sexta-feira, 7 de janeiro de 2022



 


A  GRAÇA  DE  UMA  VIDA  MÍNIMA


Entenda  por  que  um  jovem  empresário  americano  trocou  sua  mansão 

de  440 m2  por  um  pequeno  apartamento  de  40 .

Faz parte  da  nossa  natureza : queremos ter mais coisas o tempo todo.Essa lógica funcionava bem há 200 anos , quando tínhamos acesso a bem poucos produtos. Se pintava a oportunidade de conseguir algo que tornasse nossa vida mais fácil,era bom mesmo aproveitar . Hoje  porém , podemos ter muitomais do que precisamos . As lojas estão abarrotadas de  artigos baratos da China e fazem nosso  mecanismo bio-lógico acumular até enlouquecer.Isso também é parte de nossa cultura como a oferta de  produtos é ilimitada,os anunciantes nos nos dizem que precisamos comprar mais para manter a máquina do consumo a todo vapor.Ter uma TV gigante e novinha já não é desejo , mas uma necessidade .

Só que cada coisa nova que agregamos às nossas vidas tem custos escondidos . Casas maiores consomem mais energia ,mais impostos , mais manutenção . Um carro grande e luxuoso gasta mais combustível e tem a  mecânica mais cara . E à medida que com pramos as coisas , precisamos de mais espaço para guardá-las . Nos últimos 60 anos , por exemplo , o tamanho médio de um apartamento novo nos  EUA aumentou de  91 para 230 metros quadrados .Ocupamos três vezes mais espaço,e continuamos acumu- lando objetos .De repente ,nossas vidas se tornam caras e complicadas . Acabamos trabalhando mais simplesmente para manter o que adquirimos . 

Eu levei tempo para perceber isso.Tudo começou em 1999,quando vendi uma em -presa de consultoria de internet , a Sitewerks , por ma grana que nunca pensei que ganharia a vida  inteira .Comprei uma casa de 440m2 no bairro mais caro de Seattle , apinhada de eletrônicos , roupas , móveis e carros na garagem . Nada mal para um garoto de 20 e poucos anos . Mas novidade logo virou rotina . Meu Nokia  já não me satisfazia . As coisas que eu consumia acabaram me consumindo . Eu me sentia mais ansioso do que antes .

Precisei viver um grande amor e viajar bastante para perceber que nada daquilo era essencial . Passei anos rodando o mundo com minha namorada na época .Moramos em várias cidades,conhecendo pessoas interessantes trabalhando em projetos diver-tidos . Fizemos tudo isso comum par de malas . Eu tinha grana suficiente para viver numa mansão , mas o que me fazia feliz era viajar por aí , ter grandes experiiências e estar apaixonado. Aprendia a dar valor à  flexibilidade que eu tinha por possuir poucas coisas . E iniciei o projeto Life Edited ( Vida Editada )  para buscar soluções nessa área . 

Hoje , moro num apartamento de 40 m2 em Manhattan com todo o conforto que preciso . Até quarto de hóspedes . Ele foi projetado para uma quantidade reduzida de coisas – as prediletas . Tudo nele é eficiente : minha cama fica embutida na parede e se abre quando vou dormir . Tenho duas TVs : uma na verdade é um telão que fica enrolado numa  parede móvel , a outra é também o  monitor da  minha estação de trabalho .A mesa é mínima e pode ser ampliada para um jantar até para dez pessoas . Não possuo  CDS ou DVDs  ( salvo tudo na nuvem ) . Tenho só seis camisetas na gaveta e dez tigelas na cozinha . Uma tigela cabe dentro da outra para ocupar pouco espaço , como tudo na casa  . Você também pode editar sua vida . Por que guardar aquela calça que não usa há anos ? E por que ter um fogão de seis bocas quando raramente usa três ?

Não é fácil mudar assim. Tendemos a acreditar que nós somos as coisas que com -pramos . Que elas indicam nosso grau de sucesso e nos farão felizes . Pagamos caro por um relógio achando que ele vai mostrar aos demais o quanto somos bem-suce-didos . Porém , minutos depois não nos  sentimos mais  felizes nem mais bem mais bem-sucedidos . Essa foi a lição que aprendi nesses 15 anos : uma vez que você tem suas necessidades básicas cobertas - segurança ,casa decente , poder sair para jantar , um dia ou mais de descanso por semana , férias - , não há muito mais a fazer para aumentar a felicidade .

Não estou dizendo que todos devem viver em 40 m2 . Mas considere os benefícios de uma vida editada.Com menos coisas para guardar e manter,você ganha mais liberdade e um pouco mais tempo . Só vamos cultivar uma  relação equilibrada com o consumo quando começarmos a valorizar as coisas que de fato nos fazem felizes  , como os relacionamentos , a família , os amigos e as experiências .  Meu espaço é pequeno .

Mas  minha  vida  é  grande  .

Fonte  -  Revista  SUPER   - pág  62 e 63   Julho a 2013   -  IDÉIAS   40M2

REPORTAGEM  - Graham  Hill   é  fundador   e CEO  de  Life Edited  com e criador  da  Tree -  lugger . É  formado  em  Arquitetura  e  Design  de produtos  . Em  depoimento  a  Eduardo  Szklarz .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.