sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Onde foi parar o bom senso ?



Se sabemos que ultrapassar na estrada quando a faixa está contínua , na curva , ou sem qualquer visibilidade pode nos matar ,por que continuamos a fazer isso ? Se sabemos que só podemos atra-vessar na  faixa e quando o farol está verde para nós , por que continuamos a atravessar correndo    na frente dos carros ? Hoje um senhor bem gordo atravessar na frente de um carro que vinha em velocidade porque queria aproveitar o farol  aberto . Claro que não atropelou  por um triz . É nisso que confiamos  por um triz que nos salva ? Alguma coisa nos leva sempre à desobediência das leis,  ao risco de acidentes .

Se sabemos que jogar papel na rua causa inundação por que vejo todos os dias ,toda hora , alguém jogar a embalagem do maço de cigarros ,o próprio cigarro , o papel de bala , a casca da banana ,na calçada ?

Sabemos que deixar as   luzes acesas vai nos custar , que deixar as torneiras abertas , também . Sa-bemos que lavar a calçada ,o quintal da casa ,todos os dias , é  ridículo e custa caro .Já que sabemos que essas atitudes vão nos prejudicar ,vamos ter que pagar por elas com nosso dinheiro , nossa vida , nosso planeta , por que não paramos com isso ?

Estamos acostumados à impunidade ,à malandragem ,à desobediência .Estamos acostumados a ter leis que não pegam , a multas que nunca chegam , ou que não pagamos ,estamos viciados em viver em cidades sujas ,em caminhar por praças mal cuidadas e fedidas .E acima de tudo estamos acostu-mados a esperar que alguém cuide isso tudo por nós .

Uma cidade com suas estradas , ruas , praças , calçadas é feita  para e por seus moradores que parti-  cipam da sua manuntenção . Não é possível imaginar que a Prefeitura de uma cidade do tamanho de São Paulo possa dar conta de tudo isso .Só isso já deveria nos dar uma noção de responsabilidade .E de bom senso .Não quero uma cidade suja , não sujo .

Para ser um cidadão a primeira  coisa que temos que aprender são nossos deveres e nossos direitos . Para ser um cidadão que não fica só reclamando como uma criança manhosa , temos que pensar um pouco além dos nosso umbigos .

Fonte   -  Jornal METRÔ NEWS - pág 2  -  PONTO DE VISTA                                                  São Paulo, quarta-feira , 04 de Novembro de 2015 - OPINIÃO                                                LUNA ALKALAY   -  Filósofa , é de Milão , naturalizada  brasileira e  paulistana de alma .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.