quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Qual sua dúvida sobre o Natal ?







Desde  quando  se  comemora  o  Natal em  25 de  dezembro   ?


Desde o ano 353,  o  Natal, festa cristã que celebra  o nascimento de Jesus, é comemorado nesta data, embora não haja, na Bíblia, nenhuma referência ao dia exato. Acredita-se que a Igreja tenha escolhido o 25 de  dezembro como forma de cristalizar as festas pagãs que eram conhecidas como Saturnais. Elas ocorriam entre 17 e 24 de dezembro e antecipavam a festa de Janus (de onde, aliás, vem a origem do nome do mês de janeiro). Até 353, o Natal era celebrado em diferentes dias, conforme a tradição de cada país. No Egito e na Grécia, por exemplo, comemorava-se em 6 de janeiro. Em outros lugares, entre 25 de março e de 20 de abril.


O  que  significam  os  símbolos da  festa  ?


A  árvore


Não se sabe ao certo quando a primeira árvore de Natal foi enfeitada. Mas uma das versões mais aceitas relata que o costume teve início na Alemanha, por volta de 1525, com o pastor protestante Martinho Lutero  ( 1483-1546 ). Ao passear por uma floresta à noite, e ver as estrelas brilhando, ele teria tido a ideia de montar em sua casa uma árvore com velas para mostrar às crianças como seria o céu na noite de nascimento de Cristo. Além disso, a árvore tem um forte significado simbólico. Ela representa a figura viva de Cristo, pois o pinheiro está sempre verde, mesmo no inverno mais rigoroso. A ideia de colocar uma grande árvore iluminada em um lugar público surgiu em 1912, em Boston, nos Estados Unidos.


Os  presentes  e  cartões 


A troca de presentes na noite de Natal relembra o ouro, o incenso e a mirra (tipo de resina vegetal aromatizada que também servia para embalsamar corpos), presentes levados a Jesus pelos  “ sábios do Oriente  “ , como diz a Bíblia. Só no século V, eles seriam chamados de reis magos e ganhariam nomes populares, como Gaspar  , Baltazar  e Belquior
O hábito de enviar cartões teve início na metade do século XIX , quando um inglês chamado sir Henry Cole concluiu que escrever cartas aos amigos demorava demais. Ele pediu, então, a um amigo que desenhasse um cartão  , que foi feito representando uma família que bebe à saúde de um amigo ausente. Depois, a ideia virou moda.


O  presépio 


Acredita-se que o primeiro presépio foi feito no século VIII, na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde o próprio Papa rezava a missa de Natal. A tradição, porém, ganhou popularidade depois que, em 1223, São Francisco de Assis montou o primeiro presépio vivo de quem se tem notícia. Para relembrar o ambiente humilde em que Jesus nasceu, ele usou um boi e um asno de verdade, uma manjedoura cheia de feno e alguns camponeses e pastores pobres da região de Assis, na Itália.


A  Missa  do  Galo


Há várias versões que tentam explicar sua origem. Uma delas conta que São Francisco de Assis  ( 1181-1226 ) deu início à tradição. Ele só permitia que a população visitasse seu presépio vivo à meia-noite do dia 24 de dezembro, hora que representa o nascimento de Jesus. Depois, rezava uma missa. E, como é comum os galos cantarem nas primeiras horas da madrugada, o povo teria dado o nome de “missa do galo “ à celebração de São Francisco. Outra versão relata  que, no século IV, era comum os cristãos de Jerusalém peregrinarem em direção a Belém  para participar da Missa de Natal, que ocorria ao primeiro canto do galo.


O   Papai  Noel 


A origem do “ bom velhinho“ está relacionada ao bispo Nicolau, que viveu no século IV, na cidade de Myra, na atual Turquia. De bom coração, ele costumava ajudar com moedas de ouro as pessoas com dificuldades. Depois de morto, foi declarado santo a quem eram atribuídos muitos milagres. Sua transformação em símbolo do Natal se deu na Alemanha. Depois, nos Estados Unidos, por volta da metade do século XIX, a imagem do risonho velhinho de barba comprida e roupas vermelhas, que anda de trenó, puxado por renas, ganhou o mundo.


Fonte   -   Jornal   O  GLOBO    -    GLOBINHO         (capa e  pág  4 )

Domingo, 22/12/2002    Dante  Grecco   - Revista  Galisteu


Fonte: Fernando Altermeyer, professor de Teologia da PUC SP.



