terça-feira, 2 de abril de 2019

Jornalista é…




O jornalismo ( e o  jornalista ) está na ordem do dia e é notícia, para além das notícias que dá . Numa era em que a auto crítica dentro do meio ganha uma dimensão mais aberta e pública , a revogação , pelo STF , da Lei da Imprensa , entulho do autoritarismo , aponta para um tempo de maior liberdade . Num outro âmbito , a manutenção da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão , cuja cotação no STF vem sendo postergada, traz à baila a questão da natureza da atividade. Além disso , a adoção do sistema de ponto nas redações vem movimentando a seara sindical e sua relação com as empresas. Foi nesse ambiente que, há pouco mais de uma semana , a Petrobras , sob investigação parlamentar , iniciou , através de seu novo blog, uma campanha para mudar as regras da sua relação com a imprensa e, num plano ambicioso, aparentemente desinstitucionalizar o jornalismo como legítima para a informação ao público ( depois , voltou atrás ) . Nesta edição , a página Logo , ao calor dos trabalhos , publica uma enquete em que artistas , cientistas sociais , professores , estudantes , comerciantes , baleiros , jornaleiros , procuram definir , em poucas palavras , o que é ( ou deveria ser ) um jornalista . Convidado a participar , o cineasta , dramaturgo e diretor Domingos de Oliveira, animou-se e enviou , em vez de uma , 23 definições bombásticas , publicadas em destaque numa “ Tribuna do Domingos“  . Sem cortes , em homenagem ao petrolífero blog…


“Jornalista  é  o  profissional  encarregado  de  contar  de  contar  o  que  está  acontecendo, quase  sempre  discordando do  que  acontece “ . 
Sérgio  Cabral  ( o pai

“O  jornalista, imaginando  reproduzir  a  realidade  inventa  a  versão “. 
Washington Olivetto, publicitário 

“Ser  jornalista  é  correr  perigo. Enfrentar  isso aí  que  a  gente  vê, essa  violência. Viu  o que houve  com o  Tim Lopes  ? Ser  jornalista  é  ser  super-herói  “ . 
Rosemberg  Fritz , ascensorista 

“Jornalista  é  o  escritor  que sabe  a  versão  dos  fatos  é  mais importante  do  que  os  fatos  em  si “ .  
Augusto Sales , escritor 

“ Jornalistas  ,  como  os  artistas  , são  antenas  motoras  da  raça ! “ . 
Jorge Salomão , poeta

“ Ser  jornalista  é  focar  [epa! ] na  “evidência “ e não na “ tendência “. 
Nei  Lopes, compositor

“ Ao  descrever  com  rigor  e  comentar  com  discernimento  um  fato  do  cotidiano  ,  o  jornalista convida  o leitor a sair   de  seu  mundo  privado  para  refletir  sobre  a  realidade  planetária  “ .
Silvano Santiago , escritor e crítico 

“ Jornalista  é  quem  transmite  informações  claras  e  corretas  ao  leitor  “ . 
Sérgio  Santana, escritor

“ Nos  melhores  casos ,  um  cronista  do  cotidiano ; nos piores  , um fofoqueiro profissional “.
Marcelo  Moutinho  , jornalista e escritor 

“ Jornalista : Sísifo  levantando  uma  tese  por  dia ,  em  universidade  aberta “ .
Tom  Zé,  compositor 

"Jornalista é o atalho entre o mundo real e o cidadão."
Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura

"O jornalista em o dever de transmitir informação com ética e responsabilidade. Fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade democrática. É o grande fiscal da sociedade civil.
José Sérgio Machado Júnior, estudante de cinema

“ Jornalista  é  aquele profissional  que  precisa  transmitir à população  fatos que julgue pertinentes. É  um  pesquisador, ainda  que  com  caráter  generalista,  motivado  com o  motor   da  interrogação:  um  curioso  profissional “ .  
Henrique  Rodrigues, poeta 

“ ( Bom )  jornalista  é  aquele que  tem  ampla  formação,  senso  de  relevância  e  faro  de  investigador. Não é  o diploma  que  vai  garantir  isso“ . 
José  Maria  Carvalho  , cientista  político e historiador 

“O  jornalista  narra  a  aventura  humana no  calor  da  hora,  com  independência, emoção  e  sempre  desconfiando  do  poder “ .  
Geraldo  Carneiro  , poeta  e  letrista 

“Jornalista ?  Ah,  jornalista  é  um  artista, né. Não é pra todo  mundo. É  pra pessoa que tem  muita leitura, pode ser  até um advogado,  professor, governador, prefeito ..." 
Antonio José de Lima ,  baleiro 

"O  jornalista  é  um  funcionário público  -  mesmo,  e  sobretudo,  quando  não é " .
Francisco  Bosco , escritor 

"O  jornalista  é  igual  peixe  : só serve  se  for  fresco  " .
Marcelo  Madureira , humorista 

" Deveria  ser  alguém  que  escreve  contra  a  maré  " .
Rodrigo  Costa  , professor  , doutorando  em  Letras 

" Um  profissional  que  forma, enquanto  informa".
Eliana  Yunes, professora 

" Não  é  só  publicar  o  que  chame  atenção. É informar  com  responsabilidade, com  formação  ampla  e  conhecimento de  muitas  áreas, porque  o  jornalista  acaba falando  de  tudo  . Se  não  tem  conhecimento  , tem  que  ter  a  humildade  de  pedir  ajuda  e  buscá-lo  com  quem  o  tem "  . 
Padre  Jesus  Horta  , reitor  da  PUC 

