quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Uma lição de vida


Ao diagnóstico dos dois anos de  idade levou o estudante de emdicina Ronaldo Wieselberg                a descobrir um novo sentido para a profissão

MEU NOME É RONALDO JOSÉ PINEDA WIESELBERG , TENHO 21 ANOS , SOU ESTU - DANTE DE MEDICINA E JOVEM LÍDER EM DIABETES . FUI DIAGNOSTICADO COM O TIPO 1 DA DISFUNÇÃO EM 1993 ,AOS DOIS ANOS DE IDADE .PARA A MINHA FAMÍLIA, FOI UM CHOQUE E TANTO .DEPOIS DE UMA INFECÇÃO , COMECEI A EMAGRECER MUITO ,SENTIA DE FOME E SEDE INTENSAS E IA VÁRIAS VEZES AO BANHEIRO . A MAIORIA DOS  MÉDICOS DIZIA SE TRATAR DE  UMA GRIPE FORTE . PORÉM , UMA ENDOCRINOLOGISTA QUE ME  ATENDEU FICOU SURPRESA COM O  RELATO  DOS SINTOMAS E PEDIU UM EXAME DE GLICEMIA – QUE ,OBVIAMENTE ,DEU UM VALOR MUITO ALTO E CONFIRMOU A SUSPEITA .

Mas ao contrário do que se possa imaginar , o diabetes não foi o motivo da escolha da minha profi-ssão .Antes da descoberta , já havia falado à minha mãe que “ iria ser médico quando crescesse “ e nunca mudei de ideia . A disfunção ,no entanto , me ajudou a direcionar as decisões relacionadas à área de atuação ,além de me auxiliar a desenvolver grande empatia com os pacientes portadores da mesma patologia que a minha , o chamado “ conhecimento de causa “ .

Uma história interessante aconteceu durante o Programa Saúde da família ,da qual os estudantes de medicina participam . Fiquei responsável por acompanhar uma senhora na casa aos 70 anos , porta-dora do  tipo 2 , com péssimos  controles glicêmicos e  baixíssima adesão ao tratamento . Durante nossos encontros , conversamos bastante e descobri que ela sentia muita tristeza por ter alimentos “ proibidos “ na dieta , daí decorriam os demais problemas . Por ter experiências parecidas , entendi o ponto de vista dela ,o que pareceu confortá-la . “ Decidimos ensinar aquela senhora a fazer a conta-gem a fazer a contagem de carboidratos para flexibilizar suas refeições . A mudança foi incrível .

No período de três meses , a hemoglibina glicada dela reduziu de 10 % para 7,5 % ‘. nem a própria equipe médica acreditava no que havia acontecido !

Já a carreira no segmento de educação começou com a segunda edição do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes , na  AD J Diabetes Brasil , em São Paulo , capital !  Eu havia prestado ves -tibular em 2010 ,mas como não passei ,decidi participar do curso .Foi amor à primeira vista e estou até hoje no grupo , agora como auxiliar de coordenação .

Enquanto muitos encaram o diabetes como um fardo , uma vez que ele exige hábitos saudáveis , com a  prática de exercícios físicos regulares , alimentação equilibrada e  conhecimento , preferi fazer dele um caminho para ajudar quem tem o mesmo problema .Gosto dizer que avida me deu limões e eu fiz uma limonada suíça autêntica . Com adoçante , claro !

Fonte -  Revista Vida saudável & Diabetes - pág 48                                                                    Ano 2022 - Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.