terça-feira, 17 de outubro de 2017

Virgem de Aparecida - Mãe de Deus e do povo brasileiro





O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, ao contrário das demais aparições de Maria, aconteceu no silêncio. A Virgem, encontrada no fundo das águas, não traz uma mensagem de maneira direta, mas revela-se intimamente aos mais humildes servos: três pescadores.

As aparições da Mãe de Deus acontecem de acordo com a necessidade de cada povo: Nossa Senhora de Fátima surge aos três pastorinhos, num período de grandes conflitos, para anunciar-lhes que só a oração poderia findar as guerras. Já a Senhora Aparecida é um sinal de esperança para quem sofria com a escravidão. A Virgem de Aparecida carrega a cor de seu povo escolhido.

A imagem, ao ser encontrada, também é um sinal de felicidade para os filhos de Deus, uma vez que, depois do acontecido, os pescadores testemunham uma pesca milagrosa. Nossa Senhora Aparecida é a mãe que, desde o início, intercede pelo povo brasileiro.



O  ENCONTRO  NAS  ÁGUAS 
 

Em outubro  de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia receberam a difícil missão de pescar a maior quantidade de peixes possível, uma vez que estava prevista a passagem de Dom Pedro de Almeida, o Conde de Assumar  - que, na época, também era o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais  -, na região da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá.

Mesmo não sendo o período ideal para pesca, os pescadores seguiram em direção ao Rio Paraíba do Sul, onde fizeram uma oração pedindo a intercessão da Mãe de Deus, antes do início dos trabalhos.

Após horas jogando as redes sem nada conseguir  - e quase desistindo da tarefa -, João Alves lançou a rede numa última tentativa  e, em vez de peixe, apanhou a imagem de Nossa Senhora, porém, sem a cabeça.

Emocionado, lançou a rede outra vez e resgatou a cabeça, a qual se encaixou, perfeitamente, na pequena imagem de barro, enegrecida  pelo rodo do rio. Após o acontecido, eles pescaram tamanha quantidade de peixes que tiveram de retornar ao porto, com medo que o barco virasse.


O  INÍCIO  DA  DEVOÇÃO  À  SENHORA APARECIDA  DAS  ÁGUAS 


Os pedaços da imagem foram entregues a Silvana da Rocha Alves, irmã de Felipe Pedroso e esposa de Domingos Garcia. Ela juntou as duas partes com cera e colocou a imagem num pequeno altar na casa da família. Assim nasceu a devoção à Senhora Aparecida das águas, cujo nome  é, justamente, uma referência à maneira como foi encontrada.

Após o acontecido, a imagem permaneceu na casa de Felipe, em Ribeirão de Sá, durante 15 anos. Todos os sábados, os fiéis se reuniam diante da imagem para rezar o terço, cantar a ladainha e pedir a intercessão de Nossa Senhora. Graças e mais graças aconteciam devido à devoção do povo de Deus, e se espalhou pelo Brasil.

No ano de 1732, Felipe entregou a imagem a seu filho, Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público, em Porto de Itaguaçu. Porém, 1740, o pequeno oratório já não comportava a imensidão de fiéis que recorriam à intercessão da Virgem Maria. Foi então que o vigário de Guaratinguetá, José Alves Vilela, decidiu construir uma capela, onde se passou a rezar o terço e a ladainha, ainda sem a celebração eucarística.





A  CASA  DE  MARIA 


Diante dos milagres concedidos ao povo, por meio da intercessão de Nossa Senhora, padre José Alves Vilela escreveu um relatório dos prodígios ao então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João da Cruz, na intenção de que o bispo autorizasse a construção da primeira igreja em honra a Nossa Senhora Aparecida.

Com a autorização, a primeira igreja foi construída no Morro dos Coqueiros  - atual centro de Aparecida. No dia 25 de julho de 1745, a imagem foi levada em solene procissão à nova igreja, onde foi colocada no nicho do altar e,  na festa de Sant’Ana, aconteceu a inauguração com a benção da imagem e a celebração da primeira missa.

Esse foi, então, o primeiro Santuário de Aparecida durante 237 anos. Como era construído de taipa e pilão, em 1844, apresentou risco de desmoronamento e o setor administrativo  da capela resolveu pela construção de um novo templo. Em 1908, a Basílica Velha recebeu do Vaticano o título de Basílica de Aparecida.

A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946. Porém, o início efetivo da construção aconteceu 11 de novembro de 1955.  As atividades religiosas ao santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas em 3 de outubro de 1982, quando ocorreu a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova.

A imagem de Aparecida foi embarcada num carro do Corpo de Bombeiros e levada em cortejo pela cidade até o altar montado na Esplanada do Santuário, para uma celebração eucarística.

Os Missionários Redentoristas vindos da Baviera, na Alemanha, chegaram a Aparecida em 1894, para se dedicarem ao cuidado pastoral do novo santuário, onde permanecem até os dias atuais. A Congregação Do Santíssimo Redentor assinou o contrato assumindo oficialmente o Santuário de Aparecida, em janeiro de 1895.


A PADROEIRA  DO  BRASIL


Em 1930, o então Papa Pio XI assinou o decreto que constituía Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira do Brasil, legitimado o que o povo brasileiro já carregava no coração.

Em 1967, por ocasião dos festejos dos 250 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o santuário recebeu uma Rosa de Ouro do Papa Pio VI, em honra à Virgem Maria, com o intuito de estimular essa devoção.


OS  PAPAS  E  MÃE  DE  DEUS


Desde a sua inauguração, três pontífices estiveram no Santuário de Aparecida. O primeiro deles foi o Papa São João Paulo  II, em 1980, quando consagrou e concedeu o título  e benefícios de Basílica Menor ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A partir da visita do Papa, o dia 12 de outubro foi considerado feriado nacional.

Na ocasião, Papa João Paulo II disse:  “Venho,  pois, consagrar esta Basílica, testemunho de fé  e devoção mariana do povo brasileiro; e o farei com comovida alegria, após a celebração da Eucaristia. Este templo é morada do Senhor  ( ... ). Nele, tal como a Rainha Ester, a Virgem Imaculada, que conquistou o coração de Deus, e em que  ‘grandes coisas‘  fez o Onipotente, não cessará de acolher numerosos filhos e interceder por eles: “Salva meu povo, eis o meu desejo", afirmou.

Em maio de 2007, o santuário recebeu a segunda visita de um pontífice: Papa Bento XVI, durante a 5ª Conferência Geral Episcopal da América Latina e Caribe, quando também celebrou a missa. Ele ofereceu ainda uma Rosa de ouro, sendo a segunda ofertada pelo Vaticano ao Santuário nacional.

Entre os 176 cardeais presentes ao encontro, um deles era o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, que, em março de 2013, foi eleito Papa. Em julho do mesmo ano, Francisco esteve no Brasil para a realização da Jornada Mundial da Juventude.

Nesse período, o pontífice também visitou o Santuário Nacional. Durante a estada, Papa Francisco disse aos fiéis: “A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: ‘Mostrai-nos Jesus‘. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria, destacou. 


Fonte  -  Jornal   TESTEMUNHO  DA    -  pág  13

08 a 14  de outubro de 2017   -   ESPECIAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.