sexta-feira, 14 de julho de 2023

O FUNK NO RIO DE JANEIRO

 



O  FUNK  NO  RIO  DE  JANEIRO 

O funk carioca surgiu quando jovens moradores dos subúrbios começaram a compor canções a partir de  músicas americanas de hip-hop , tocadas em  clubes e festas por Disc Jockeys (Djs ) locais .Trata-se de uma reelaboração dos grupos das favelas . No entanto , há  familiaridades quanto ao  conteúdo das  letras : violência urbana ,sexo ,desigualdade social e racial ,elementos do contexto suburbano .No Rio, as cantoras começaram a  promover  versões sem usar o rap ( canto improvisado ).Inicialmente, participavam como dançarinas , em seguida  tornaram -se  Mestres  de Cerimônia  (Mcs ) ganhando notoriedade ao exibirem versões que narram histórias sobre sexo causal e o cotidiano das favelas.Nos últimos anos , este fenômeno musical se  espalhou por  outras  classes sociais . Os espaços de sociabi- lidade são os bailes funk onde as Mcs passam horas fazendo perfomances para uma audiência de mi - lhares de pessoas . 

Existe uma diversidade de pesquisas sobre a desigualdade social no Brasil  ; no entanto , busca-se re - ferir neste artigo estudos sobre representações das favelas e do funk carioca na mídia .Contudo ,vale reconhecer que ,já na década de 1980 ,o antropólogo Hermano Vianna  desenvolveu pesquisa etno - gráfica sobre os  bailes funks explorando o  universo  suburbano até então desconhecido do Rio.Sua  contribuição descreve a contribuição descreve a  introdução do funk nessas comunidades , nos anos 1970 ,envolvimento expansivo de  público negligenciado pelas classes sociais  mais favorecidas e pela mídia . No final dos anos 1980 , cerca de 700  bailes funks aconteciam semanalmente no Rio de Ja - Janeiro .Cada uma reunia , pelos  menos  mil  pessoas sendo que alguns concentravam de  seis a dez mil pessoas . O fenômeno  ainda persiste . De acordo com  Denise Garcia , são  cerca de  500 bailes  por semana , que reúnem mais de  cinco mil pessoas cada . Se no início , a mídia parecia ignorar a exis -tência do lado carente carioca , hoe é representado pelos  meios como a  violenta  e exótica face do país . Viana  aponta ainda que o  funk  carioca  não sofreu  imposição da  indústria cultural norte -americana . As gravadoras refutaram - por muito tempo -  o mercado brasileiro .Os jovens dos subúr- bios apreciavam o funk , mas  encontravam dificuldades em adquirir álbuns .No início , eram  apenas os  Djs  a  promoverem o  funk através dos  bailes . Os grupos mais conhecidos eram : Furacão 2000 e  Soul  Grand  Prix .Há também um  protagonista nessa trajetória , o Dj  Malboro , responsável pela nacionalização do funk nas rádios locais e pela  promoção de bailes . 

Estudos recentes demonstram que o fenômeno suburbano do  Rio não foi notícia até década de 1990, assim como não participou da  sociabilidade  das classes  médias cariocas até  recentemente . Micael Herschmann comprova este paradoxo em sua análise de reportagens publicadas na imprensa sobre o funk . De um lado ,observou que havia o funk identificado com a criminalidade e a violência no con- contexto carioca . De outro ,que a  música funk  começava a ser  reconhecida como expressão cul  - tural e representação de um segmento particular . Isso explica o interesse de outras audiências , inclu - indo a Londrina . É importante salientar , no entanto , que os elementos relacionados ao funk carioca e à cultura vem da favela estão presentes na promoção e consumo dos bailes funk .Thornton ( 1995 ) contribui na compreensão da relação entre espaço e cultura :  A cultura de clubes é a cultura do gosto. As massas que frequentam  clubes geralmente congregam na sua base o  gosto pela  música [...] . A participação na cultura de clubes construi a finidades  sociabiliza os  participantes no  conhecimento  daquilo que gostam ou desgostam ( frequentemente em benfício de ) , significados e valores culturais .

Contudo , o estilo musical é o elemento principal desta comunicação .Quando o funk norte-americano começou a  ser difundido nos subúrbios cariocas , as comunidades jovens  não compreendiam o signi- significado das letras das músicas . Atualmente , o público de  Londres -  ou de outros países onde é exibido - dificilmente chegam a compreender o conteúdo linguístico . No entanto ,o estilo musical está presente , convidando audiências a aprenderem mais sobre este específico contexto .

Se no  início o funk concentrava-se nos bailes , logo surgiu um novo elemento :  a mulher , que con - conquistou espaço e passou a invocar discursos de gênero .No passado , a parte das mulheres era  a apenas o dedançarinas eróticas . Hoje as jovens adquiriram visibilidade : são cantoras exibindo ideias , sentimentos , discursos do cotidiano , liber-dade sexual e poder na estrutura  socioeconômica familiar. Mais ainda , o  funk  vem estimulando as jovens a deixarem o  trabalho diário - de domésticas ou co- zinheiras - para  perseguirem a fama como  Mcs , como demonstra o filme em questão . O (  filme - Documentário  diretora , Denise Garcia  : Sou  feia  ,mas  tô  na  moda ) - demonsta  a  relação con -  traditória  existente  entre  a  favela  e  a  cidade  no contexto brasileiro .

Fonte  -  Revista   - Comunicação & Educação  págs 70 e 71   - Ano XVI  nº 1 

Jan/Jun  2011  - Cultura  jovem  e  identidade    -  Jamile  Dalpaz 

Revista  do  Curso  de  Gestão  da  Comunicação  - ECA  -USP 


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