terça-feira, 11 de julho de 2017

Lendas que também são verdades






As lendas sobre crianças que foram criadas por animais vêm desde a antiguidade. Uma delas diz que Rômulo e Remo, os irmãos fundadores de Roma, foram alimentados por uma loba. E quem não conhece Tarzã, criado por gorilas? E Mogli, o famosos menino – lobo, personagem do romancista inglês Rudyard Kiping, protegido e alimentado por lobos ferozes?

As lendas são muitas. Mas ao lado delas há algumas histórias verdadeiras de crianças abandonadas que conseguiram sobreviver ajudadas por animais de diversas espécies.

A mais conhecida dessas crianças talvez seja Ramu, “um menino – lobo “ da Índia. Ramu foi encontrado em plena selva indiana, em 1954, com dez anos de idade, vivendo com uma alcateia  ( bando de lobos ). Levado para a cidade, ele nunca chegou a ser uma pessoa normal, não aprendeu a falar, andava de quatro e só comia carne crua.

Também na Índia há dois outros casos célebres. Um dele é o de um menino, de apenas cinco anos, amamentado e criado por leopardos, animais ferocíssimos, capazes de matar um homem com uma simples patada. O outro é o de duas meninas encontradas vivendo com lobos, como Ramu. Batizadas com os nomes de Kamala e Amala, elas também não cresceram como pessoas normais, permanecendo mais ou menos selvagens.

Na Colômbia, camponeses encontraram em 1969 um homem de 25 anos que cresceu com um bando de macacos. Ele grunhia como macaco, andava sobre as mãos e os pés e comia frutas e raízes. O “ homem – macaco “ colombiano passou a assustar os camponeses, que para se verem livres atiravam-lhe comida. No fim ele acabou preso e internado em um hospício.

O caso mais recente de uma criança protegida por animais foi descoberta em março último, na Alemanha Ocidental.  É a história de Horst Werner, um menino de quatro anos e autista  - pessoa que se desliga do mundo, vivendo apenas dentro de si mesma. Como os pais de Horst o abandonaram, sozinho, em casa, uma cadela pastora alemã da família, chamada  Asta, passou a cuidar dele. Asta lambia os pés e as mãos do menino, limpando–o , e fazia-lhe companhia durante o dia inteiro. Resultado: Horst dormia como um cachorrinho, com o queixo apoiado no braço dobrado, imitava latidos e até roía os ossos que Asta dividia com ele. O menino agora está sob cuidados de assistentes sociais, aprendendo a viver de novo. Mas por enquanto só fala uma palavra: Asta, o nome de sua única amiga.

                “ As  lendas  de  crianças  por  animais  foram  motivo  para filmes  e
                  Seriados  , como  Mogli  ,  o menino – lobo  , e  Tarzã  . Mas  muitas
                  São  verdadeiras  e  até  hoje  essas  crianças  e  encontradas  . “

Fonte    -    Jornal   O  ESTADINHO    pág   5
Reportagem       -          Roberto    Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.