terça-feira, 6 de junho de 2017

Fim do Programa do Jô


O  ÚLTIMO  BEIJO  DO  GORDO 

Após quase três décadas como apresentador de talk shows, Jô Soares recebeu Ziraldo na derradeira entrevista.

Foram 5.600 programas e 14.500 entrevistas nos últimos 28 anos em que Jô Soares esteve no ar. E é o recorde de participações  ( 23 vezes ) , o cartunista  , escritor  , jornalista e humorista Ziraldo  , o último convidado do  Programa do JÔ “ que vai ao ar hoje, a partir das 00:30  h. A conversa entre os amigos há mais de 60 anos, gravada nesta tarde. 
já fez tantas entrevistas nada, eu ser o último é uma honra, fiquei arrepiado quando recebi o convite da produtora Anne Porlan. Não temos combinado, não sabemos o que vai acontecer, mas com certeza vamos chorar. Ele é emotivo e vem chorando durante os últimos programas – comenta Ziraldo  . – Toda  a despedida é traumatizante  , inclusive o Jô está fazendo uma coisa quase masoquista. Mas estamos aí, produzindo. Somos a primeira geração que chega aos 80 anos atuando. 
A entrevista coloca o ponto final numa despedida anunciada pelo próprio apresentador no início do ano, em 22 de fevereiro. Segundo Jô, a intenção era evitar o desgaste do formato talk show, consagrado por ele e popularizado no país com representantes como Pedro Bial, Danilo Gentili e Fábio Porchat.
- O Jô inaugurou um formato no Brasil e não só o estabeleceu  , como foi ele que o abrasileirou e deu a cara do que é.  O Jô tem humor e velocidade, sabe quando entrar com a piada. E eu sei como isso é difícil, sentindo na pele como é apresentar uma atração diária  - elogia o apresentador  do “Programa do Porchat“, contando que pediu conselhos ao Jô antes de estrear: - Ele disse: “ Seja você mesmo “. A última temporada do “ Programa do Jô “ estreou no dia 28 de março. A primeira convidada foi Marina Silva, porta-voz nacional da Rede – Sustentabilidade. Jô recebeu ainda personalidades como Fausto Silva, Cauã Reymond, Roberto Carlos, Maurício de Sousa, Marisa Monte, Galvão Bueno, Regina Duarte, Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet e Hortência.
Aos 78 anos  - ele completa 79 em janeiro - , Jô não quer saber aposentadoria. O humorista, que não quis dar entrevista nesta semana, já afirmou que vem debruçando seus projetos teatrais e literários. As peças mais recentes, “Histeria “, do inglês Terry Johnson, estreou em maio em São Paulo, com Pedro Paulo Rangel, Cássio Scapin, Érica Montanheiro e Milton Levy  . O livro  , uma sátira política  , ainda está em andamento  , sendo modificado no rastro dos últimos acontecimentos do país . 

MIL  FACES  

O fim do “ Programa do Jô “ encerra uma trajetória televisiva que começou na década de 1950, quando era ator de teatro e escrevia para o programa “ TV Mistério “, da TV Continental, dirigido por Adolfo Celli, com Paulo Autran e Tônia Carreiro. Depois, foi para a TV Rio , onde participou do “ Noites cariocas “  . O próximo destino seria a Tupi . “consegui trabalhar ao mesmo tempo nas três emissoras que existiam no Rio “ , disse ele  , em depoimento ao site Memória Globo. 
Começou a trabalhar na TV Record em 1960, escrevendo e atuando  . Interpretou o mordomo da “ Família Trapo “ , que também roteirizava , ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega. A estréia na Globo  foi em 1970, no “ Faça humor, não faça guerra “ , que ficou no ar até 1973  . Também participou do “ Planeta dos Homens “ , de 1976 a 1982  .
A habilidade para escrever e interpretar diversos personagens ficou evidente no “Viva o Gordo “  , exibido na Globo de 1981 a 1987  , escrito por Max Nunes, Hilton Marques, Afonso Brandão e José Mauro. Depois dele  , deixou o canal e assinou contrato  com o SBT  , onde estrelou o “ Veja o Gordo “  e o “Jô Soares Onze e Meia“, seu primeiro talk show, encerrado em 1999 – em 2000 ele voltaria à Globo para estrear o programa que se encerra hoje.
“Não foi uma mudança radical, mas uma continuação do meu trabalho de humor e também de jornalismo“, disse o humorista sobre o inícios de sua carreira como entrevistador, que contabilizou convidados como o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, o fundador da Microsoft, Bill Gates, e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.

Fonte    -     Jornal     O  GLOBO     pág  5      SEGUNDO  CADERNO  
Sexta  -  feira 16/12/ 2016             NATÁLIA   CASTRO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.