quinta-feira, 13 de novembro de 2014

História - ZUMBI, O HERÓI DE PALMARES




No tempo da escravidão, os donos das fazendas não queriam perder seus escravos que fugiam e iam viver nos quilombos. Então, eles começaram a atacar os quilombos. Eles também chamavam a polícia para ir lá e trazer os escravos de volta.
No Estado de Alagoas existiu um quilombo que foi o mais famoso de todos. Chamava–se quilombo dos Palmares, porque havia muitas palmeiras na região.
O quilombo dos Palmares crescia sem parar com os pretos fugidos das fazendas e das cidades. O quilombo era um verdadeiro reino, com uma capital e muitas aldeias em volta. Os pretos tinham as suas lavouras de milho, feijão, mandioca, cana e criavam muitos animais.
Cada vila tinha um chefe que era escolhido entre os homens mais sábios e corajosos. As aldeias organizavam seus guerreiros para se defenderem dos ataques dos fazendeiros.
Numa noite, em que ia haver um ataque dos fazendeiros contra o quilombo, nasceu um menino. As pessoas da aldeia rezaram para que ele crescesse corajoso e forte. Para que isso acontecesse mesmo, deram a ele o nome de Zumbi, que era o nome do deus da guerra. O menino Zumbi cresceu livre em Palmares, e logo já conhecia todo o quilombo. Ele sempre ouvia  os mais velhos contarem histórias horríveis dos navios negreiros que traziam os escravos  da África. Ele ficou sabendo de tudo o que acontecia, nas fazendas e cidades, com os pretos que ainda eram escravos.
Quando  Zumbi cresceu, ele se tornou muito valente e corajoso, e, por isso, foi escolhido para ser chefe da aldeia. Quando os donos das fazendas atacavam, Zumbi e seus guerreiros lutavam  para defender a sua liberdade. Zumbi  queria viver livre e queria livrar todos os outros pretos que ainda eram escravos.
Os fazendeiros tinham verdadeiras tropas para atacar o quilombo e muita gente morria nas lutas.  Por causa de sua valentia, Zumbi ficou sendo o chefe de todo o  quilombo dos Palmares .
A guerra dos donos das fazendas contra o quilombo dos Palmares durou mais de vinte anos. Depois disso, os brancos cercaram o quilombo e atacaram seus habitantes com canhões. Zumbi   e seus guerreiros lutaram até o fim, mas não conseguiram se defender dessas armas. Muita gente morreu nessa  última batalha. Zumbi recebeu dois tiros e mesmo assim conseguiu escapar com vida.
Os escravos das senzalas ficaram muito tristes quando souberam que tinha acabado o quilombo dos Palmares. Eles pediam aos seus deuses que conservassem a saúde de Zumbi, para que ele pudesse continuar lutando corajosamente contra a escravidão do seu povo.
Depois de um ano, Zumbi foi encontrado e foi morto. Cortaram a cabeça  dele e levaram para uma praça da cidade do Recife.  Isso foi feito para servir de exemplo, para outros pretos não fazerem como Zumbi.
Os escravos nunca mais se esqueceram do seu chefe Zumbi, que lutou tanto por eles e pela liberdade.

Fonte  - Almanaque   PROGRAMA ALFA DOIS  -  pág   48 / 1978 São Paulo

Abril  - Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.