terça-feira, 11 de julho de 2017

O ALCOÓLICO ANÔNIMO





BILL WILSON
Ele  ajudou  outros alcoólicos  a  abandonar  o copo

O SEGUNDO-TENENTE  BILL  WILSON não pensava duas vezes quando lhes ofereciam uma bebida. O jovem militar de 22 anos não percebeu que o álcool havia destruído a família. "Descobri o elixir da vida“, escreveu. Dezessete anos mais tarde, quando virou seu último copo, o álcool já havia destruído sua saúde e sua carreira. Foi somente então que iniciou uma quarentena que mudaria sua vida e a de outros milhões de alcoólatras. Em 1934, encarcerado pela quarta vez no Towns Hospital de Manhattan, Wilson teve que um despertar espiritual, uma conscientização libertadora, que culminou com a fundação dos Alcoólicos Anônimos e a criação do revolucionário programa de 12 etapas  - a bem – sucedida cura para o alcoolismo.
William Griffith Wilson foi criado no estado de Vermont. Quando tinha 10 anos, seu pai, um alcoólatra compulsivo, mudou-se para o Canadá e sua mãe, para Boston. Ele passou a infância adoentado, com os avós maternos. Como soldado e, mais tarde, como homem de negócios, Wilson bebia para aliviar a depressão e celebrar seu sucesso em Wall Street. Ao se casar  , em 1918 , ele e sua mulher aparentavam ser um casal próspero e promissor. Em 1933, entretanto  , foram viver de favor na casa dos pais dela  , no Brooklin  , Nova York. Wilson era então um alcoólatra desempregado. Inspirado por um amigo que havia abandonado a bebida, Wilson passou a frequentar reuniões do Grupo Oxford, uma sociedade evangélica fundada na Inglaterra. Ele se submeteu a um tratamento à base de barbitúricos e beladona, conhecido como “expurgar e vomitar“, que se acreditava ser a melhor maneira de tratar o alcoolismo na época. Depois de cinco meses de sobriedade, Wilson viajou a trabalho para Akron, em Ohio. Como o negócio não deu certo, sentiu vontade de tomar um drinque. Ele permaneceu de pé no saguão do hotel Mayflower, onde podia ouvir o tilintar dos copos vindo do bar. Foi então que se convenceu de que, se pudesse ajudar outro alcoólatra, estaria salvando a si próprio.
Após uma série de telefonemas desesperados, Wilson encontrou o médico Robert Smith, um beberrão cético que foi persuadido pela família a conversar com ele por 15 minutos. O encontro acabou durando horas. Um mês mais tarde, o médico tomou seu último drinque e o dia 10 de junho de 1935 tornou-se a data oficial da criação dos Alcoólicos Anônimos (AA). A ideia por trás da organização é que somente um alcoólico pode ajudar um  outro dependente de bebida a abandonar o copo.
Sua casa tornou-se um abrigo para os dependentes da bebida. “Meu nome é Bill W. e eu sou um alcoólatra “ , dizia  , no início das reuniões, a diversos hóspedes e visitantes. Para divulgar suas ideias  , ele escreveu sobre os princípios da sobriedade em Alcoólicos Anônimos  , que passou a ser também o nome da organização  .
Apesar da crítica favorável  , o livro não vendeu muito  . Wilson tentou ganhar a vida como vendedor de cabos de aço  , mas não teve sucesso . O Alcoólicos Anônimos tinha cerca de cem membros, mas muitos ainda bebiam. Enquanto isso, em 1939, o banco tomou-lhe a casa hipotecada no Brooklin e o casal iniciou uma jornada de anos sem um teto, vivendo como hóspedes em quartos emprestados. Em março de 1941, o jornal Saturday Evening Post publicou uma matéria sobre a associação e, de repente, Wilson recebeu uma enxurrada de cartas e pedidos. A participação nas reuniões triplicou. A mensagem de Wilson chegou ao seu público.
Hoje, em 150 países, mais de 2 milhões de membros Alcoólicos Anônimos se reúnem seguindo a estrutura informal criada por Wilson. Todos assumem ser alcoólatras e compartilham suas histórias. Não há regras ou condições para participar e muitos membros usam apenas o seu primeiro nome.
No final, Wilson aderiu aos princípios e à força do anonimato. Ele sempre foi Bill W., recusando-se a receber dinheiro por sua orientação e liderança. Ele também recusou diversas honrarias  , incluindo um título da Universidade Yale. Tampouco aceitou a proposta para sair na capa desta revista – nem mesmo virado de costas.

Fonte    -    Revista   TIME  MAGAZINE         pág  18
TIME   100      SUSAN   CHEEVER



Cigarro  não  combina  com  a  saúde  do planeta
Nem  com  a  sua.

Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico  , amônia  , monóxido de carbono ( o mesmo que sai do escapamento dos veículos )  , substâncias cancerígenas  , além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações  . Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimentos dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco ( doença do tabaco verde, com sintomas que incluem náusea, vômito fraqueza , dor de cabeça , tonteira, dores abdominais , dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea ). Dentre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região Sul do Brasil  , 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos.

Nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não são refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem. O desmatamento está associado ainda a surtos infecciosos, e à erosão e destruição do solo.

Pelo menos 25 % dos incêndios rurais são causados por pontas de cigarros. Os filtros, por sua vez  , estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto.

