sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Nosso primeiro grande herói



Para  onde  vou , ou  por  onde devo  ir ? Qual o  caminho para  encontrar o  meu  objetivo ? 

Como  posso encontrar o sucesso ? 

-  Falando  sozinho , meu sobrinho ?

- Não ! Estou preparando  prova oral para as comemorações do  DIA  DOS  PAIS , no próximo dia 13 de agosto . Eles estarão  presentes para receberem as  homenagens de seus filhos . 

Nesse dia sempre me  sinto  sozinho , em  meu pai ,de quem guardo as  melhores lembranças :  seu carinho , seus  conselhos , suas  palavras  amigas vindas de um  verdadeiro e  grande parceiro . Não posso negar que  muita  falta  ele faz . Porém , sua  representante e  grande guia , a senhora , minha tia  muito querida , sempre agiu de  forma a que eu me sinta cercado de um grande conforto moral e  espiritual ! 

- Você  não  sabe  a  alegria  que suas  palavras de  reconhecimento trazem para mim . Todos os elo- gios que  partem de  você , meu  sobrinho , eu os  devolvo em  dobro : você também é uma jóia para  essa sua tia . A  nossa  amizade  não tem  preço ! 

- Minha tia , voltando ao  assunto , como posso  enriquecer a  minha dissertação explicando a origem da  festa dedicada a essa  grande e  heroica figura ?

- O  Dia  dos  Pais começou a  ser  festejado , com  repercussão mundial , nos Estados Unidos , a partir do  século  XX , mais precisamente em  19 de junho de 1910 , data escolhida por sugestão de  Sonora Dodd , que sentiu  necessidade de homenagear a  memória de seu velho pai ,William  Smart, um veterano da Guerra Civil Americana que , após  ficar  viúvo , teve que criar , sozinho , Sonora e os outros  filhos .O dia  escolhido foi a data de aniversário de  seu pai . Esse gesto simples da  moça  mobilizou toda a  cidade para  repetir o  mesmo  gesto de  homenagem aos  pais das  diversas famí - lias . A  iniciativa se  alastrou para outras  cidades , até chegar às portas  do Governo Federal . Ficou  decidido que a  comemoração  seria  sempre feita num certo domingo  de  agosto , anualmente .

- Isso também  ocorre  no  Brasil ?

- No  Brasil passamos a comemorar em  1953 , mais precisamente no dia  16 de agosto , com o ob - jetivo de  homenagear  São Joaquim , pai  de  Maria , mãe de Jesus , seguindo o  calendário litúrgico da  Igreja Católica . Posteriormente a data foi deslocada para um domingo , mais precisamente o se- gundo  domingo do  mês de  agosto . E  assim  permanece  até hoje .

- E  nos  outros  países ?

- Há  muitas variações ,com datas relacionadas segundo  aspectos culturais locais e específicos , o que  não empobrece o  objetivo da  lembrança que é fazer  memória dos homenageados que já par-tiram e  enaltecem aqueles que  enriquecem a  mesa que reúne os  frutos da  união que deve existir nas  valorosas famílias , independentemente da  condição social 

Fonte  - FOLHA  PAROQUIAL  nº 250  -

Agosto de 2019  - Tia  Leocádia  - Ary Dias 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.