terça-feira, 15 de outubro de 2019

Caminhando para a santificação o primeiro padre negro dos EUA


Agostinho  Tolton nasceu como escravo no estado de  Missouri no ano de 1854  , em uma plantação de propriedade de um católico branco que  teve  seus  escravos batizados.

Fugiu para a liberdade com a mãe e irmãos ainda jovem, durante o caos da Guerra Civil . Em 1886 foi ordenado sacerdote, tornando-se o primeiro padre afro-americano na Igreja Católica   Romana . Nenhum seminário católico nos Estados  Unidos , na época , admitiria um homem  negro , então Pe. Tolton foi estudar em Roma .

Ele achava que não voltaria aos Estados  Unidos  e planejava trabalhar como missionário na África , estudando sua história e idiomas . Mas depois de ordenado em Roma aos  31  anos ,seus planos foram descartados pelo cardeal Giovanni  Simeoni .

O cardeal enviou Pe. Tolton de volta a Quincy para realizar um trabalho missionário de  um tipo diferente . Passou três anos difíceis , enfrentando hostilidade  racial , inclusive de um padre  branco .

Transferido para Chicago , dedicou-se aos pobres e fundou uma comunidade na Igreja  de  Sta .Mônica para atender os afro-americanos na cidade .

Ele morreu de insolação em 1897 aos 43 anos . Foi enterrado no cemitério de São  Pedro , em Quincy , na diocese de Springfield , que informou estar considerando construir um santuário para ele .

O passo inicial para se tornar o primeiro santo afro-americano foi dado quando o Papa Francisco emitiu o decreto declarando suas virtudes heroicas , sendo na ocasião o único americano na lista de oito candidatos à santidade .

" Sua vida e ministério têm a ver com os problemas de nossos dias em comunidades, bairros e igrejas continuam a evidenciar separações entre raça e classe e os distúrbios que surgem periodicamente dessas contradições sociais" , disse o bispo Joseph Perry , da Arquidiocese de Chicago . E continua : " Pe  Tolton é um modelo para sacerdotes e leigos que vivem e trabalham nessas situações , esforçando-se para  estabelecer a harmonia e a paz entre todos ,independentemente de sua cor, sua origem,idioma ".
  
Há mais dois passos no caminho para a santidade . Se os investigadores  da Igreja  , reconhecerem um milagre de Pe. Tolton  , ele será  declarado , Bem -Aventurado pelo Papa . Um segundo milagre levaria à sua canonização  , o que faria dele um Santo .

Autoridades da Igreja estão estudando pelo menos um potencial milagre que pode ter sido o resultado da " intercessão  orante  de  Pe.  Tolton " , divulgou a diocese de Springfield (Illinois ) . Há 16 anos a Arquidiocese  de  Chicago vem defendendo  sua santidade .

Pe. Tolton superou as tristezas da escravidão e do preconceito , tornando-se um padre humilde , exemplo para muitos . O bispo Thomas  John  Paprocki, de Springfield, assim se refere a ele: Que  grande  orgulho  ter  o  primeiro  padre  negro  da  nação, alguém , que  a  caminho  da  santidade  , viveu  e  ministrou  em  nossa  diocese " .

Fonte    - FOLHA  PAROQUIAL  nº  250  - pág 10 
Agosto  de  2019  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.