sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Filosofia e pensamento

 

CORRENTES  CRUZADAS 

 


A Filosofia não é uma ciência , uma teoria ou disciplina do conhecimento , tal como se entendem hoje em dias estes termos . Ao contrário . Toda ciência , teoria ou disciplina do conhecimento  é que são , de  alguma maneira , dependentes da Filosofia , quer reconheçam ou não .

A Filosofia também não constitui  uma ideologia , concepção de vida  ou  visão de mundo . Mas não vale a inversão . Pois toda ideologia , concepção de vida  ou visão de mundo não podem prescindir da Filosofia . Foi o que ,de certa feita , reconheceu Bertrand  Russel , com as seguintes palavras : 

“ Um  empirismo  lógico  , sem  compromisso  , é  logicamente  insustentável “  .

Mas , então , que é Filosofia se não for ciência , teoria ou disciplina do conhecimento , se não for ideologia , concepção de vida ou visão de mundo ? 

Antes de responder , pensemos o que nos torna a perguntar  não somente possível como , sobretudo , imperiosa .

A pergunta supõe aceitas , sem mais , muitas coisas . Supõe , por exemplo , que toda Filosofia seja ou , ao menos ,pretenda ser um exercício de conhecimento . Supõe , também , que , além de conhecimento , já não sobre nada para a Filosofia ser . Supõe , igualmente , que tudo que é não possa deixar de ser al-guma coisa , um quê , e , por isso , pergunta “ que  é  “ . Supõe que toda a pretensão de conhecimento termina sempre com a produção de um conhecimento objetivo e ,então, é ciência , ou , com a produção de uma ilusão transcendental ou empírica , e , então é ideologia .

Supõe ,por fim , que todas as épocas tenham concepção de vida e visão de mundo , e não somente a época moderna . 

Como se pode ver, não poucas as suposições que sustentam as perguntas . Mas, e se todas as  e suas su-posicões racionalidade ,muito bons , sem dúvidas estiverem a serviço da ditadura da razão , seu racio-cínio  , para conhecer objetos , mais imprestáveis para pensar a  realidade do real nas realizações his-tóricas do homem ? Neste caso , com que cara ficamos nós , ao perguntar : mas , então ,que é Filosofia se não for nem conhecimento , nem ideologia , nem  concepção de vida , nem visão de mundo ?  Será que ainda ficarmos com alguma cara , quando só nos restar a carranca intransigente da razão e sua di-tadura ? 

Agora, que percebemos os limites da pergunta , poderemos tentar respondê-la .

A  Filosofia  é uma experiência de Pensamento .  Mas não é a única .  Outras experiências  são o mito e a mística .Uma outra  é a experiência dos deuses e extraordinário , seja ou não religiosa .Ainda outra é a Poesia e a Arte .Ainda outra é a Pólis e a Politeia  Thanatos .

Hoje somos pós - modernos . Vivemos os progressos da técnica e os avanços da ciência . Nestas con-dições , por que nos é tão importante ainda aprender a pensar no nível  dos pensadores  ?   Não seria muito mais vantajoso empenhar logo todas as forças  e concentrar todo o  esforço em  desenvolver a técnica e promover o crescimento  da  ciência , dedicando apenas a Filosofia Analítica da Ciência e as Ciências Cognitivas ? Que utilidade poderá ? . A última , por  ser no fundo , a primeira experiência de Pensamento , é a vida e a morte , Eros  trazer para nós " filhos  do carbono e do amoníaco " , " joguetes nas  mãos do caos e dos fractais " ,"  aranhas da w .w .w " ?  Para  que as e os  big-brothers  Brasil  nos inculcam subrepticialmente que o ideal  é a exclusão e não a  inclusão e  a distribuição .aprender a pen- pensar, como os pensadores , se os muitos chats já nos fazem repetir os slogans já pensados das ideo-logia

O Pensamento é  um passado tão vigente que sempre está  por vir .Qualquer esforço da  Filosofia não deixa de ser um esforço do Pensamento pelo Pensamento .E por quê ? Porque nenhum esforço filosó-fico pode dispensar a força de futuro do pensamento do passado. Por isso também  toda Filosofia vive de pensar a His - tória da Filosofia . É que  se tornou transparente , sobretudo , desde Hegel  . A  Filo-sofia inclui sempre uma Filosofia da História . Na introdução de suas Preleções de história da filosofia , Hegel  pergunta : como é possível que a  Filosofia , que busca  a verdade , possa , em sua História , des-dobra-se numa multiplicidade de tantas filosofias ? 

De fato , o balcão da história nos mostra , à saciedade , que onde um filósofo  diz " sim" ,outro diz " não " e vice-versa .  Por isso se costuma repetir que é próprio dos  filósofos se contradizerem uns aos outros  e do filósofo contradizer a si mesmo .

