quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

São Paulo 463 anos



 Obra da Exposição “São Paulo Arte 462”



                                  
Uma  cidade  com  vários  países


A cidade de São Paulo, que teve como marco inicial de nascimento uma missa de inauguração no Pátio do Colégio, conta atualmente com uma população de mais de 11 milhões de habitantes  .

Além disso , possui o maior polo industrial do país, o maior sistema bancário da América Latina e é cidade com o maior índice de prestação de serviços.

Conhecida como “ Coração de Mãe “ , é de fato um resumo do mundo  , uma verdadeira Cosmópolis por receber e abrigar pessoas de variadas etnias, propiciando oportunidades diversas para esses povos de diferentes lugares.

Abriga italianos , japoneses , árabes , portugueses , africanos e por aí vai ... Se formos analisar dados do IBGE , constataríamos que a cidade possui a maior comunidade de japoneses fora do Japão, um número de italianos muito maior que muitas regiões da Itália. Dentro de sua cidade temos vários países, um verdadeiro mundo interno a ela. Se caminharmos pelo Bairro da Liberdade, sentiremos como se estivéssemos no Japão. No bairro do Brás, mais especificamente no Bexiga, a sensação é de estarmos na região da Sicília, com sua gastronomia e cultura característica. A 25 de Março de antes, o domínio era quase que exclusivamente da colônia árabe, hoje já vemos a presença de chineses e coreanos.

De fato, São Paulo faz juz à fama de ser uma cidade que a todos acolhe. Aqui há espaço para diversos tipo de gente. São mais de 70 nacionalidades convivendo em suas entranhas, um ambiente de tolerância e respeito à diversidade de credos, cultura, etnias e orientações sexuais. E isso, se tratando de uma só cidade, é simplesmente encantador  .

São Paulo é de fato uma mãe  , talvez durona, impertinente , inexorável para alguns  . Nem todos a entendem  , não é para qualquer um  , no entanto  , lhe dá ferramentas para madurecer  , transformar-se  , com infinitas possibilidades de crescimento .

Aqui tem tanta variedade  , que o sonho inicial de sucesso profissional  , agitação e ganhos monetários  , fica pequeno diante do leque de oportunidades e opções presentes  .

Em São Paulo  , você é único e ao mesmo tempo igual a todo mundo  , aprende logo a conhecer e respeitar as diferenças. Cada esquina é um novo aprendizado, um novo conhecimento. Aqui, se perder é muito fácil, mas se encontrar sempre é possível.

Parabéns São Paulo, pelos seus 461 anos, parabéns a todos que aqui residem e exercem a convivência e a civilidade  , lutando por uma cidade mais humana e justa.

É difícil não amar esta cidade, pois o amor transcende todo entendimento.


Jornal   -  Folha   do  SERVIDOR   PÚBLICO        pág 22

Janeiro  - 2015           Miriam  Volpe   , Cadeira   4  DE  Artes



Porque  amar  São  Paulo


Um amigo francês do Ary Brandi, fotógrafo como ele, há menos de dez dias em São Paulo, queixava-se de ainda não ter conseguido definir a cidade. De uma coisa ele estava convencido: a primeira impressão é de uma cidade feia, cinzenta. Ele disse isso cheio de dedos, com medo de ser indelicado. Não foi. Para quem vem conhecer o Brasil com aquelas imagens de cartões postais na cabeça São Paulo deve ser mesmo um choque. Tomei o avião errado, é o primeiro pensamento que ocorre a quem faz de São Paulo a porta de entrada para o Brasil. O mar que se vê é de concreto. E entre o concreto é que se esconde o verde. As pessoas aqui têm pressa. Para onde elas vão, pouco importa. Para lugar nenhum  , muitas vezes  . Mas sempre com pressa  .

São Paulo não é fácil. Amor nenhum, que vale a pena, é fácil. A beleza, aqui, não se escancara. É preciso descobri-la. E surpreender-se. Não se ama São Paulo por suas virtudes e elas são muitas, acreditem. Ama-se esta cidade pelo que ela é. Por tudo que ela promete – e  às vezes não cumpre. Pelo sonho realizado e pelo sonho desfeito. Síntese de uma nação de tantos povos, ela não tem um rosto. Tem muitos. Todos verdadeiros. Nenhum verdadeiro, definitivo. Síntese de todas as possibilidades de vida, a miséria nas favelas, nos cortiços, sob os viadutos a envergonha, trai a sua vocação de porto felicidade.    Como  definir  São Paulo?  O   amor  por  São  Paulo  é  uma  questão  de  ,  louca,  cega. E  como  se  explicar  a  ?


Jornal   -  City  Nes   -  Jornal  Da  Semana 

Correio  da  Manhã   -  OSWALDO  MENDES 



     
São  Paulo  eu  te   amo
São  Paulo

Terra  adorada

Que  terra  querida

Tão  cheia  de  gente,

Tão  cheia  de  vida.

Olhares  que  vejo  nas  ruas...

Se  cruzam  e  se  beijam...

De  povos  tão  diferentes,  de  cores  mestiças.

Não  importa  nada!

Não  importa  a  cor!

Nem  importa  procedência.

Na  rua  é  povo, é  raça!

Pessoas  que  lutam...

Para  essa  cidade  gigante  crescer  muito  mais.

De  longe  esse nome  ecoa  e  causa  anseios.

Desejos  de  pisar  nesse pedaço  de  terra.

Tão  boa, tão  rica!

Trabalho e  mais  trabalho

Para  cada um  que  aparece

E  aqui  fica.

E  se  torna  mais  um  filho  dessa  mãe  gigante.

Reclamam que  é  fria,

Porque  chove  demais...

Qué  fria, gelada 

Porque  as  pessoas  não  conversam  mais...

Por  que  não    tempo?

É  uma  loucura  tão  grande!

Que corrida constante  que  se  chama  progresso.

Que  tirou  o  verde,  o  canto  dos  pássaros  das  ruas.

Dos  prédios  tão  altos...

Que  trancaram  as  crianças,  sem  poderem  brincar.

Que  gerou  a  insatisfação,  a  violência...

Impedindo  as  pessoas  de  se  amarem  mais...

Mas,  mesmo  assim

Eu  te  amo  São  Paulo!

Te  adoro! 

Não  vou  te  deixar 

E  apesar  dos  pesares,

Te  quero  demais!

                             
 de  Ana  Regina  Gouvêa - Poesia  - São  Paulo, te  amo  !  

Profª  de  Matemática,Gestora de Comunicação     ( paulistana )




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.