sexta-feira, 21 de janeiro de 2022




 O  fenômeno  de  GUADALUPE

A APARIÇÃO de Nossa Senhora de Guadalupe,onde hoje está situada a Cidade do México ,é um  fenômeno que constantemente instiga  a ciência . Também ficou conhecida como Virgem de  Guadalupe , Nuestra  Señora de Guadalupe , em espanhol , ou Nic’n Mop ‘hua , na língua náutale dos nativos mexicanos. Maria se revelou no monte  Tepeyac,em 9 de dezembro de 1531,a um humilde  indígena do  povo  nahua chamado  Juan  Diego  Cuauhtlatoatzin . 

Na madrugada de um domingo , Juan  Diego ouviu alguém chamá-lo pelo nome e ao buscar a origem da voz deparou-se com uma bela  transcendental  visão  feminina que se identificou como sendo a Virgem  Maria ,a  Mãe de  Deus . Ela lhe falou para levar ao  Bispo  Juan de Zumárraga uma mensagem ,  pedindo a edificação de uma  igreja . Contudo o eclesiástico se mostrou resistente .

Para convencer o bispo , Nossa Senhora indicou que  Juan colhesse rosas em um local semi-desértico no auge do inverno ,e recomendando que ele as levasse ao bispo en - voltas em seu manto feito de fibras de cacto. 

Ao abrir suas vestes diante da autoridade religiosa e de outas pessoas,narrando-lhes o que lhe fora orientado pela Virgem , com as flores se derramando pelo chão , imedia  - tamente uma imagem de  Nossa Senhora ficou impressa em seu manto, surpreendendo a todos, que se ajoelharam diante dela.

Uma capela foi edificada inicialmente pelos próprios  indígenas , no interior da qual o ícone foi preservado até 1557.Uma pequena  igreja ,assumiu esta função logo depois exercendo-a até  1622, quando o templo solicitado foi enfim construído ao norte da Cidade do  México .

A  ciência ainda analisa as questões envolvidas nesta aparição . A análise da pigmen -tação que produziu  a imagem revela que os materiais utilizados nunca foram encon -trados em  nosso planeta e são  portadores de uma  intensa  radiação , invisível aos olhos . Quanto à técnica  artística aplicada na obra , não há registros na  história da arte,pois ela não se vale das tradicionais  formas artísticas,ou seja, é uma pintura que nenhum pincel ou impressora poderia ter feito

Os olhosda imagem refletem a cena quando o vidente entrega as flores ao bispo . Nela estão 13 figuras,entre elas , Juan Diego e o bispo . O fotógrafo Alfonso  Marcué  Gonzalez ,em l929, e o oftalmologista Jaime Palácios , em 1957, identificam o reflexo dos rostos miniscúlos dentro de um olho já muito pequeno , e declararam que o fenômeno é  sobre-humano . Principalmente quando  o olho do próprio  bispo reflete o de Juan  Diego , tudo em uma escala microscópia inimaginável .

A Virgem de Gadalupe , que integra diversas características da devoção  mariana , é venerada pelos católicos como a Padroeira da  Cidade do México ,a partir  de 1895 ;da  América  Latina , de 1945 para cá ; e como Imperatriz da América , em 2000. A festa em sua homenagem é realizada no dia 12 de dezembro.

Que  Nossa Senhora de Guadalupe , na beleza e grandeza de seu mistério, olhe nós e nos conduza no seguimento de seu filho Jesus .

Revista  - O  MÍLITE  - pág  36   CATEQUESE  MARIAPadre  ALEX  SÉRGIO  DA  SILVA 



Entrevista

Como o  indio  Juan  Diego viu esta Senhora ?

Ela foi vista por  Juan Diego como uma mestiça de índio e de espanhol , aparentava 15 anos ,grávida ,vestida do sol ,com a lua aos pés, 36 estrelas no manto ... eram os deuses dos astecas . Ele viu essa senhora vestida de rainha dos astecas com as cores rosa e azul , com que se vestia a rainha dos astecas.Tinha uma gola branca uma gola branca,um como se vestia a rainha quando estava grávida.  Havia o sol , as estrelas , a lua , reverenciando a  jovem rainha grávida . Esta senhora estava com as mãos juntas,adorando o fruto do seu ventre.Quem era o fruto do seu ventre ? Sobre o peito tinha a cruz de Cristo, tal como estava em todos os estandartes dos espanhóis . Essa foi a visão do  índio  Juan Diego . 

