domingo, 7 de janeiro de 2024

EPIFANIA BUSCANDO A LUZ DA ESTRELA




Somente o evangelista  São Mateus narra o relato dos  Magos  que , guiados por uma  estrela misteriosa e  inquieta ,chegaram a  Belém , onde o Menino Jesus estava . E o adoraram , entregando os seus presentes :“ Entrando na  casa , acharam o  menino com Maria , sua  mãe . Prostrando-se  diante  D’ Ele , o adoraram . Depois , abriram seus tesouros aofereceram-lhe como  presentes : ouro , incenso e  mirra “ ( Mt . 2, 11 ) .

Santo Agostinho ,no seu  Sermão  202 , diz  que os  Magos viram  a estrela no dia que  Jesus nasceu e aos    13 dias depois o visitaram . Assim ,o dia da  Epifania se celebra o  6 de janeiro , décimo terceiro dia após o  nascimento de  Jesus . 

Na  antiguidade ,celebração era  chamada a  Festa  das Luzes , porque a  estrela  luminosa simboliza  Jesus, luz do  mundo .Assim , na  liturgia da  Epifania se  lê  um texto de  Isaías q ue diz : “ Levanta-te , acende as  luzes , Jerusalém , porque  chegou a tua  luz , apareceu sobre ti a  glória do  Senhor “ . E  o  salmo 71  pro-clama : “ Todos  as  nações  hão de  adorá-lo “ .

O  povo daquela  época  vivia  envolvido  nas  trevas do  domínio  romano , no  governo de  Herodes . Os  Magos chegam a  Jerusalém , buscando a  luz da  estrela , que  era o  Menino que  nasceu em  Belém . Os  habitantes de Jerusalém  não viram  a luz  da  estrela , porque  vivia na  escuridão das  trevas , por causa do  ódio , a  injustiça , a indiferença .

A  palavra  grega  ‘ Epifania ‘  significa  manifestação .Na  pessoa  dos Reis  Magos , o  Menino Jesus se re- vela a  todas as  nações . A  Igreja  reconhece  três  Epifanias de  Jesus nos evangelhos .A  Epifania aos reis Magos , a  Epifanida  do  batismo , que  foi  também  uma  Teofania  ( manifestação das  Três  Pessoas da  Santíssima  Trindade ) e a Epifania nas  Bodas de  Caná .

Os  Magos  representam a  todos os povos e  nações , pessoas de  boa vontade , que  se põem  a caminho, indo ao encontro do  menino .Eles  veem e acolhem . Estão atentos aos sinais dos  tempos , e se  tornam ima-gem da  Igreja ,que está formada por  muitas raças e cores ,que aderem a  Jesus e o  reconhecem como  Luz de  toda a humanidade . 

Jesus ,depois de  se manifestar ao seu povo , através  dos pastores de  Belém , agora se manifesta ao mundo pagão ,porque ele veio para  todos . Jesus  não é  exclusividade  do povo de  Israel . Como diz  São Paulo : " Este  mistério Deus  não o fez  conhecer  aos  homens das  gerações  passadas , mas acaba de  o  revelar a - gora , pelo  espírito , aos  seu santos e  profetas : os pagãos são  admitidas à mesma  herança , são membros do  mesmo  corpo "  ( Ef. 3,5 ) .

A  atitude e  conduta  dos  magos  nos faz  refletir  sobre  a  condição dos  que adoram a  Jesus , e dos que  não  o adoram  em  espírito e  verdade , como  o  falso e  hipócrita  Herodes . Para  adorar  Jesus  é preciso  muito  empenho . Ninguém encontra  nada  se  busca . O  caminho percorrido pelos  Magos é o  caminho de todo  cristão que se  esforça por  encontrar  Jesus pelos  caminhos  tortuosos da vida . 

Para encontrar Jesus é  preciso  buscá-lo , a exemplo dos  Magos que , vendo a estrela deixaram tudo,arris-caram  suas vidas , se desistalaram de  suas certezas e seguranças, empreenderam  um caminho de renúncias . Um dos  defeitos do  homem é  estar preso e  amarrado a  muitas coisas , não  estando disposto a  largar : o  apego aos bens materiais , sofá , a televisão , o celular etc .

Diz o Evangelho que  os Magos sentiram  uma grande alegria  quando novamente apareceu  a estrela . Esta  alegria  dos  Magos é  tema  de alucuções do  Papa Francisco .O cristão deve  sentir a alegria  para  deixar -se iluminar  pela  luz que Cristo , que dissipa  as  nossas trevas . Embora cansados e  sobrecarregados , não podemos  perder a  força da alegria , nem  perder o  ânimo e o  entusiasmo :  " levanta -te , coragem , a  luz de  Jesus sabe  vencer as  trevas masi obscuras " . 

A  visão do  profeta  Isaías se realiza . Não somente os  Magos se colocam a caminho, atraídos pela  luz que é  Cristo O cristão também é  chamado a  pôr-se  a caminho , deixar a tranquilidade  da  vida ,  sair da  vida  monótona e procurar outros rumos , buscar  outras metas .Santo Agostinho escreveu :  " Também  nós  reco-nhecendo  Cristo como nosso  rei  e sacerdote  que  morreu  por  nós , o devemos  honrar  como se  tivés-semos ofertado  ouro , incenso  e  mirra " . 

Nesta citação de do Bispo de  Hipona  encontramos o  significado  espiritual  desses presentes .O  ouro re-presenta  a realeza  de  Cristo , que  é  Rei  eterno . O  incenso que sobe  como fumaça  ( oração ) até o céu  representa a  divindade  de  Jesus . A  mirra , resina  que  servia  para  curar  feridas , significa  a   Paixão  e  Morte de  Jesus .

Depois de  verem  Jesus , os  reis Magos ,avisados  por um anjo , voltaram  á sua terra de origem  por outro  caminho . Depois  nós termos contato e intimidade com  Jesus , não podemos  viver no  velho  caminho . Nós temos que  trilhar um  novo caminho , porque  diz  Jesus : Eu  sou  o caminho  , a verdade  e a  vida " . Novos  sonhos , novas  expectativas , mente  nova . Quem  viu  Jesus  nunca  volta  a  Herodes . No Velho Caminho encontramos as  pedras  do  tropeço .É  prazeroso  trilhar por um caminho bem asfaltado ,sem declives ,sem armadilhas , nem  impecilhos , já  que nesse caminho andado com alegria , sabemos  que  encontraremos  a  felicidade  plena que  é  o próprio  Deus .

" Dialogar  é  fazer  opinião  " 

Fonte  - Revista  Dialogando  -  pág  13  -  Paróquia  Santa  Mônica  /  Leblon - Rio

Dez . 2018 /  Jan 2019  /  203  ª  Edição   -  Frei  Salvador  Aguirre , OAR







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.