terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Conheça a origem da Missa do Galo



Uma das celebrações mais religiosas do Natal é a Missa do Galo. Tradicionalmente realizada após a ceia que antecede a data, é tão importante que, no Vaticano, é realizada pelo próprio Papa. No entanto, a origem do curioso nome é divergente.
Uma das versões diz que, quando este fato aconteceu, a população não tinha como hábito usar relógios para marcar a passagem do tempo. Naquela época, o povo guiava-se de acordo com o canto do galo.

No entanto, há também quem diga que a nomenclatura teria origem religiosa, pois um galo teria cantado e anunciado o nascimento de Jesus. Porém, a Bíblia não cita exatamente esse tipo de celebração envolvendo o animal, que é citado somente duas vezes na publicação: em Mateus e em Marcos, no contexto da crucificação, ou seja, na Páscoa, não no Natal.

Existe ainda quem creia que a denominação se manteve como tentativa dos povos ibéricos lutarem contra o domínio muçulmano. Para disfarçar a tradicional Missa de Natal, a população apelidou a Missa do Galo. Às vezes, as aves eram levadas à  igreja. O animal é o único que tem a percepção do momento que o dia vai raiar e sua figura, é muito usada junto com bússolas nos telhados de casas, indicando a direção certa.

Tradicionalmente, as famílias comparecem juntas à cerimônia religiosa  e, após ela, retornam às suas casas e, após a ceia, colocam a figura do menino Jesus deitado na manjedoura. Um hino cantado na cerimônia desde o século IV, quando teve início a tradição de celebrar o Natal, diria que a criança teria nascido no meio da noite. Daí a ideia de comemorar quando os relógios marcam meia-noite.
Nos dias atuais, é comum algumas paróquias realizarem a Missa do Galo mais cedo. Confira o horário que a igreja mais perto de sua residência escolheu para a celebração desse ano.

Fonte – Jornal  POSTO  SEIS  pág 13 - dezembro de 2012
 n° 2 Edição Especial do Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.