A todas estas arremetidas da razão contra o Pensamento na Filosofia a resposta Hegel é dialética : a verdade não é a parte . As partes são passagens de que necessita a verdade para chegar a si mesma no todo . A ver-dade é o todo . Por ser e para ser  o  todo , a verdade possui a tendência de se desenrolar nas peripécias de  uma  dialética , formando um fluxo de crescimento , o curso de  História . E não somente  Hegel  que o percebeu . Heráclito já sabia , Platão também , Aristóteles também , santo Agostinho  também , Joaquim de Fiore  também , Kant  também , Scheambélling  , Nietzsche , Hei-degger também . Mas é um saber raro . Só os grandes também  o possuem na medida em que trans-formam na grandeza de outros endereços de Pensamento  - e de novos caminhos de pensar. O destino do Pensamento , em qualquer endereço ou caminho é mantê-lo vivo da forma mais pura , na forma de um contínuo questionamento .Por isso os filósofos nascem e morrem como filósofos , num diálogo  ininterrupto de  Pensamento com seus  antecessores  e com  os seus sucessores .Somente morrendo é que um filósofo e uma filosofia se tornam contemporâneos do Pensamento . É o sentido da famosa definição platônica da Filosofia melete  thanatou , empenho da morte . Agora talvez se tenha tornado um pouco mais clara a resposta de que , em distinção de toda a ciência , teoria ou disciplina do conhe-cimento , de toda ideologia , concepção de vi da ou visão de mundo , a Filosofia é apenas uma expe-riência do Pensamento em todos os empenhos de conhecer e sentir , de fazer  e agir , em todos os ad-ventos de ser , não ser e  vir a ser dos homens em peregrinação histórica .

JORNAL  DO  BRASIL  -  pág  2  -  IDÉIAS                                                                                      Sábado,  1º de Março de 2003  -                                                                                                EMMANUEL CARNEIRO  LEÃO FILÓSOFO  DA                                                                ACADEMIA  BRASILEIRA  DE  FILOSOFIA 




O  cronista  entrevista  o  obscuro  Hegel 

' Considerado   pelo  colega  Schopenhauer  um  ' espatifador  dos   miolos  alheios ' , Hegel  continua  sendo  pouco  lido  , embora seja  um dos   mais   importantes  filósofos  da  história  da  humanidade '

George  Wilheim  Friedrich  Hegel é ,com certeza , um dos filósofos mais importantes  da história da humanidade .Curiosamente , apesar de famoso , é pouco lido , apesar de famoso , é  pouco lido .  É considerado muito obscuro . Seu colega  Schopenhauer  uma vez disse que ele era  ' garatujador  de  absurdos "  e " espatifador  dos  miolos  alheios " .

Para ajudar a difundir algumas de suas ideias ,pensei em entrevista-lo .Havia , porém , um obstáculo considerável : Hegel morreu em 1831 , há 173 anos .Fiz , então ,algo que ( conforme me ensinara ) nunca se deve fazer " entrevistei " o morto através de frases extraídas de seus livros .

As perguntas e respostas que se seguem , portanto , carecem de autenticidade . Reproduzo-as , contudo , na esperança de que talvez não careçam de interesse para os leitores que cultivam curiosidades filosóficas

- É notório que o senhor é um racionalista empedernido , que confia demais na razão .

Não é ? 

- O que notório , exatamente por ser notório , não é efetivamente conhecido .

- Mas o senhor confia na razão , não confia ? 

- O que é real é racional e o que é racional é real . 

- E a paixão , qual é a importância da paixão  ? 

- Nada de grande no mundo se realizou sem paixão .

- E a felicidade , na história ? 

- A história mundial não é lugar para a felicidade . Os períodos felizes são páginas em

branco . 

- O senhor me dá a impressão de pensar os seres humanos muito abstratamente  . Os 

homens , afinal , são guiados pelas ideias ?

-Os indivíduos em atividade na história são seres particulares , têm necessidades específicas , pulsões peculiares , interesses próprios . frases ocas , como " o Bem pelo

Bem " , não têm espaço na realidade efetiva das pessoas vivas .

- Então os seres humanos são vítimas das circunstâncias ? São inocentes ?

- Só o animal é efetivamente inocente . 

- Não há risco de dogmatismo na sua filosofia ? 

- O dogmatismo na maneira de pensar e filosofia consiste em subordinar o verdadeiro

a uma fórmula fixa ou conhecê-lo como algo que se esgota na percepção imediata . 

- A sua filosofia é conhecida pela importância reconhecida ao conceito de totalidade .

Mas em que consiste , exatamente , a totalidade .

- Qual é o grande desafio do pensamento dialético , hoje ?

- Reconhecer a rosa da Razão na cruz do presente .

- A filosofia pode atuar como vanguarda nisso ? 

- A filosofia chega sempre tarde . A coruja de Minerva só levanta voo quando chega o 

crepúsculo .

- Qual o valor da opinião pública ? 

- Na opinião pública , tudo é falso e verdadeiro.  Cabe aos grandes homens achar  o que é verdadeiro nela .

- O que é mais importante , a prática ou a teoria ? 

-O teórico está contido no prático . A vontade já traz o teórico nela .- Como na sociedade civil burguesa  os indivíduo as podem ser mais universais ? 

 - A sociedade civil burguesa é o campo da batalha dos interesses individuais privados  contra todos .

- Como um pai deve educar seu filho para fazer dele um bom cidadão ? 

- Fazendo dele um cidadão de um bom Estado , de um Estado com boas leis .

- Como educar as crianças contando-lhes a vida de Deus ? 

- A vida de Deus pode se expressar como um jogo do amor consigo mesmo . Mas sempre evitar que ela se torne edificante e lhe faltem a seriedade , a dor , a paciência e o trabalho do negativo .

- O que é religião ? 

- É a relação com o Absoluto em forma de sentimento , representação e crença . 

- Qual o valor do ser humano ? 

- O ser humano cale pode ser humano , então por ser judeu , católico , protestante  ,

alemão , italiano , etc .

  Fonte  - JORNAL  DO  BRASIL  - pág  B 2  - Caderno  B

Sábado , 10 de julho de 2004  - Leandro  Konder 

 


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