terça-feira, 15 de dezembro de 2015

NATAL


A palavra Natal veio do latim, derivada do verbo náscor ( nãsceris, nasci, nãtus sum ) que tem sentido de nascer. Muito antes de Jesus Cristo nascer, o dia 25 de dezembro era festejado como solstício ( o início ) do inverno.
Os festivais de inverno eram os festivais mais populares do ano em muitas culturas. Entre as razões para isso, incluí-se o fato de que menos trabalho agrícola precisava ser feito durante o inverno, devido a expectativa de melhores condições meteorológicas com a primavera que se aproximava. Foi adaptado pela Igreja Católica para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano no ano 350, quando o Papa Júlio I levou a efeito uma investigação pormenorizada e proclamou o dia 25 de dezembro como data oficial ratificada pelo Imperador Justiniano, em 529. Esse tipo de comemoração era muito comum: Na Páscoa originalmente se comemorava a chegada da primavera.
                              
 Noite  Feliz

Noite Feliz é uma das canções mais populares da noite de Natal. Foi escrita pelo padre Joseph  Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf, Áustria, tendo sido executada  pela primeira vez na Missa do Galo desse ano na paróquia São Nicolau. Tem versões  em, pelo menos, 45 línguas.

Noite feliz ! Noite feliz !
Oh Senhor, Deus de amor,
Pobrezinho nasceu em Belém.
Eis, na lapa, Jesus nosso bem !
Dorme em paz, ó Jesus !
Dorme em paz, ó Jesus !
Noite feliz ! Noite feliz !
Oh !  Jesus, Deus da luz,
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar !
E a nós todos salvar !
Noite feliz ! Noite feliz !
Eis que, no ar, vêm cantar
Aos pastores os anjos dos céus,
Anunciando a chegada de Deus,
De Jesus  Salvador !
De Jesus  Salvador !

Fonte  - GRUPO 1. COM .BR   20 de dezembro de 2013 - pág 13



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.