quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Camélia da Liberdade



Uma justa homenagem aos que 
Lutam contra a desigualdade racial  

Milton Gonçalves  muito
Inspirado emocionando a 
Todos ao recitar o poema “ Eu me Levanto “
 
Uma noite alegre, descontraída de confraternização e muita emoção. Assim pode-se definir a edição do V Prêmio Camélia da Liberdade, realizado pelo CEAP – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas que aconteceu no último dia 31, no VIVO RIO. O evento cujo objetivo é homenagear aos que se destacaram e realizaram obras em prol do combate às mais diversas desigualdades teve como atrações musicais Marcelinho Moreira, Teresa Cristina, Sandra de Sá e Grupo Fundo de Quintal. Na ocasião prestou-se uma bela homenagem ao marinheiro João Cândido.   
Mas, o que seria uma premiação e um encontro de confraternização, acabou por se transformar em um evento tomado por muita emoção, que obrigou os vários presentes e refletirem sobre a realidade do negro em nossa sociedade. O momento aconteceu exatamente quando foram concedidas homenagens especiais ao ator Milton Gonçalves, ao Padre Gege e ao delegado Henrique Pessoa – personalidades que se destacam nesta luta contra as desigualdades.
Milton Gonçalves, o primeiro a ser homenageado, recitou o poema  “Assim eu me Levanto“, da poetisa americana Maya Angelou, e, em seguida fez uma reflexão sobre o texto e um discurso emocionado que sensibilizou aos participantes do evento. O ator, em alguns momentos quase indo às lágrimas foi enfático:
- Se somos 50% da população deste país, por que não somos 50% nas Câmaras de Vereadores , nas Assembléias e no Senado ?  Se somos  50% desse país por que não ocupamos 50% dos melhores empregos e cargos que tragam dignidade humana? É preciso construir o presente e o futuro e deixarmos de lamentar o passado. É preciso viver dignamente e a exemplo do poema que acabo de ler, nos levantarmos, pois  só assim poderemos ser respeitados em nossas individualidades e merecermos o tratamento de um país sem preconceito e democrático como nos rotularmos.

Ainda  assim , eu me levanto
   

Maya  Angelou  
                              
Você pode me riscar da História  
Com mentiras lançadas ao ar .
Pode me jogar contra o chão de terra ,
Mas ainda assim , como a poeira ,
Eu vou me levantar  .
Minha presença o incomoda  ?
Por que o meu brilho o  intimida ?
Porque eu caminho como que possui
Riquezas dignas do grego Midas  .
Como a lua e como o sol no céu  ,
Com a certeza da onda no mar  ,
Como a esperança emergindo na desgraça  ,
Assim eu vou me levantar  .
Você não queria  me ver quebrada ?
Cabeça curvada e olhos para o chão ?
Ombros caídos como as lágrimas  ,
Minh´alma enfraquecida pela solidão ?
Meu orgulho o ofende  ?
Tenho certeza que sim
Porque eu rio como quem possui
Ouros escondidos em mim  .
Pode me atirar palavras afiadas  ,
Dilacerar-me com seu olhar ,
Você pode me matar em nome do ódio ,
Mas ainda assim , como o ar ,
Eu vou me levantar  .
Minha sensualidade incomoda ?
Será que você se pergunta
Porquê eu danço como se tivesse
Um diamante onde as coxas se juntam ?
Da favela, da humilhação imposta pela cor
Eu me levanto
De um passado enraizado na dor
Eu me levanto
Sou um oceano negro, profundo na fé,
Crescendo e expandindo–se  como a maré .  
Deixando para trás noites de terror e atrocidade
Eu me levanto .
Em direção a um novo dia
De intensa claridade
Eu me levanto  
Trazendo comigo o dom de meus antepassados,
Eu carrego o sonho e a
Esperança do homem escravizado,
E assim, eu me levanto,
Eu me levanto. 
 
Fonte  - Jornal Destaque   - junho 2010  pág  10
Capital Cultural - Texto : Jurandir Junior
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.