As  pontas  de  cigarros  são  levadas  pela  chuva  para  rios,  lagos, oceanos,
Matando  os  peixes, tartarugas  e  aves  marinhas  que podem  ingeri-las.
Respeite  a  sua  saúde  e  a  saúde  do  planeta
Ambiente  saudável  é Ambiente  livre  do  cigarro.

O  SUS  ajuda  você  a  ter  uma  vida  mais  saudável  sem o cigarro
Mais  informações  ligue  136

Fonte    -   SUS    GOVERNO  FEDERAL  (  folheto )   INCA
MINISTÉRIO  DA  SAÚDE      ano   2013


Curta  a  vida  SEM  CIGARRO
Apesar  do  cigarro  trazer  muitos prejuízos  à saúde  , cerca  de 100.000 jovens começam  a  fumar  todos  os  dias  no  Mundo

Por  que  os  jovens  começam a fumar 
 
São vários os motivos: alguns jovens começam a fumar por curiosidade, por acreditar que isso significa maturidade e independência, para ter aceitação e reconhecimento de colegas; para imitar os pais, professores, ídolos; por conhecer fumantes e achar que é uma forma de se tornar adulto ou até pelos pais não aprovarem e ser proibido.
Mas hoje em dia já sabe que fumar faz muito mal a saúde.
A  cada  tragada  o  fumante  está ingerindo  mais de 4.700  substâncias  tóxicas.

Nicotina
É o que deixa o fumante dependente, com dificuldade para deixar de fumar.
Aumenta a pressão  arterial  e  o número  de batidas  no coração.

Fósforo  P4 / P6
Veneno  para  rato.

Ácido  Acético
Ácido  forte  e  corrosivo.

Cádmio
Usado  em  baterias  .

Naftalina
Mata  baratas  .

Amônia
Usado para liberar  mais nicotina  e  assim, acelerar a dependência.
Usada  também  como descolorante  dos pêlos.

Glicerina
Usado  para fabricação de sabonetes.
 
Você sabia que uma dessas substâncias serve para acelerar o processo de dependência causado pela nicotina ,  deixando o fumante viciado mais rápido  ? ! E que o cigarro é o único produto para consumo planejado para criar e manter a dependência, e pode matar quando consumido como orientam os seus fabricantes.

Fumar está associado a mais de 50 doenças, entre elas enfisema, derrame, câncer e infarto, mas os jovens não se preocupam tanto com o que vai acontecer daqui a alguns anos, pensam mais no aqui e agora. Você sabia que mesmo fumar apenas cinco cigarros por dia pode prejudicar o desenvolvimento pulmonar de adolescentes?

Tolueno   -   solvente industrial .
Arsênico  -  veneno .
Acetona  -  Removedor de esmaltes  .
Alcatrão  - É um dos grandes causadores do câncer  .
Formol  -  Conservante  de  cadáver  .
Monóxido de  carbono   - Gás presente nos escapamentos dos carros. Afeta  quem traga e que respira a fumaça,  substituindo o oxigênio na corrente sanguínea.

Olha  bem  em  o que   vocês  está  comprando  naquele  maço ,
Gastando  seu  “ rico  dinheirinho “ para ter  :

- Mau hálito ;
- Dentes amarelos  ;
- Roupas  fedorentas  ;
- Mais  resfriados  e  tosses  ;
- Dificuldade  de  acompanhar  os  amigos  em  atividades  esportivas  ;
- Menos  charme no  namoro  : deixa  a  boca  com  gosto ruim  , o cabelo  com mau
  Cheiro  além  de  também  estar relacionado  à impotência  sexual  ;
- envelhecimento precoce da pele  ,  com rugas  , coloração  diferente  ( menos oxigenação ) e aumento da  chance  de  ter  celulite;
- O  risco de  problemas  circulatórios aumenta  nas  mulheres  fumantes  que  usam pílulas   Anticoncepcionais ( trombose  nas  pernas  , etc )  .  Cigarro  definitivamente não  combina  com  beleza  !
-  Carteira  Vazia   Parece  pouco,  mas  se  gasta  um  bom  dinheiro  comprando  cigarro  ! E  um  mês  esse  dinheiro poderia ser  a  prestação  de muitas coisas  ou  até  a  comida do dia  a  dia .  Será  que  não  seria  melhor  investir  esse  dinheiro  em CDs, roupas, jogos  ou outros itens  mais importantes  ou que  você  vai  usar  por  um  bom tempo?  Faça  a  sua  conta!
- A nicotina  existente  no  cigarro  é  uma droga que  cria  a  dependência e faz o  consumo  aumentar  progressivamente. Pergunte  a  um  fumante  de  muito  tempo a  escravidão  que isso  representa. Seja  livre  disso  !
-  Jovens que fumam  a  pouco  tempo  já podem  sentir  sinais  de  que  o  corpo  está viciado  e  ter dificuldade  em  parar  de  fumar,  mesmo quando  querem!  Não  existe  liberdade  em depender  do cigarro, “ser livre para fumar é  uma  contradição e  essa ilusão  de  liberdade  foi criada  pela  propaganda  , para convencer  o  jovem  a  fumar. As empresas de cigarro  querem  consumidores  dependentes  pelo  resto  da  vida  , gastando dinheiro com  eles.

O  cigarro  não  vai  te  deixar  mais  esperto, mais velho ou  na  moda... ,
  com  menos  saúde  e  dinheiro

Fonte    -    PREFEITURA   RIO     -   SAÚDE  E  DEFESA  CIVIL     
( folheto  - CIDADE  LIVRE  DO  TABACO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.