quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Arte de vanguarda

 


AO  MUDAR-SE  PARA  SÃO PAULO NOS  ANOS 1920 , LASAR  SEGALL TROUXE  O  OLHAR  EXPRESSIONISMO  ALEMÃO  PARA  DIALOGAR COM  A  CENA  MODERNISTA  BRASILEIRA 

De origem  lituana , Lasar Segall  muda-se para São Paulo na  década de 1920 , aos 3  anos de idade . A aproximação afetiva com  o país se  formaliza em 1925 , por  meio do casamento com a  brasileira  Jenny  Klabin .Futuramente ,a casa do artista na capital paulista seria  transformada no Museu  Lasar  Segall , ide-alizado por sua esposa e inaugurado pelos  filhos do casal , Oscar e  Maurício  Segall , numa  homenagem póstuma a um dos  maiores representantes das  artes visuais brasileiras do período modernista . A amizade com Mário de Andrade – um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna  de 1922  –  encurtou as dis- tâncias entre  Segall  e a movimentação cultural e  intelectual de  São Paulo , marcada pelo  modernismo e  pelo circuito dos  salões  aristocráticos das artes . 

PINTOR  CONSAGRADO 

Segundo Jorge Schawartz , diretor  do Museu  Lasar  Segall , a mudança do  artista para o  Brasil  não é reduzida em significado e trouxe com ela a aura do famoso pintor identificado pelo expressionismo alemão .Exemplo disso foi a compra de algumas de  suas obras  por  museus  alemães , como  Von  der  Heydt  - Museu Wuppertal , juntamente com  esposições em  cartaz na época.  " Tamanha a  importância , que al-gumas obras foram confiscadas  e expostas na  histórica  exposição nazista  de  ' Arte  Degenerada ' em  Munique , junto com  750  outros artistas  -  o que havia de  melhor na vanguarda  alemã  e  austríaca " , explica  Schwartz . 

Daqui já se notava o  interesse de  Mário de Andrade pela obra do artista , que se  na-turaliza  brasileiro em  1927 . Mário era  leitor de  publicações  alemãs , por  meio das quais conheceu  Segall . "  Foi  quem  mais  escreveu sobre ele , fazendo com  fosse reconhecido nos  anos de 1920  como o pintor mais  importante do Brasil  " , completa . Mário de  Andrade manifestou seu  contentamento de  forma  pública em  artigo publi-cado em 1924 , no periódico  a Ideia  .O crítico entenda  o trabalho de  Segall como um  paradigma da van-guarda , uma espécie de  vitrine do que  melhor estava sendo feito na  Europa .Em outros  textos , chegou a  apresentá -lo ao  público leitor como exemplo de arte contemporânea . Em  crítica no jornal Correio  Pau- listano , em 29  de março de  1924 , a  propósito de uma  exposição  individual do artista , afirmou que  amostra trazia uma  inquietação , " que é talvez  o aspecto  mais significante do  espírito  contemporâneo " . 

ENTRE  OUTRAS  FRENTES 

Com histórico nas vanguar das europeias e inserido cena  modernista paulistana Segall também atuou como  cenógrafo , muralista e  decorador  de  artes visuais .Essas atividades  ocorreram , principalmente , nos anos de 1930 . 

Essa fase  não tão conhecida do  artista  foi objeto de estudo do professor do departa-mento de  Sociologia da  Universidade de São Paulo  ( USP ) e  autor do livro  Lasar Segall : Arte  em  Sociedade  ( 2008 , edição esgotada  ) , Fernando  Antonio Pinheiro  Filho , que  também  cita  a  amizade  entre  Segall  e  Mário  de  Andrade como  peça - chave na  divulgação do  expressionismo no Brasil . Segundo o professor , Mário vê em  Segall " uma  possibilidade de  renovação para predominância da cultura francesa no  modernismo bra-sileiro ,defende o expressionismo como a  nova  vanguarda e o apresenta à elite paulistana ."  Como exemplo, Pinheiro Filho menciona a  decoração do  pavilhão modernista na  casa de  Olivia Guedes  Penteado " .Pin- tado  num abstracionismo geométrico inusual até na  obra  de Segall , por isso mesmo , logrou  êxito como inovação a que só  uma  elite  que se  pretendia  distinta por sua  cultura  poderia  incorporar " , analisa .

Fonte -  Revista  E  -  SELO  SESC   - pág 8

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