terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ESPIRITUALIDADE DO TERÇO DOS HOMENS




Maria, nossa  Mãezinha,  não  se  esquece  de nos  mostrar  a  necessidade  orar  para  Deus  


Maria  sempre solicita orações e , desta vez , seu presente aos homens foi tão singelo que Ela foi a lugares tão longe para introduzir pela família, pelos filhos e esposas, emprego , situação política em que vivemos , entre tantas orações . Mas o grande ápice foi deixar o coração dos homens mais cheio de Jesus Cristo, pois orando Maria chegamos aos pés do Salvador mais humildes e mais fiéis . Com o início no menor estado do Brasil em território , Sergipe , tornou-se grande como Amazonas a devoção do Terço dos Homens . Raramente vamos encontrar algum lugar que ainda não tem o terço dos Homens agendado num dia de semana , ou mesmo , antes das Missas . Faz parte do católico inserir-se para agradecer nossa Mãezinha do Céu por tudo aquilo que temos para deixar nossos corações cheios de paz e amor . 

Com o Terço podemos , inclusive , escolher aquele mistério que nos faz mais próximos de Maria , sendo os Mistérios Gozozos , Luminosos , Dolorosos , que podem ser rezados no dia indicado ou não, dependendo do grupo , que pode alterar a contemplação dos mistérios e de certa forma enriquecer estes momentos maravilhosos .

Podemos utilizar os cantos para embelezar ainda mais o terço dos Homens , pois podemos ter um coral com suas vozes , ora rezando , ora cantando. Certamente Deus deve ficar muito feliz em ver Maria tão enlevada por seus filhos, agradecidos pelas famílias que têm e todos juntos rezando o terço . Quando acreditamos na força que as orações têm , certamente estamos nos aproximando mais da Virgem Maria . Encontramos nossa fé nestas orações , ficamos mais próximos dos ritos , das procissões , das celebrações e das pastorais .


DICAS 

1- É importante que o grupo tenha o apoio do pároco ou do responsável pela comunidade .

2- É preciso que todos saibam com antecedência o dia , a hora e o local do terço .

3- O grupo deve ter um coordenador , um secretário e se for o caso , um tesoureiro.

4- É importante distribuir as funções para uma maior e melhor participação dos presentes .

5- Crie um ambiente propício para o momento de oração .

6- Piedade e confiança em Deus são elementos essenciais para o crescimento na fé e no amor.

7- O tempo deve ser previsto e jamais alongado sem prévio aviso.


Fonte  -  Revista  O  MÍLITE   pág  10

Setembro  de  2017  - Liturgia  é  vida 

PROFESSSOR  JOÃO H. HANSEN , PADRE ANTÔNIO  S. BOGAZ   E

PADRE  RODINEI  THOMAZELLA  BOGAZ 

Autores de Maria , Mãe  de  Deus  , beleza infinita  e Nos  passos de Maria  (Paulinas) 





O  TERÇO  DOS  HOMENS 


Os  homens  oferecem  uma  coroa  de  flores  para  Maria  



A  belíssima  história  do  rosário  remonta  a  séculos  e  na  realidade  não  temos  muito  o  que  questionar  , pois todas as histórias acabam levando para uma só : o Ro-

sário existe , sendo considerado como uma das maiores orações dos mistérios de Cristo e da devoção mariana .


Corrente  de  rosas 


A origem do Terço é bastante antiga . Lembramos que os monges cristãos eremitas , também chamados de anacoretas orientais , usavam pedrinhas para poder contar as orações que faziam . Reza a tradição que um dia Nossa Senhora apareceu para São Domingos que , após ter feito jejuns , chegou a ficar em coma . Quando retornou de seu estado , ele contou que Nossa Senhora apareceu para ele dizendo que , para a 

salvação do mundo , nossa Mãe recomendava a reza do Rosário . É interessante que exatamente há cem anos , os pastorzinhos em Portugal receberam o mesmo pedido de Nossa Senhora de Fátima dizendo : " Meus  filhos  , rezem  o  Terço  todos os  dias " .

Sabemos que a devoção do Rosário significa coroas de rosas oferecidas para Nossa

Senhora .É , sem dúvida alguma , uma oração de salvação poderosa e eficaz que nos foi oferecida pela Divina Providência .


HOMENS  QUE  REZAM 


O brasileiro foi criado com velho preconceito de que " homem não chora " e, mantendo toda a seriedade , foi criado também para orar quieto , enquanto as mulheres sempre participaram muito mais efusivamente na Igreja . Mas , o mundo muda e o homem passou a se humanizar mais , ajudar a tomar conta dos filhos e participar mais da vida social e familiar . Com isso , o homem também se tornou mais emocional , o que lhe permitiu expor mais seus sentimentos e religiosidade . Podemos dizer isso em referência ao terço dos homens . 


Os padres têm incentivado bastante esta devoção a Maria , mas sempre lembrando aos homens que o centro da nossa religião é Jesus Cristo , que Maria é nossa intercessora 

junto a Deus . Antes do terço , os homens sentiam vergonha de demonstrar seu amor e sua necessidade de encontrar Nossa Senhora e consagrar a Ela seus corações .  Ao 

entrarmos num dia de Terço dos homens em uma igreja , sabemos que ali se encon -

tram todos para engrandecer a Mãe de Cristo , utilizando música e até  um manto azul

enorme , para passar por todos os que ali vieram agradecer a Maria .


O fato de um homem orar para Maria num Terço tem muito a ver com a mãe de cada um , pois sempre foi uma tradição das mães ensinarem seus filhos , mas o " machismo " impedia que o homem em entregasse tão maravilhosamente a este tipo de oração . Hoje , chegamos a não entender como dmorou tanto tempo para os homens aderirem à oração do Terço , mas o mundo nos surpreende quando pensamos que numa era de tecnologia e informática , com a mídia por todos os lados mostrando divertimentos , músicas de todos os tipos , filmes , esportes , muitos homens  largam  tudo  isso , simplesmente , para rezar o Terço  .


Fonte  -  Revista  O  MÍLITE   -  pág 10 

Agosto  de  2017  - Liturgia  é  vida  

PADRE  ANTÕNIO  SAGRADO  B.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.