Falando dos estudos sobre Nossa Senhora de Guadalupe , qual a cena encontrada quando se examinam os olhos  da  virgem ?

O doutor  Aste  Tosmann , especialista da  NASA , tirou  fotógrafos dos  olhos da imagem de Nossa de Gadalupe estampada no manto, porque o computador não poderia trabalhar diretamente sobre o pano que é muito rústico . Estas fotografias tiradas dos olhos , fdoram feitas com a 3 a 7 mm de comprimento e a 2 a 5 mm de altura. O computador dividiu cada mílimetro quadrado entr 1600 e 27778 , micro quadradinhos e depois ampliou cada um entre 30 e 2 mil vezes . 


Em bons os olhos se vê , na extrema direita , um índio sentado sobre as pernas com um calção , os cabelos nas costas , um aro brilhando ; logo à esquerda deste índio está Juan Gonzalez o intérprete ,vestido de franciscanos , mais à esquerda está Juan de Zumárraga , o bispo chorando ;  mais à esquerda está  Juan Diego , com um chapéu de gala , em forma de cone , abrindo o  seu cobertor , para que caiam as rosas . Atrás , uma senhora  negra e mais ainda à esquerda , em semi-círculo , um espanhol que foi pego com a boca aberta , a mão esquerda na espada , a mão direita na barba .Todos estão virados para o manto , espantados .     

Na menina dos olhos ,no centro desta cena , há uma família de índios , com uma índia de perfil , trazendo um bebê nas costas , segurado por uma toalha nos ombros , e em frente , também de perfil , outro índio também com um chapéu em forma de cone. Há também uma criança em pé em frente a uma mulher , e outro casal apreciava a cena .

Este fato , esta cena encontrada moblizou a NASA e diversos outros especialistas de várias áreas.  

É  verdade que , quando  uma  luz  é  aproximada  dos  olhos  da  imagem  no  manto , a  pupila   se  contraí? . Certa vez, um grupo de pesquisadores italianos , oftalmologistas , colocou todos os seus aparelhos e luzes sobre a imagem(  não sobre as fotografias,mas sobre a imagem)e a menina dos olhos se fechou. Menos luz ,se abre , ou seja, a imagem reage à luz. Sepassa algo em frente da imagem , o olho acompanha . E fizeram a análise de fundo de olho vivo , numa imagem em que os aparelhos só vêem numa direção . Por detrás,não existe. O raio laser passa entre uma pintura feita por índios e o manto. Está lá , só que não está. Todo mundo vê , só que não está.

Conte-nos alguns milagres  marcantes da  Virgem de Guadalupe.

Juan  Bernardino, tio de  Juan Diego , que estava gravemente doente, de repente ,recuperou a saúde,as forças.Também com um outro índio  aconteceu um outro milagre.No dia 26 de dezembro, fizeram uma  festa e uma flecha atravessou a jugular do índio .Os  médicos espanhóis não puderam fazer nada .A festa acabou . Quando chegaram na ermita , olharam  o andor , para fazer  uma reverência . Também estava lá Hernan Cortez, Juan de Zumárraga , todos os soldados espanhóis , todos os fran -ciscanos , milhares de índios com seus caciques ;  fizeram a reverência e, de repente ,a flecha pulou sozinha para fora ,e o morto se levantou , perfeitamente  cicatrizado ,num instante . O levaram a várias universidades da Europa, comprovando  o milagre.Temos centenas de testemunhos da  revitalização daquele homem . Existem outros casos. Um  milagre  atrás  do  outro. 

Como  a igreja se manifesta a respeito dos milagres ? 

O importante é a assinatura de  Deus . Bento XVI estudou  o milagre de  Nossa de   Guadalupe e explica todo esse caso e termina com esta frase : ' Tantos  milagres  não  fez com  nenhuma outra  nação ' . É o caso mais fantástico de toda a  história das chamadas apariçoes , o caso mais fantástico das assinaturas de  Deus , em  honra de sua mãe , Nossa  Senhora  de  Guadalupe. 

Fonte - Revista  O  MÍLITE  - pág  6   - Padre  Guevedo  na Rádio Imaculada Conceição - Dezembro  de  2004   - CLÉO NASCIMENTO -LOCUTORA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.