Palavras  certas 

Espírito  e  origem  do  Natal


Papais Noéis na cidade, shoppings decorados, ruas enfeitadas, vitrines chamativas. Por toda a parte, já se veem os sinais daquela que é considerada a principal festa cristã em todo o mundo, o Natal. Mas, afinal , de onde vem esse nome  ? Do latim, como aliás a maior parte das palavras da nossa língua. No idioma do Lácio, que os romanos adotaram, existia o adjetivo natal ( natale ), para designar tudo que dissesse respeito ao nascimento. Ainda hoje, quando se se fala em cidade ou país natal, todos sabemos que a menção é à terra de nascimento. Uma locução, porém, ganhou vida própria: dia natal virou natal, sozinha. E como natal passou a ser sinônima de dia de nascimento. A palavra hoje, dessa forma, é empregada praticamente apenas para assinalar o dia em que teria começado a vida de Jesus Cristo. E nesse sentido tem sempre inicial maiúscula: Natal. Como nunca se soube com precisão o dia do nascimento do filho de Deus, o monge Dionísio, o Curvo, sugeriu o 25 de dezembro para a comemoração, o que foi aceito pelo papa Júlio I no século 4º ( anos 1300 ). Essa escolha mesclava-se a outra festa instituída pelo imperador romano Aureliano, para celebrar o “ o solstício de inverno “  , uma das épocas em que o sol parece estacionário, cessando de afastar-se do equador  ( em geral em 22 ou 23 de dezembro ) .


As  palavras  da  família


Existem muitos outros vocábulos relacionados com o Natal e até mesmo alguns equivalentes   ( menos usados, no entanto  ). Um deles é Natividade, que pode também  designar o nascimento de Cristo, de Nossa Senhora  ( mais habitualmente ) e dos santos. Na Idade Média, dava-se o nome de natividade a um tipo de drama religioso baseado no nascimento do filho de Deus. A mesma origem está em natalício como o seu aniversário natalício. Para qualificar os acontecimentos deste mês, use natalino, sem nenhum receio  (a palavra é considerada brasileirismo pelos dicionários, mas em que país estamos mesmo ? ): festejos natalinos, reuniões natalinas. E repare que, embora em outro sentido, o termo natalidade também pertence à mesma família e expressa a porcentagem de nascimentos de uma cidade, região ou país em determinado período do tempo.


A  festa  no  mundo 
 

Para os espanhóis  , o Natal é a Navidad ( mas já foi Natividad, o que mostra a semelhança  com nosso Natividade ). Os franceses adotaram a forma Noël, empregada em português apenas no nome do personagem típico desta época do ano, Papai Noel. Para ver como a evolução das palavras dá voltas, o Noël francês também teve origem no latim natale. Segundo o filólogo Celso Luft, natale resultou primeiro em Nael e depois Noël, por um possível cruzamento com novos Bem, e o inglês Christmas, totalmente distante da raiz latina? Teve algumas variações, ainda de acordo com Celso Luft, até chegar à grafia atual  : Cristmas  , Cristmes  , cristmas , cristmasse , Cristenmas  , Cristemesse  , Christmas, na formação da palavra, equivale a “ the Mass of Crist “, “ a Eucaristia ou missa de Cristo“.


Bate- pronto


- Papai  Noel.  com iniciais maiúsculas, sem hífen e admite plural: O   menino  enviou  uma  carta  a  Papai  Noel  / Havia  dois  Papais Noéis  na  loja.

- Ano-Novo.  O  ano  que  está  chegando  é  o  ano-novo,  com  hífen: Feliz ano-novo a  todo  vocês! / Fiz  muitos  projetos  para  o  ano-novo. Plural : anos-novos.

- Fim de  ano. Sem  hífen:  O  casal  vai  viajar  no  fim  de  ano  ( ou no  fim  do  ano  ).

- Reis.  Iniciais  maiúsculas:  Dia  de  reis; Ou Reis, simplesmente  .


Fonte  -  Revista   Na  Poltrona   ( ITAPEMIRIM  )    pág  19   - Seu  idioma

Dezembro de  2003   -  Eduardo  Martins  , jornalista  ,  é  o  autor  do  Manual  de  Redação

e  Estilo  do  jornal  O ESTADO  DE  SÃO  PAULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.