terça-feira, 20 de outubro de 2015

PROGRESSO PARA QUEM ?



PROGRESSO  PARA  QUEM ?

A maior parte do desequilíbrio social e ambiental que ocorre no mundo é decorrente da filosofia capitalista, cujo único objetivo é o lucro  - sem maiores considerações para com a ética, a justiça ou a verdade. No referencial  “capitalista“ o valor das pessoas se dá em função do cargo que ocupam ou da função que exercem na empresa. Assim sendo, vale tudo em nome do lucro, e o que não é feito a “olhos vistos“, é feito por “baixo dos panos“, sob a ”complacência“ de um sistema que, ao priorizar “o lucro acima de todas as coisas“, se movimenta de maneira tendenciosa, atropelando o ser humano e a harmonia da Natureza.
O Criador não nos fez em função do poder / dinheiro e conforto que podemos atingir, pois estas são coisas temporárias que não poderemos levar para além do portal da morte. Certamente o Criador tem planos maiores para o ser humano encarnado nesse pequeno planeta, tais como, em algum momento da história inseri-lo em uma realidade maior, onde o Um resplandece em todas as coisas. Tal objetivo, ainda longe e utópico para a maioria das pessoas, se projeta em futuro não muito distante  (em uma Nova Era  que se aproxima) como uma possibilidade ao alcance de muitos.
O verdadeiro progresso, assim como a verdadeira educação não pode se dar em função exclusivamente de fatores econômicos. Estamos todos inseridos em um contexto infinitamente maior e nosso progresso não pode se dar senão em harmonia com a NATUREZA e com nosso semelhante. SOMOS TODOS UM, temos uma origem comum e estamos todos interligados física, moral e espiritualmente. Quanto maior a diversidade de culturas, de raças e religiões, maior a grandeza das civilizações, maior o patrimônio da humanidade, maior o conhecimento com o qual contribuímos para formas cada vez mais aprimoradas de ser e de saber. Na visão ocultista o que realmente evolui é a consciência. As formas se adaptam para melhor atenderem as necessidades das consciências que se expandem. O Ser Total se manifesta através de uma multiplicidade de formas em múltiplos estágios de desenvolvimento. Cada uma das quais descobrindo possibilidades e desenvolvendo capacidades. Enfim, cada qual com sua cor contribuindo para o esplendor cada vez maior da humanidade. 
Não podemos falar em progresso se não for a partir desse referencial, onde e a consciência é o que verdadeiramente evolui. Entretanto por toda parte vemos o ser humano sobrepujado pela politicagem, onde tudo é importante, o partido, o lucro das pessoas e das organizações, as ideologias, as religiões e outras coisas mais. Nesse contexto tudo se coloca acima do ser humano, que deveria ser a base e o suporte de toda a organização política, social e espiritual da sociedade.
Pensamos talvez, que todas essas transformações cabem apenas no mundo exterior, sem nos preocuparmos com nossa própria condição interior. Mas a verdade é que enquanto continuarmos insensíveis, egoístas e ignorantes, esse mundo, continuará a ser um palco de espetáculos lastimáveis. Somente vivendo com harmonia, verdade e justiça  - sintonizados com nós mesmos e com a Natureza, seremos capazes de edificar uma civilização próspera e feliz nesse paraíso terrestre  (ou do que tiver restado dele). Enquanto não adotamos políticas que priorizem o ser humano, a justiça e o meio ambiente não conseguiremos reverter o equilíbrio perdido e nem encontraremos o nosso lugar no universo. 

Fonte  -   Jornal  - PÔR  DO  SOL     pág  11,   julho  2014
Ricardo Massena  - é escritor, professor de Física e foi editor Do Jornal Oxigênio, que circulou na cidade do Rio de Janeiro. Em 106 edições até outubro de 2010. Agora no Facebook 
Em “Buscadores da Luz “. Seja nosso amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.