É importante celebrar o Natal começando com o grande Cântico de Nossa Senhora O MAGNIFICAT . Por quê ? Porque neste Cântico Maria celebra sua gravidez do Filho de Deus , nosso Salvador . Nesse cântico ela torna público o segredo do Pai desde sempre e que o Pai deixou que o seu segredo fosse revelado por uma mulher - MARIA DE NAZARÉ . Celebrar o Natal é celebrar o primeiro sinal de vida humana como a nossa ,e divina como a de Deus Pai , que se dá sua pessoa de Jesus ,no seio de Maria , onde ela o acolheu com tanto amor .
Em seu cântico do Magnificat , Maria de Nazaré proclama em alta voz , com a vinda de Jesus a este mundo , ela traz novo nascimento , porque todas as pessoas humildes , famintas e excluídas de tudo , são saciadas e acolhidas . Quem pode saciar e acolher essas pessoas ? É o Salvador que Maria traz para toda a humanidade - Jesus - o filho de Maria e o Filho de Deus , que traz o novo nascimento , atuando através de todas as pessoas de boa vontade ,que se doam para os mais pobres . Trazendo Jesus como Salvador de toda a humanidade , Maria dá a luz um novo nas- cimento , uma nova vida e um novo modo de viver .
A nova vida trazida com o nascimento dado por Maria de Nazaré , ultrapassa o sentido que temos de vida terrena , sadia e feliz . Maria de Nazaré traz aquele que via nos falar da fonte de vida que é Deus . A vida que vem de Deus não acaba com a morte , mas continua e se prolonga para além desta vida e nos introduz no mistério divino , que é a eternidade . A nova vida trazida pelo filho de Maria - Jesus - o Filho de Deus , é uma vida que não tem fim , ela é eterna e feliz , Jesus nos dá o testemunho desta vida ao instituir ( = criar ) o Grande Sacramento da Eucaristia - a Missa - dando -se em comida e bebida para todos nós . esta é a nova vida trazida pelo filho de Maria e o Filho de Deus . Por isso , o momento alto do natal é a Missa celebrada à noite , conhe- cida na liturgia ,como “ Missa da Meia - Noite “ ou popularmente ,também , como “ Missa do Galo ", hoje celebrada em outros horários .
O novo modo de viver trazido pelo nascimento dado por Maria de Nazaré aparece claro nos Atos dos Apóstolos , quando Lucas nos conta que os Onze estavam reunidos com Maria e as outras mulheres , rezando e preparando - se para receber o Espírito Santo , no cenáculo . Vemos aqui a Igreja que nasce com homens e mulheres vivendo na comunhão . Este é um novo modo de viver , de se relacionar e de trabalhar juntos , com um mesmo objetivo : o de anunciar a Boa Nova do Reino e construí- lo de maneira que todos possamos viver bem e felizes nesta terra , para que este Reino trazido por Jesus se realize como vida plena , começando na terra e terminando no céu .
As “ Marias “ de hoje , que são todas as mulheres que trabalham na evangelização , na catequese de crianças e adultos , aquelas que trabalham em casa e fora de casa , acreditam que a nova igreja fundada por Jesus Cristo , o filho de Deus , será assim: nova em seu nascimento , nova em sua vida e nova em seu modo de viver e se organizar como comunidade de fé . É a Nova Jerusalém terrena que aponta para Jerusalém celeste .
Por tudo isso , somos pessoas agradecidas a Maria que nos trouxe tão grande Salvador e queremos nos inspirar nela para seguir os ensinamentos deixados por Jesus , que se fez criança , no Natal , para nos salvar para uma nova vida .
Fonte - revista de Aparecida - pág 11 - NOS PASSOS DE MARIA
Data - Dezembro de 2009 - LINA BOFF - Teóloga da PUC - RJ
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.