price poderia surgir um dia. Bem – trata-se agora de uma  ressurreição em termos.  Price está sendo  homenageado numa caixa  de  DVDs  da  PlayArte  que já está nas locadoras e lojas especializadas ,contendo três de seus  clássicos. Ele ressurgiu , enfim. O  Corvo , de Roger  Corman; O Abominável Dr. Phibes , de  Robert  Fuest ; e  As Sete  Máscaras da  Morte , de Douglas Hickox , permitem que se celebre  o  canastrão preferido das  noites  de  terror de todo  o  mundo.

Tinha l6 anos  quando foi enviado pelo pai para a  Inglaterra , para estudar pintura  na Universidade de  Londres . Simultaneamente , começou a  frequentar um  curso  de  arte  dramática e passou a representar no circuito alternativo de  Londres. Adquiriu certa notoriedade e, em hum mil novecentos e trinta e sete , regressou aos  EUA – mais exatamente a  Nova  York – para integrar o elenco do  Mercury  Theatre , de  Orson  Welles . No ano seguinte foi para  Holywood , onde apesar do seu jeito  aristocrático, não foi considerado suficientemente  bonito para ser galã . Na  Fox , confinaram-se  aos papéis de  coadjuvante . Foi o primo suspeito de  Laura , na  obra-prima  noir  de  Otto  Preminger  , de  hum mil novecentos e quarenta e quatro . Sete anos mais tarde , Samuel  Fuller  proporcionou-lhe uma  pioneira experiência de  protagonista , no western O  Barão do  Arizona . Price  foi , em l957 , o próprio  Diabo na  extravagante  História  da  Humanidade do diretor  Irwin  Allen . 

As coisas haviam começado a mudar quatro anos  antes. Em hum mil novecentos e cinquenta e três, André  de  Toth fez dele o empresário que revestia de cera  cadáveres de verdade para ocultar seus crimes em  Museu  de  Cera.  O filme , produzido em terceira dimensão para ser mais assustador , também era interpretado por  Charles  Bronson . Em l958 , de novo como codjuvante , fez outro filme com  fama de  clássico , mas que consegue apenas ser  cult - A  Mosca  da  Cabeça  Branca , de  Jurt  Neumann, refilmado em l986 por  David  Cronenberg somente como  A  Mosca . A diferença é que o filme  cult , ao contrário do  clássico , não precisa ser necessariamente bom .

E então , no começo dos anos  l960 , Vicent  Price iniciou a série que o diretor  Roger Corman adaptou de  Edgar  Allan Poe . Os filmes eram tão poenianos quanto os  superespetáculos  de  Cecil B. De  Mille eram  ' bíblicos ' , mas esculpiram a fama do diretor como  gênio do filme  B e projetarem  Price  para a glória definitiva . Foram oito filmes , no total .O  Corvo , de  hum mil novecentos e sesenta e três , foi o quinto. O primeiro foi  O  Solar  Maldito, em l960 , e  o último , O  Túmulo Sinistro , em l965 , mas o melhor talvez seja  A  Orgia  da  Morte  ( The  Mask  of  Red  Death)de hum mil novecentos e sessenta e quatro , com belíssima  fotografia do futuro diretor  Nicolas  Roerg . Price  faz o  príncipe  Proispero , que leva a vida na orgia em seu  castelo, enquanto a peste atinge a população ao redor. Não são poucos críticos que acham que Corman fez aqui o seu  O  Sétimo  Selo, pelas semelhanças que o filme possui como o de  Ingmar Bergman , de l956

O Corvo foi adaptado por  Richard  Matheson e traz outros dois ícones do  cinema  de  terror - Boris  Karloff e Peter  Lorre . Prince  e  Lorre unem-se contra Karloff o desfecho ocorre num divertido  duelo de bruxaria . Nos outros dois filmes da caixa mais diversão - e mais sinistra ainda . Dr  Phibes vinga-se dos membros da equipe cirúrgica que não conseguiu salvar sua mulher matando um por um ,com métodos inspirados nas sete  pragas do Egito . É possível identificar  em  O Abominável  Dr Phibesde l97l - que teve se quência no ano seguinte com A  Câmara  de  Horrores  do  Dr Phibes  - , a origem de um  thriller como  Seven , os Sete  Pecados Capitais ,  de David  Fincher . Em  As  Sete  Máscaras da  Morte ( Theatre  of  Blood ) , o teatro de sangue instala-se quando um ator  shakespeariano , Edward  Lionheart , resolve se vingar dos críticos, matando-os  com métodos que evocam  cenas  famosas de morte  em   peças  de  Shakespeare . Price orgulhava-se de dizer que, em sua carreira , provocava medo e arrepios com pouco sangue. É verdadeiro para os filmes com  Roger Corman , mas correr rios de sangue em  Dr  Phibes e nas  máscaras da morte.  L.C.M 


Fonte  - Jornal  O  ESTADO  DE  SÃO  PAULO   -  pág  dois   -Caderno  dois 

Quinta-feira , ll de novembro de dois mil e quatro  - Luyis  Carlos  Merten

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