terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

BOROGODÓ BRASILEIRO

 


Neste ano  em que comemoro  duas décadas de  carreira no  Brasil ,várias reflexões estão vindo à tona .A primeira é sobre de encontrar durante essa jornada .É frequente andar pelos restaurantes e reencontrar pro-fissionais que  já colaboraram comigo, participaram algum treinamento ou projeto  Fico extremamente  feliz quando esses encontros acontecem ,me fazem sentir ainda mais grato por tudo que esse país  me trouxe de positivo .

Venho ,nostálgico , lembrando do Jessé ,do Mohandas ,do  Marcelo,da  Mazê ,da Calyne , da Luciana ,do Carlos Gustavo e de  centenas de outros  e outras que encontrei  no caminho .A princípio , minha  diferença cultural , meu  jeito de  ser , pensar  e comunicar eram um empecilho , uma  trava , um obstáculo . No  per-curso, a imensidão do acolhimento dessas pessoas  transformou uma caminhada da qual tenho  muito orgulho . No Brasil  cresci como profissional , pessoa  e ser humano ,

Eu  acolhi  o  país  do mesmo  jeito brasileiro de  ser .Recentemente ,durante um  jantar em Paris com a edi-tora desta revista .Alessandra Leite , fui questionado sobre os  motivos que  me  levavam  a  permanecer no  país e se não voltaria a  morar definitivamente na  França . É uma dúvida recorrente ,embora nos últimos três anos  minha andança  tenha  sido  mais nômade .

Mas , porque eu gosto  tanto do  Brasil ?  Rapidamente  veio  à  minha  mente  a palavra  “  Borogodó”  e  ritmos alto,juntos , genuinamente .Que risada  gostosa , aliás .Afirmo com prazer , não  existe no mundo um povo  mais  simpático e  hospitaleiro do que o  brasileiro . É impressionante sua capacidade em  vibrar , ser  positivo , abraçar , acolher , encolher e  propulsar  energias contagiantes .

Uma  semana depois .Alessandra me  enviou uma  foto de um  seminário que estava  assistindo em São Paulo . Era do Carlos  Ferreirinha , meu  respeitoso amigo  cujo trabalho dispensa  apresentações .Na  tela  de  sua palestra estava  projetada  essa palavra. Borogodó . A mesma era o  principal da  sua fala , um  fio rouge da  diferenciação das  marcas de  luxo que atuam no Brasil .

O  Borogodó  poderia definir  uma festa animada , um  ambiente alegre ou um  simples momento de diversão . Suas lindas raízes  afro- brasileiras são nítidas .O Borogodó  projeta um  verdadeiro estado de ser , uma fi- losofia , um estilo , uma  alma.Essa mes-ma  alma  feliz , a vontade de  querer  ajudar , oferecer  assistência , de bater um  papo com  estranhos, a mania de  ser  informal , de  sorrir  naturalmente , de abraçar apertado , de  receber bem , de cuidar mesmo .Se um  país pudesse ser uma  francês de  raiz ,mas  meu coração  é bra-sileiro .Virei  pura mistura e  pretendo  honrar e difundir hospitalidade brasileira  pelo mundo .Obrigado Brasil  por  tanto e por  tantos. 

Fonte   -  Revista  Hotel  News  - Estilo - nº 424                                                                                        Data  - Maio / Junho - Julho  - 2023 -  Anatec  - POR  CHARLES  PIRIOU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.