"Jornalismo  é  a  informação  correta  e  verídica  dos  fatos  , garantindo  credibilidade  perante  o  público  . Eu acho  uma  função  importantíssima  ,  não  saio  de  casa  sem  ter  o  jornal  " .  
Francisco  Sergio  Fonseca  ,  supervisor  de estacionamento

"Jornalista profissional  que  transforma  fato  em  notícia  para  diferentes  meios".
Duda  Mendonça, publicitário  

"Primeiro,  tem  que  vestir  a  camisa  de  jornalista, senão  não  adianta  nada  " .
Antônio  Pinnola  ,  jornaleiro 

" Ser  jornalista  é  extrair  o  máximo  das  informações  " . 
Sabrina  Andrade,  vendedora 

"Um(a)  jornalista  é  Tudo  ,  já  aqui  ,  de  novo  ,  sempre  .  Sísifo  profissional  . Mas  também  escritora  e  etnógrafa  do  novo  milênio  ,  fazendo  a  literatura  quebrar  os  dentes  na  pedra  sublime  ( e  sublimada ) do real " . 
Luiz  Eduardo  Soares  , cientista  social  e  antropólogo 

" Jornalista  é  uma  ponte  entre  uma  experiência  e  o  grande  público  " . 
Francisco  Carlos  Teixeira  , historiador 

Fonte  -  Jornal  O  GLOBO  pág    10 - Logo - A Página Móvel   
Domingo  ,  14  de  junho  de  2009    -   O  PAÍS 
Arnaldo  Bloch  e  Miguel  Conde 
      

PROFISSÃO  REPÓRTER
Jornal  Da  Hora 

Parte  da  entrevista  do jornalista  Ricardo  Kotscho 

JDH -Qual a diferença entre jornalista e repórter ?

Ricardo  Kotscho - O jornalismo tem várias funções : o editor , o redator , fotógrafo , diagramador , é tudo jornalista . Pra mim a função mais importante dentro do jornalismo é de repórter . Por que ? Porque é o repórter que traz a matéria , se não fosse o repórter o resto não iria fazer nada , todo mundo depende do repórter , da notícia , é  aquele cara que vai para a rua e vai descobrir o que está acontecendo . Escreve o que está acontecendo e os outros formam uma equipe que monta o jornal. Agora pra mim , a maior parte da vida fui repórter , eu gosto de ser repórter mesmo . Eu já fui também editor , redator , chefe , diretor de redação , trabalhei em tudo quanto é lugar , em jornal, revista , televisão

Ser repórter é estar  em  contato  com  vida ? 

JDH - Quando criança  gostava de ler ? Qual era sua leitura preferida ? 

Olha eu comecei lendo jornal . Sempre gostei de jornal , mas lia muito . Lia de tudo , gostava muito de Monteiro Lobato e depois mais tarde Jorge Amado. Gostava de autores brasileiros. Apesar de filho de estrangeiro gosto muito do Brasil e tudo que diz respeito à cultura brasileira . Eu li tudo , até bula de remédio. Sou muito curioso , o jornalista precisa ser muito curioso , qualquer papel que eu vejo em cima da mesa eu leio , qualquer jornal, revista... Depois que eu entrei na faculdade com dezoito anos , entrei também no grande jornal " O Estado de São Paulo" . Cada vez eu fui lendo menos livros pois sobra pouco tempo , é uma deficiência minha mesmo , na época da faculdade tinha que ler um monte de livros e como eu viajava muito a trabalho do jornal eu nunca terminei uma faculdade. Eu comecei três faculdades mas não terminei nenhuma e aos poucos fui lendo menos livros , mas leio três , quatro jornais por dia , leio todas as revistas , eu gosto de informação . Agora acho que você não pode escrever se você não  lê , as duas coisas estão bem juntas , você tem que gostar de ler e gostar de escrever , uma coisa depende muito da outra . Eu já tenho dezenove livros publicados . Além de jornalista eu sou escritor . Eu sou metido pra caramba . Um colega meu , que se chama Alberto Werneck , falou que eu sou o único cara que ele conhece que já escreveu mais livros do que leu. A minha cultura vem da informação , mais do que da literatura . 

JDH - O  que  a  gente  precisa  estudar  para  ser  um  bom  jornalista ?

Ricardo  Kotscho - Olha , eu não sou o melhor exemplo, como eu já falei antes eu não terminei a faculdade de jornalismo, mas eu acho que vocês devem fazer faculdade sim. Não acho que seja necessário fazer a Faculdade de Jornalismo, pode ser Ciências Sociais, pode ser Economia , pode ser outra faculdade .  O jornalista precisa estudar sempre e não só o jornalista , qualquer profissão , não é ? Você estuda , tira o diploma e diz que não precisa estudar mais nada ? Não, você tem que estudar a vida inteira e estudar não é necessariamente ir para escola e tal , mas é ler muito a vida inteira , se atualizar , que as coisas mudam muito rapidamente . Acho que você tem que ser apaixonado pelo você faz e se preparar pra isso . Hoje o jornalista tem que fazer de tudo , tem que saber tirar fotografia, mexer com toda essa coisa de internet, laptop, tem que saber fazer televisão , rádio.  O jornalista hoje ter que ser multimídia , tem que estar preparado pra tudo . Você tem que aprender a fazer de tudo e pra isso você tem que ser curioso , interessado , ter vontade de fazer as coisas , fazer com paixão .

Fonte  - JORNAL  DA  HORA 
Março  de  2009 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.